Aplicativos ocupando mais espaço do que o esperado após a atualização do iOS?

Depois de atualizar meu iPhone para a versão mais recente do iOS, notei que meus aplicativos estão usando muito mais armazenamento do que antes. Não baixei nada importante, então estou tentando entender o que mudou e como liberar espaço sem excluir dados importantes. Mais alguém teve esse problema depois de uma atualização do iOS?
# Por que o número de 'Aplicativos' no iPhone parece errado Encontrei isso no meu próprio iPhone, e isso me deixou maluco por alguns dias. Você soma os apps da lista, vê várias entradas de 400 MB, 900 MB, 1,2 GB, e então o gráfico de armazenamento diz que Aplicativos está ocupando 50 GB. Parece falso. Achei que o iOS estava contando lixo fantasma ou simplesmente informando isso errado. Depois de fuçar em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, descobri que o total de Aplicativos no topo é mais amplo do que a lista de apps faz parecer. Não é só o app em si. Aqui está o que normalmente entra nisso: ## O que fica dentro de 'Aplicativos' 1. Binário do app O pacote do app instalado. O código, o conteúdo baixado da App Store. 2. Arquivos de suporte Pacotes de idioma, recursos incluídos, recursos baixados, frameworks locais, coisas de que o app precisa para funcionar. 3. Dados do usuário Logins, preferências salvas, documentos locais, chats baixados, rascunhos, ajustes. 4. Arquivos em cache Geralmente o maior vilão. Miniaturas de feed, partes de mídia transmitida, recursos de jogos, arquivos temporários, prévias antigas, lixo que os apps mantêm por perto para abrirem mais rápido na próxima vez. Essa última parte é onde o armazenamento sai dos trilhos. ## Por que a conta não bate com a lista O que me confundiu foi o seguinte. O iOS não mostra a mesma divisão de armazenamento da mesma forma em todas as telas. Você toca em um app e às vezes vê parte de seus Documentos e Dados separada. Depois, a barra do nível superior acaba reunindo grande parte disso em Aplicativos de qualquer forma. Depois de uma atualização do iOS, fica mais bagunçado. Vi isso logo após atualizar. O telefone parecia estar reorganizando o armazenamento em segundo plano, e alguns restos temporários da atualização ou caches antigos pareciam armazenamento de apps por um tempo. Mais tarde, isso se estabilizou um pouco. Mas não foi rápido. Apps com carregamento constante de mídia costumam ser os piores infratores: - TikTok - Instagram - Telegram - YouTube - Jogos com recursos baixáveis Esses apps acumulam cache rapidamente. A visualização em lista nem sempre deixa isso óbvio. ## Como o pouco espaço parecia no meu telefone No meu iPhone 13, a lentidão não era sutil. Câmera travando. Fechamentos aleatórios de apps. Atraso no teclado. O toque parecia estranho. Notei isso principalmente quando o espaço livre ficou baixo. iPhones precisam de espaço de manobra. Se o armazenamento estiver quase cheio, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários e gerenciamento de memória. Assim que liberei espaço, o telefone parou de parecer engasgado. Então, pelo que vi, o problema de armazenamento e a lentidão estavam ligados. ## Coisas que tentei primeiro Passei pelas etapas usuais de limpeza. ### Desinstalar apps sem apagar dados Isso removeu o app em si, mas manteve meus dados. Ajudou um pouco. Não o suficiente. ### Apagar e reinstalar os piores apps Isso funcionou melhor com apps com caches inchados. Os apps sociais foram o alvo principal. Chato fazer isso um por um, porém. ### Esperar depois de uma atualização do iOS Dei um tempo caso a indexação ainda estivesse em andamento. Isso corrigiu parte da estranheza nos relatórios, mas não tudo. ## O que acabou ocupando espaço Essa foi a parte que eu não tinha percebido. O número gigante de Aplicativos não era só de apps. Meu telefone também tinha um monte de mídia da qual eu havia esquecido, e parte disso estava fazendo o panorama geral do armazenamento parecer pior do que eu pensava. Um amigo me indicou Clever Cleaner. Eu não confio na maioria dos apps de limpeza, então esperava bobagem. Eu estava errado nesse caso. O que notei: ## A parte de que gostei ### Pesados Essa foi a aba útil para mim. Ela classificou a mídia por tamanho exato. Encontrei gravações de tela antigas, clipes enormes em 4K e salvamentos duplicados que eu tinha esquecido que existiam. Alguns arquivos tinham vários gigabytes sozinhos. Nenhum mistério aí. Meu armazenamento estava sendo destruído pela minha própria fototeca. ### Similares Isso encontrou fotos quase duplicadas. Mesmo assunto, mesmo ângulo, cinco tentativas porque minha mão mexeu um pouco. Eu tinha um monte dessas. Ficou mais fácil limpar quando eu podia ver qual cópia era maior e manter a melhor. ### Processamento no dispositivo Gostei mais dessa parte do que dos rótulos de IA. Minhas fotos foram processadas no telefone, não enviadas para algum lugar. Para mim, isso importa. ## O que mudou depois da limpeza Limpei cerca de 20 GB entre vídeos antigos, fotos duplicadas, capturas de tela e lixo de apps. Depois disso, o gráfico de armazenamento pareceu menos absurdo. O telefone também parou de travar toda hora. Não foi mágica, não. Mas voltou a parecer normal. Então, se o total de Aplicativos parece inflado, eu não presumiria que o iOS está mentindo, pelo menos não totalmente. Ele normalmente está contando mais do que você imagina: - arquivos de apps - dados do usuário - recursos de suporte - caches ocultos E se o seu telefone parece lento, verifique primeiro o espaço livre. O meu só melhorou depois que abri espaço. Desinstalar apps sem apagar dados ajudou um pouco. Apagar e reinstalar alguns apps pesados em cache ajudou mais. Encontrar os enormes arquivos de mídia esquecidos foi o que causou o maior impacto, para ser sincero.
