Apaguei acidentalmente fotos e arquivos de vídeo importantes do meu cartão SD enquanto usava meu Mac, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperá-los. O cartão tinha arquivos pessoais dos quais não fiz backup em nenhum outro lugar, então estou procurando dicas seguras de recuperação de cartão SD para Mac antes de piorar a situação.
Encontrei isso com um cartão SD da Sony no meu Mac. Antes de tudo, ainda não trate isso como caso perdido.
A maioria dos arquivos excluídos em cartões SD é removida da tabela de arquivos, não apagada do cartão. Os dados geralmente ficam lá até que novas fotos os sobrescrevam. É por isso que os aplicativos de recuperação ainda conseguem encontrar coisas.
Se você quiser o caminho mais fácil no Mac, eu começaria com Disk Drill. Também já usei UFS Explorer e R-Studio, mas o Disk Drill pareceu menos irritante de usar quando eu precisava de resultados rápidos. A configuração levou alguns minutos. Os resultados da varredura estavam organizados de forma clara. As prévias carregavam sem muito esforço. Ele também encontrou arquivos RAW da câmera, o que foi importante para mim.
O recurso de pré-visualização foi a parte em que mais confiei. Se a prévia de uma foto abre normalmente durante a varredura, há uma boa chance de que o arquivo recuperado também abra normalmente. Usei isso para evitar restaurar um monte de lixo.
Algumas coisas importam mais do que as pessoas pensam:
- Use um leitor de cartão SD adequado
- Não deixe o cartão na câmera para fazer a recuperação
- Evite hubs USB instáveis
- Mantenha seu Mac ativo até a varredura terminar
- Restaure os arquivos para o SSD do seu Mac ou para outra unidade
- Não grave nada de volta no mesmo cartão SD
Se o cartão foi formatado, eu ainda não entraria em pânico. Uma formatação rápida geralmente limpa as informações de indexação e deixa os dados dos arquivos intactos por algum tempo. Já recuperei arquivos depois de formatações antes. Não em todas as vezes, mas vezes suficientes para levar isso a sério.
Onde as pessoas acabam com suas chances é bem previsível. Elas continuam tirando fotos no cartão. Formatam de novo. Executam ferramentas aleatórias de correção antes de tentar a recuperação. É aí que as coisas começam a dar errado.
O que eu faria, passo a passo:
- Pare de usar o cartão SD agora mesmo
- Coloque-o em um leitor de cartão e conecte-o ao seu Mac
- Instale e abra Disk Drill
- Execute uma varredura completa no cartão
- Deixe a varredura terminar, mesmo que pareça lenta
- Pré-visualize os arquivos antes de restaurá-los
- Salve os arquivos recuperados no seu Mac ou em outra unidade externa
Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec é o primeiro que eu mencionaria no Mac. Ele funciona. Já vi recuperar arquivos que outras ferramentas não encontraram. Mas não é amigável. Funciona pelo teclado, tem uma interface bruta, e os arquivos recuperados geralmente voltam com nomes quebrados e sem estrutura de pastas. Você organiza a bagunça depois.
Mais uma coisa. Verifique seus backups antes de passar metade da noite fazendo varredura. Já vi pessoas entrarem em modo de pânico e depois descobrirem que as fotos já estavam no iCloud Photos, Lightroom, Google Photos ou Dropbox. Isso economiza muito tempo se a sincronização estava ativada.
Pare de usar o cartão SD agora. Cada nova gravação reduz suas chances.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: as pré-visualizações de arquivos importam muito. Discordo um pouco sobre começar com o primeiro aplicativo de recuperação que você encontrar. Meu primeiro passo no Mac é fazer uma imagem byte a byte do cartão SD e depois escanear a imagem. Se o cartão começar a falhar, você ainda terá uma cópia limpa para trabalhar. No macOS, profissionais costumam fazer isso com o Utilitário de Disco, dd ou uma ferramenta de clonagem. Leva mais tempo, mas evita que você releia um cartão com defeito 5 vezes.
Se você quiser o caminho mais fácil no Mac, o Disk Drill ainda é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD no Mac. Ele lida bem com fotos, vídeos excluídos e muitos sistemas de arquivos de câmera. Se o Disk Drill não encontrar nomes de pastas ou datas, então tente o PhotoRec depois. Eu sei que @mikeappsreviewer mencionou o PhotoRec como uma opção gratuita, mas eu o usaria como uma segunda passada, não como a primeira. Ele tende a despejar os arquivos em uma grande bagunça, e organizar 2.000 clipes é doloroso.
Algumas coisas que as pessoas ignoram:
- Verifique a Lixeira no Mac; às vezes os arquivos importados foram excluídos do Finder, não do próprio cartão.
- Verifique as importações no app Fotos.
- Procure em DCIM e em pastas ocultas antes de escanear.
- Execute o Primeiros Socorros apenas se o cartão estiver montando de forma estranha, e somente depois de criar a imagem.
Para fotos, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis se nenhum dado novo foi gravado no cartão. Para vídeo, arquivos maiores falham com mais frequência se tiverem sido parcialmente sobrescritos. Essa parte é ruim, mas é verdade.
Se você quiser um guia visual curto, este passo a passo de recuperação de cartão SD para Mac e fotos de câmera é mais fácil de seguir do que a maioria dos posts que já vi.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtdromer, mas eu não partiria direto para tentar várias passagens de recuperação no cartão SD físico se esses arquivos realmente importam. Cada leitura extra em um cartão suspeito é um risco. Se o cartão ainda monta, faça uma imagem primeiro e depois trabalhe a partir dessa imagem. Essa parte costuma ser muito ignorada.
Além disso, antes de se aprofundar na recuperação, verifique as coisas bobas porque às vezes a história de “excluído do cartão SD” vira “na verdade excluído após a importação”. Procure na Lixeira do Finder, nas importações do Fotos e em qualquer pasta de sincronização em nuvem no seu Mac. Parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas deixarem passar coisas óbvias.
Se os arquivos realmente sumiram do cartão, o Disk Drill provavelmente é o ponto de partida mais amigável para Mac. Não porque seja mágico, mas porque ele lida com cartões SD, fotos excluídas e recuperação de vídeo sem fazer você sofrer com o app. Eu usaria as pré-visualizações para avaliar a possibilidade de recuperação e então recuperaria apenas os arquivos que realmente abrem. Para um passo a passo mais prático, este guia de recuperação do Disk Drill para arquivos excluídos do cartão SD no Mac é mais fácil de seguir do que a maioria das avaliações escritas.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco do @nachtdromer: normalmente evito o Primeiros Socorros, a menos que o cartão esteja com erros de montagem. Se você executou a exclusão por acidente e o cartão está bem fora isso, recuperação primeiro, reparos depois. “Consertar” um sistema de arquivos às vezes pode mudar o que as ferramentas de recuperação ainda conseguem ver.
Se o Disk Drill não encontrar alguns arquivos de vídeo, então sim, tente uma ferramenta de extração depois disso. Mas comece pela rota menos destrutiva e pare completamente de usar o cartão.