Meu disco rígido externo parou de montar de repente no meu Mac, e preciso recuperar arquivos importantes dele o mais rápido possível. Ele aparece de forma inconsistente, mas não consigo abri-lo nem acessar meus dados. Estou procurando ajuda com disco rígido externo do Mac não montando, possíveis correções e etapas seguras de recuperação de arquivos antes que eu piore a situação.
Já passei por essa bagunça com unidades no Mac mais de uma vez, geralmente quando eu precisava do disco na hora. A parte irritante é que muitas vezes a unidade nem está morta. Em muitos casos, o macOS se recusa a montá-la porque o sistema de arquivos ficou um pouco bagunçado, e o Mac decide parar de se comunicar com ela.
Antes de fazer algo maior, verifique primeiro as coisas chatas. Eu sei, todo mundo pula isso. Eu também fiz isso. Aí acabou sendo um cabo com defeito.
Comece por aqui:
1. Troque o cabo USB.
2. Conecte a unidade direto no Mac, não em um hub.
3. Teste outra porta.
4. Abra os ajustes do Finder e confirme que os discos externos estão configurados para aparecer em Geral e na Barra Lateral.
Se a luz da unidade estiver acesa ou você ouvir ela girando, o hardware ainda tem chance.
A correção mais rápida é apagar a unidade, mas isso apaga tudo. Então, se os arquivos importam, pare de pensar em reparo por um minuto. Tire os dados dela primeiro. Aprendi isso da pior maneira anos atrás com uma pasta de projeto que eu achava que estava segura. Não estava rs.
O macOS tende a rejeitar unidades até mesmo com pequenos erros no sistema de arquivos. Quando isso acontece, ferramentas de recuperação às vezes conseguem ler o disco mesmo quando o Finder e o Utilitário de Disco não conseguem montá-lo corretamente. Tive mais sorte com o Disk Drill. Ele geralmente detecta unidades que estão ali sem montar, esmaecidas ou marcadas como não inicializadas.
Se você usar isso, faça primeiro um backup byte a byte. Não pule essa etapa se os arquivos importam. Um clone completo oferece uma cópia mais segura para analisar, assim você não fica forçando a unidade original repetidamente. Depois da análise, visualize os arquivos e recupere-os para o seu Mac ou para outro disco. Quando os dados estiverem seguros, aí sim mexa nos reparos.
O que eu tento primeiro no Utilitário de Disco
Uma coisa confunde as pessoas. Elas clicam no volume com problema, não no disco físico completo acima dele.
Faça isto:
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar no canto superior esquerdo.
3. Escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
4. Selecione a unidade de nível superior, geralmente identificada com o nome da marca, como WD ou Seagate.
5. Execute os Primeiros Socorros ali.
Se o problema era o mapa de partição, às vezes a unidade é montada logo depois.
Quando o fsck trava
Se a unidade foi desconectada sem ejetar, o macOS ainda pode estar executando uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano. Já vi isso impedir a montagem sem nenhum aviso claro.
Etapas:
1. Abra o Terminal.
2. Execute sudo pkill -f fsck
3. Digite sua senha.
Se o fsck estava travado, a unidade geralmente aparece alguns segundos depois.
Somente para Mac Intel, redefina os controladores
Isso me ajudou em um MacBook Intel mais antigo quando o USB ficou instável sem motivo aparente. No Apple silicon, uma reinicialização normal cuida desse tipo de redefinição por conta própria.
Redefinição da NVRAM:
1. Desligue o Mac.
2. Ligue-o novamente.
3. Mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R por cerca de 20 segundos.
Redefinição do SMC:
1. Desligue-o.
2. Desconecte a energia por 15 segundos.
3. Conecte-a novamente.
4. Aguarde 5 segundos.
5. Ligue-o.
Em alguns MacBooks Intel, em vez disso, você deve manter pressionadas as teclas Shift + Control + Option + Power por 10 segundos.
Montagem manual no Terminal
Quando o Utilitário de Disco se comporta de forma estranha, o Terminal às vezes dá uma resposta mais clara.
1. Abra o Terminal.
2. Execute diskutil list
3. Encontre o identificador da sua unidade, algo como disk4s1
4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1 com o seu próprio identificador
Se montar, o Terminal informa isso. Se falhar, o texto do erro geralmente aponta para o problema real, o que é mais útil do que a vagueza sem sentido do Utilitário de Disco.
Se nada disso funcionar
Nesse ponto, eu normalmente paro de lutar com isso e formato a unidade, mas só depois que a recuperação é concluída.
No Utilitário de Disco:
1. Selecione a unidade.
2. Clique em Apagar.
3. Escolha APFS se a unidade for usada apenas com Macs.
4. Escolha exFAT se você precisar usar tanto Mac quanto Windows.
Isso corrige a maioria dos problemas de corrupção lógica. A regra principal é simples. Recupere primeiro, apague depois. Se você inverter essas etapas, vai se arrepender depois. Eu me arrependi.
Se a unidade aparece e some, eu pararia de tentar montagens aleatórias e focaria primeiro em ler o SMART e os logs do sistema. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto: encerrar o fsck não é por onde eu começaria. Se o disco estiver instável, interromper as verificações repetidamente pode deixar a situação ainda mais confusa.
