Alguém pode recomendar o melhor software de recuperação de dados para Mac?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando um software confiável de recuperação de dados para Mac que possa recuperar documentos e fotos perdidos sem causar mais danos. O que funcionou para você?

Eu passei por isso depois que apaguei um SSD externo durante uma reinstalação do macOS. Erro idiota, noite longa. Testei uma pilha de apps de recuperação depois, e o que eu sempre acabava voltando foi o Disk Drill. Para mim, ele entregou a combinação menos irritante de velocidade de varredura, qualidade dos arquivos e facilidade básica de uso.

Muitos apps de recuperação para Mac parecem limpos nas capturas de tela, mas desmoronam quando você começa uma varredura de verdade. Vi varreduras lentas, pré-visualizações quebradas e suporte estranho a APFS mais de uma vez. O Disk Drill lidou com Macs mais novos melhor do que a maioria do que eu testei. Ele roda nativamente em Apple Silicon, lê APFS, HFS+ e exFAT, e as etapas são simples o suficiente se esta for sua primeira vez fazendo recuperação.

A parte de pré-visualização importou mais do que eu esperava. Antes de pagar, abri documentos, fotos, vídeos e até PSDs recuperados para verificar se estavam utilizáveis. Alguns apps mostram uma lista enorme de arquivos encontrados, e depois metade deles é lixo quebrado. Ver o arquivo abrir primeiro me salvou de desperdiçar dinheiro.

Alguns extras se destacaram porque eram úteis, não enfeite:

Coisas que acabei usando

1. Backup byte a byte do disco para unidades instáveis
  2. Monitoramento S.M.A.R.T.
  3. Limpeza de duplicados
  4. Proteção Recovery Vault
  5. Advanced Camera Recovery para arquivos de vídeo divididos ou fragmentados

Só o recurso de imagem de disco já fez eu mantê-lo instalado. Se a sua unidade está fazendo cliques, caindo a conexão ou se comportando de forma estranha, clone-a primeiro. Aprendi isso um pouco tarde demais em uma unidade portátil mais antiga. Ficar varrendo um disco ruim repetidamente é como transformar um dia ruim em algo pior.

Onde as outras ferramentas se encaixam

Se você lida com RAID, partições corrompidas ou dispositivos NAS, o R-Studio merece uma olhada. Eu também testei. Ele pareceu rápido e sério, como um software feito por pessoas que presumem que você já sabe o que é um cabeçalho de sistema de arquivos. Eu não o colocaria nas mãos de um usuário casual, a menos que ele goste de vasculhar menus densos e detalhes de baixo nível.

O iBoysoft Data Recovery se saiu melhor do que eu esperava com APFS. Passei cerca de uma hora com ele e os resultados de recuperação foram decentes. Meu problema foi o preço. Ele ficava me empurrando para uma assinatura, e eu não gosto de software preso desse jeito.

O PhotoRec ainda tem seu lugar se o gratuito importa mais do que a conveniência. Ele funciona, mais ou menos do seu próprio jeito duro. Você tem recuperação baseada em assinatura, então os arquivos muitas vezes voltam sem os nomes originais ou a estrutura de pastas. Em uma unidade grande, a limpeza vira uma tarefa chata rapidamente. Eu só usaria se o orçamento fosse o principal limite e você estivesse pronto para fazer a triagem manual depois.

O que importa mais do que o app

Esta parte é ignorada com frequência demais. O sucesso da recuperação depende muito do que você faz logo após a perda.

Se você continuar usando o Mac como se nada tivesse acontecido, especialmente com SSDs, suas chances caem rápido. Novas gravações sobrescrevem dados antigos. Quando esses blocos se vão, eles se vão.

Então, se você perdeu algo importante, faça isto primeiro:

1. Pare de usar a unidade
  2. Não instale o software de recuperação na mesma unidade
  3. Restaure os arquivos recuperados em outra unidade
  4. Se o disco estiver instável, faça um backup em imagem antes de varrer

Pelo que eu vi, isso muda seus resultados mais do que trocar entre dois apps de recuperação decentes.

Se você esvaziou a Lixeira em um Mac, eu olharia primeiro para o Disk Drill. É a escolha mais fácil para a maioria das pessoas, mas não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto: a velocidade da varredura importa menos do que a integridade dos arquivos. Eu preferiria esperar mais e recuperar documentos e fotos limpos.

