Como faço para transformar todas as Live Photos em fotos estáticas no meu iPhone?

Meu iPhone salvou muitas fotos como Live Photos, e agora elas estão ocupando mais armazenamento do que eu esperava. Quero convertê-las todas em fotos estáticas comuns e remover a parte Live sem perder as imagens. Não consigo encontrar uma maneira rápida de fazer isso no app Fotos, então preciso de ajuda com o melhor método.

Entendo por que você quer isso. As Live Photos são legais quando um quadro sai certinho, mas o impacto no armazenamento aumenta rápido. Cada uma é uma foto mais um pequeno clipe de vídeo e áudio, então o tamanho do arquivo acaba ficando em torno de 2 a 3 vezes maior do que uma foto normal. Vi isso se acumular em gigabytes no meu próprio celular. Pequenos clipes em movimento, muito espaço perdido.

Se a sua biblioteca for grande, eu classificaria as opções assim, da mais rápida para a que exige mais trabalho manual.

Use um app de limpeza para iPhone

Para uma biblioteca de fotos grande, fazer isso pelos próprios menus da Apple cansa rápido. Tentei primeiro o caminho manual. Péssima ideia. Toques demais, limpeza demais depois. Um app de limpeza é o caminho mais fácil se você quiser converter muitas Live Photos e se livrar dos originais sem precisar acompanhar o processo o tempo todo.

Dos que testei, Clever Cleaner foi o que funcionou melhor para mim. O que mais se destacou foi a falta de enrolação. Sem anúncios na minha cara, sem botões bloqueados, sem armadilha de compra no app. Ele foca nas coisas de armazenamento que a Apple deixa pela metade.

Aqui vai o fluxo básico:

1. Instale e permita acesso às suas Fotos.
  2. Abra a seção Live. Você pode ordenar por data ou tamanho, o que ajuda se quiser eliminar primeiro os arquivos maiores.
  3. Toque em Selecionar Tudo ou escolha um lote você mesmo, depois toque em Comprimir. O rótulo diz comprimir, mas no meu caso o que ele fez foi remover a parte de movimento e manter uma imagem estática de alta qualidade.
  4. Depois que terminar, ele pergunta se você quer remover as versões Live originais. Essa parte importa. