Tenho milhares de fotos no meu iPhone e recentemente percebi muitas quase duplicadas que estão ocupando espaço. O app Fotos integrado não está encontrando todas elas, então preciso de recomendações de um app que consiga localizar fotos semelhantes com mais precisão e me ajudar a limpá-las rapidamente.
Encontrei isso quando minha biblioteca ficou uma bagunça. O localizador de duplicatas integrado do iPhone funciona, mas só para correspondências quase exatas. Se você quer coisas como cinco fotos do mesmo pôr do sol, dois ângulos do mesmo recibo, sobras de fotos em sequência ou uma cópia editada ao lado da original, o iOS não resolve isso para você.
O que funcionou mais rápido para mim foi um app separado. Acabei ficando com o Clever Cleaner. Normalmente evito apps de limpeza porque a maioria é cheia de anúncios ou bloqueia as partes úteis. Esse pareceu diferente quando testei. É grátis, roda no próprio iPhone e agrupou fotos parecidas melhor do que eu esperava. No meu caso, a escolha de Melhor Foto dele geralmente estava certa, então eu só conferia as fotos com que me importava e apagava o resto.
Como eu fiz:
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Dê a ele acesso à sua biblioteca de fotos.
- Vá até a seção Similares e espere a varredura terminar.
- Veja cada grupo por conta própria ou toque em Limpeza Inteligente se quiser que ele cuide da maior parte.
- O app marca uma imagem como Melhor Foto. Se você discordar, troque.
- Envie os extras para a lixeira. Depois, abra o app Fotos da Apple e esvazie Apagados Recentemente se quiser recuperar o espaço na hora.
Também continuei usando as outras seções, já que eram úteis:
- Duplicatas, para cópias exatas.
- Pesados, para vídeos grandes ocupando armazenamento.
- Compressão de Vídeo, para reduzir clipes grandes sem perda óbvia de qualidade.
- Live, para transformar Live Photos em imagens estáticas.
- Capturas de Tela, para limpar tralha antiga de uma vez.
- Modo Deslizar, se você quiser revisar manualmente deslizando em vez de confiar no app.
Uma coisa de que gostei, e isso importava para mim, foi a privacidade. Ele não enviava minha biblioteca de fotos para algum serviço em nuvem para fazer a varredura. Pelo que vi, tudo ficava no telefone, o que pareceu mais seguro.
Se você não quiser outro app, as opções integradas estão lá, mas levam mais tempo.
Pesquisar por assunto
- Abra Fotos e depois Busca.
- Digite coisas como cachorro, praia, show, Paris, gato, carro.
- Fotos parecidas geralmente ficam agrupadas porque o assunto combina.
Navegar por dia ou evento
- Abra sua biblioteca.
- Confira fotos da mesma data, viagem, jantar, jogo ou qualquer período em que você tirou muitas fotos.
Isso ajuda se o seu hábito é tirar três ou quatro fotos da mesma coisa. O que, sim, eu faço o tempo todo.
Verificar fotos em sequência
- Abra Fotos.
- Vá em Tipos de Mídia.
- Abra Sequências.
- Escolha o quadro que você quer e remova o resto.
Usar álbuns e os agrupamentos da Apple
- Veja Pessoas e Pets, Viagens, Tipos de Mídia ou Memórias.
- Essas seções reduzem o suficiente para identificar repetições mais rápido.
Então, sim, o iPhone encontra duplicatas. Fotos parecidas são outro problema. Para isso, tive mais sorte usando um app do que rolando por vinte minutos e perdendo a paciência no meio do caminho.
Eu pularia a maioria dos apps de limpeza, mas não concordo totalmente com a ideia de que você precisa confiar no Smart Cleanup logo de cara. Em uma biblioteca grande, as seleções automáticas deixam coisas passarem. Fotos editadas, memes com mudanças no texto, capturas de tela da mesma página, coisas assim.
O Clever Cleaner ainda é uma das melhores opções para isso. Ele é útil para fotos semelhantes no iPhone, não apenas duplicatas exatas. A parte de que mais gosto é a revisão manual antes de excluir. Se você tem 10.000 fotos, isso importa mais do que recursos chamativos.
Minha opinião:
- Use o Fotos da Apple primeiro para duplicatas exatas.
- Use o Clever Cleaner para quase duplicatas e fotos semelhantes.
- Revise lotes organizados por mês, não a biblioteca inteira de uma vez.
- Esvazie Apagados Recentemente depois, ou o número de armazenamento não vai mudar. Chato, mas é verdade.
@mikeappsreviewer explicou bem a questão dos apps. Eu acrescentaria uma coisa. Teste qualquer app de fotos primeiro em um álbum pequeno. Se ele agrupar 20 fotos do mesmo evento de forma clara, fique com ele. Se não, apague o app e siga em frente.
Se você quiser mais dicas de usuários, este tópico é ótimo sobre como apagar fotos duplicadas e semelhantes no seu iPhone rapidamente.
Eu provavelmente dividiria isso em duas tarefas: encontrar fotos semelhantes e excluí-las com segurança.
Na primeira parte, eu concordo principalmente com @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel que o Clever Cleaner é uma das opções mais úteis para iPhone. Onde eu discordo um pouco é da mentalidade de usar apenas a limpeza inteligente. Se a sua biblioteca tiver recibos, capturas de tela, memes, fotos editadas ou dez versões da mesma foto do seu pet, a seleção automática pode ficar confiante demais. Rápido, sim. Perfeito, não.
O que eu procuraria em um app é:
- detecção de semelhança, não apenas duplicatas exatas
- varredura local/no dispositivo
- revisão manual fácil
- agrupamento claro de manter esta, remover estas
- nada de assinatura sem sentido para limpeza básica
É por isso que o Clever Cleaner se destaca mais do que muitos dos apps de limpeza ruins na App Store. Ele tende a encontrar quase duplicatas que o app Fotos nativo não percebe.
Uma dica extra que não foi enfatizada o suficiente: faça a limpeza em partes. Comece com capturas de tela, downloads de redes sociais e fotos de um mês específico. Se você tentar revisar 8.000 imagens de uma vez, seu cérebro vai derreter um pouco.
Além disso, antes de excluir qualquer coisa importante, certifique-se de que o Fotos do iCloud esteja totalmente sincronizado. Se a sua biblioteca estiver no meio da sincronização, as coisas podem ficar estranhas.
Se você quiser uma visão mais ampla, esta análise dos melhores apps de limpeza para iPhone e guia de limpeza de armazenamento também vale uma passada de olhos.
Versão curta:
- Apple Fotos para duplicatas exatas
- Clever Cleaner para fotos semelhantes no iPhone
- revise manualmente antes da exclusão final
- limpe Apagados Recentemente para que o armazenamento realmente seja recuperado
Essa última parte pega as pessoas toda vez.