O que eu compararia:

1. Suporte a APFS
  2. Visualização antes da recuperação
  3. Recuperação para outra unidade
  4. Comportamento de varredura somente leitura
  5. Filtros de arquivos claros para fotos, PDFs e documentos

O Disk Drill faz isso bem no macOS. É por isso que ele é recomendado com tanta frequência como software de recuperação de dados para Mac. A facilidade de uso importa quando você está estressado e tentando não piorar a situação.

Se você quiser alternativas, vale a pena dar uma olhada no Data Rescue e no R-Studio. O R-Studio é forte, mas parece feito para pessoas que já sabem o que estão fazendo. O PhotoRec é gratuito, mas os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas costumam ser uma bagunça. Funciona, mas a limpeza é irritante.

Mais uma coisa. Se o seu Mac usa um SSD, os arquivos excluídos ficam mais difíceis de recuperar rapidamente por causa do TRIM. Então pare de usar a unidade agora. Recupere para uma unidade externa, não de volta para o Mac.

Se você quiser uma boa seleção, esta discussão é útil para escolhas do melhor software de recuperação de dados para Mac e comparações de usuários:
melhores recomendações de software de recuperação de dados para Mac de usuários do Reddit

Se esta for uma situação comum de exclusão acidental + Lixeira esvaziada, eu colocaria o Disk Drill perto do topo entre os softwares de recuperação de dados para Mac, principalmente porque ele é menos complicado do que muitas das ferramentas “profissionais”. Mas não concordo totalmente com @mikeappsreviewer que a velocidade de varredura deva ser um grande argumento de venda. Em um Mac, especialmente com fotos e documentos, eu me importo muito mais se os arquivos recuperados realmente abrem e mantêm sua estrutura.

Uma coisa que eu acrescentaria e que @cacadordeestrelas só mencionou de leve: se os seus arquivos excluídos estavam no seu SSD interno, suas chances podem ser baixas por causa do TRIM. Isso significa que até o melhor aplicativo de recuperação de arquivos para Mac pode não encontrar nada. Então não julgue o software com muita dureza se a própria unidade já tiver feito a limpeza.

Minha lista curta:

1. Disk Drill para a recuperação mais fácil e completa no Mac
  2. R-Studio se você for mais técnico
  3. PhotoRec se o gratuito importar mais do que a conveniência

Além disso, não recupere de volta para o mesmo volume do Mac. É assim que as pessoas transformam um talvez recuperável em já era.

Se você quiser uma explicação simples, este Reel sobre software de recuperação de dados para Mac com dicas para arquivos excluídos é bem fácil de passar os olhos. O Disk Drill provavelmente é o lugar mais seguro para começar, para ser sincero.

Eu começaria com Disk Drill, mas com uma ressalva: se os arquivos foram excluídos do SSD interno do seu Mac, o software pode não conseguir ajudar porque o TRIM pode apagar rapidamente os rastros recuperáveis.

Prós do Disk Drill

• Muito fácil de usar
  • Bom suporte para APFS e unidades externas
  • A visualização de arquivos é realmente útil
  • Permite salvar os arquivos recuperados em outro disco
  • Bons filtros para fotos, documentos e arquivos compactados

Contras

• Não é a opção mais barata
  • As varreduras profundas podem levar algum tempo
  • Em unidades gravemente danificadas, não passa tanta sensação de ferramenta forense quanto o R-Studio
  • A qualidade da recuperação ainda depende muito do estado da unidade

Discordo um pouco da ideia de “basta usar o aplicativo mais fácil” de @cacadordeestrelas e @suenodelbosque. A facilidade importa, claro, mas em Macs eu me importo mais com o fato de os arquivos recuperados abrirem corretamente do que com o quão bonita é a interface. @mikeappsreviewer teve razão ao mencionar os testes, no entanto.

Se você quiser alternativas:

• R-Studio para casos avançados
  • Data Rescue para uma opção mais tradicional focada em Mac
  • PhotoRec se a prioridade for algo gratuito e você puder conviver com nomes de arquivos bagunçados

O melhor cenário para recuperação costuma ser uma unidade externa, cartão SD ou pendrive. O pior cenário é o SSD interno após uso intenso. Se for importante o bastante, pare de usar o Mac e faça a varredura a partir de outra unidade de boot ou de outra máquina.