Faça isto em vez disso.
- Abra Informações do Sistema, vá até USB ou Thunderbolt e veja se o gabinete aparece toda vez que você o reconecta.
- Abra o Terminal e execute:
diskutil list
diskutil info /dev/diskX
Substitua X pelo número do seu disco. - Verifique o status S.M.A.R.T. se a bridge o expuser. Se constar como com falha ou não compatível, anote isso.
- Abra o Console e filtre por erro de I/O, diskarbitrationd ou eject. Erros repetidos de I/O geralmente apontam para hardware, não para danos no sistema de arquivos.
- Se for um desktop externo, teste uma fonte de alimentação diferente, se você tiver uma. Subtensão causa problemas estranhos de montagem com mais frequência do que as pessoas pensam.
- Se estiver em um gabinete USB barato, remova o disco nu e conecte-o com um adaptador SATA para USB diferente. Já vi o gabinete falhar enquanto o próprio disco estava bom.
Para recuperação, o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida quando o Finder se recusa a abrir o volume. Eu só faria a varredura depois que você confirmar que a conexão está estável por mais de alguns minutos.
Se os dados forem muito importantes, pule a formatação e também as execuções repetidas do Primeiros Socorros.
Além disso, este tópico tem uma boa solução de problemas específica para Mac para externos ilegíveis:
melhores correções para um disco rígido externo que não monta no Mac
Se estiver aparecendo de forma inconsistente, eu trataria isso como uma conexão ou case com falha antes de presumir que o sistema de arquivos é o único problema. @mikeappsreviewer cobriu o caminho usual de montagem/reparo, e @espritlibre está certo sobre verificar os logs, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas esquecem o tempo todo: teste a unidade em outro Mac antes de fazer mais verificações neste. Isso diz na hora se o seu Mac está se comportando de forma estranha ou se o problema é da unidade/case.
Além disso, se o disco externo tiver um case removível, a placa bridge USB pode ser o problema real. Já tive discos externos mortos voltarem no segundo em que removi o drive SATA nu e o conectei com um adaptador diferente. Super irritante, mas muito real.
Outro ponto: se a unidade estiver formatada em NTFS, o macOS pode reconhecê-la, mas se comportar de forma instável com drivers NTFS de terceiros instalados. Eu desinstalaria ou desativaria primeiro qualquer ferramenta auxiliar NTFS antiga. Elas podem causar falhas estranhas de montagem.
Se os seus arquivos importam, não continue forçando o Primeiros Socorros repetidamente. Uma vez, talvez. Dez vezes, não. É assim que as pessoas transformam recuperável em e agora.
Para recuperação, o Disk Drill ainda é uma das melhores opções no Mac porque muitas vezes consegue ler unidades que não montam normalmente. Se você quiser um passo a passo simples, este tutorial de recuperação com Disk Drill para discos externos no Mac vale a pena ver.
Minha ordem seria:
- Testar em outro Mac
- Tentar outro case/adaptador
- Verificar se é NTFS + conflito com driver ruim
- Recuperar com o Disk Drill
- Reparar ou apagar só depois que os dados estiverem seguros
Não formate ainda. Sério, não faça isso.
Estou um pouco menos convencido de que repetir verificações SMART/análise de logs seja o próximo passo se a unidade está aparecendo só de forma intermitente. É útil, sim, mas se o chip da bridge estiver perdendo energia ou a tabela de partição estiver só parcialmente legível, você pode gastar muito tempo coletando pistas sem conseguir tirar os arquivos.
O que eu faria para complementar o que @espritlibre, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer já cobriram:
- Verifique no Utilitário de Disco se o dispositivo físico aparece com 0 bytes, capacidade incorreta ou “Não Inicializado”. Isso aponta mais para problema no gabinete/bridge ou falha séria na mídia do que para um simples problema de montagem.
- No Terminal, tente verificação somente leitura em vez de pensar primeiro em reparo:
diskutil verifyDisk /dev/diskXdiskutil verifyVolume /dev/diskXsY
A verificação tem menos risco do que partir direto para o reparo.
- Se a unidade montar nem que seja por 30 segundos, copie primeiro as coisas pequenas insubstituíveis. Documentos, fotos, arquivos de trabalho. Não comece com pastas gigantes de vídeo.
- Se o disco clicar, parar de girar, desaparecer ou remontar sozinho, pare. É aí que o faça você mesmo fica caro.
Sobre aplicativos de recuperação, o Disk Drill faz sentido aqui se a unidade conseguir permanecer visível tempo suficiente para criar uma imagem ou fazer uma varredura.
Prós
- Bom para detectar partições perdidas ou não montadas no Mac
- Visualização prévia fácil dos arquivos recuperáveis
- A opção de backup byte a byte é realmente útil
Contras
- As varreduras profundas podem ser lentas
- A qualidade da recuperação cai bastante se o hardware estiver instável
- Não faz milagres se o gabinete ou a unidade continuar desconectando
Se fosse meu: verificar, pegar os arquivos críticos imediatamente e depois usar o Disk Drill em um clone, se possível. Repare depois, nunca primeiro.