As atualizações do iOS frequentemente reconstroem coisas em segundo plano. Índice do Spotlight, análise da biblioteca de fotos, mapeamento de anexos do Mensagens, limpeza de recursos de apps. Durante esse período, os números de armazenamento parecem incorretos. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte, porém. Nem sempre é lixo oculto de apps. Grande parte do aumento vem do iOS reclassificando dados antigos após a atualização. O que verificar primeiro. 1. Reinicie e depois espere de 24 a 48 horas. 2. Verifique novamente Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. 3. Veja Mensagens, Fotos, Downloads em Arquivos e dados de sites do Safari. 4. Abra alguns apps inchados. Alguns só limpam arquivos temporários depois de serem iniciados. Uma coisa importante que muita gente esquece: iMessage. Vídeos antigos e memes ficam lá para sempre. A lista de leitura offline do Safari também. Downloads de Podcast e Música também. Se o Fotos for o verdadeiro vilão, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos semelhantes rapidamente. Achei esta análise útil para ver como ele lida com a limpeza do iPhone na prática, análise do Fossbytes sobre o Clever Cleaner para liberar armazenamento no iPhone grátis. Se o número continuar inflado depois de 2 dias, exclua e reinstale os 2 ou 3 principais culpados. É irritante, mas funciona com mais frequência do que as pessoas pensam. Verifique também se downloads do Apple Intelligence ou mapas offline foram adicionados após a atualização. Eles consomem espaço rapidamente.
Aplicativos ocupando mais espaço do que o esperado após a atualização do iOS?
Eu contestaria um pouco o que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu disseram aqui. Às vezes, o salto após uma atualização do iOS não é realmente armazenamento “novo”, é o iOS recalculando categorias e tornando visíveis contêineres de apps que antes eram ignorados. Então o número pode parecer pior antes que algo esteja realmente errado. O que eu verificaria e no que eles realmente não focaram: - os downloads automáticos da App Store atualizaram vários apps em segundo plano - mapas offline foram baixados novamente - anexos do Mail foram armazenados em cache novamente - apps de música/vídeo por streaming reconstruíram bancos de dados locais - “Dados do Sistema” e “Aplicativos” podem se confundir por um tempo Além disso, se você usa WhatsApp ou Discord, verifique dentro do próprio app. Esses apps podem acumular mídia enquanto o Armazenamento do iPhone mal explica isso. O mesmo vale para o Chrome. O Safari leva a culpa, o Chrome foge com os petiscos rs. Se esse número te incomoda, compare o tamanho do app com o tamanho dos dados, um por um, nos 5 principais apps. Se um app estiver absurdamente grande, descarregá-lo nem sempre vai resolver. Excluir e reinstalar totalmente geralmente resolve. Chato, mas sim. Para a bagunça de fotos, o Clever Cleaner é realmente útil porque ajuda a encontrar vídeos enormes e duplicados mais rápido do que procurar manualmente. Este guia em vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone também explica o processo muito bem. Versão curta: parte disso é erro temporário de relatório, parte é inchaço de dados de apps, e parte é só o iOS sendo... iOS. Espere um dia, depois analise manualmente os piores culpados.
Aplicativos ocupando mais espaço do que o esperado após a atualização do IOS?
Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: snapshots do APFS. Após uma grande atualização do iOS, o telefone pode manter snapshots temporários de reversão/atualização, e às vezes eles acabam sendo contabilizados em categorias estranhas antes que o iOS faça a limpeza. Então eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer por culpar primeiro a bagunça dos apps, e de @viajantedoceu e @codecrafter por considerar apenas esperar como a principal solução. Às vezes o pico de armazenamento não é nem dos seus apps nem das suas fotos. É resíduo da atualização que só se resolve quando o sistema decide que é seguro eliminá-lo. Algumas coisas que vale a pena verificar e que são diferentes da limpeza usual de cache de apps: - Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise Se esta área estiver enorme, os logs podem estar se acumulando após a atualização. - App Mail Anexos sincronizados novamente podem aumentar o armazenamento sem parecer óbvio. - Memos de Voz e pacotes de som do GarageBand Fácil de esquecer, surpreendentemente grandes. - App Arquivos > No Meu iPhone Instaladores de atualização, vídeos exportados e pastas de apps ficam escondidos ali. Se Fotos realmente fizer parte do problema, o Clever Cleaner é útil para localizar vídeos grandes e duplicatas rapidamente. Prós: - varredura simples - bom para encontrar mídia grande - detecção de duplicatas útil Contras: - menos útil para inchaço de apps que não sejam de fotos - as sugestões de limpeza ainda precisam de revisão manual - não substitui reinstalar apps com problema Minha opinião: se o salto no armazenamento continuar após alguns ciclos de carregamento, geralmente é uma de três coisas: mídia local, bancos de dados de apps ou snapshots temporários do sistema. Nem sempre é Aplicativos no sentido literal.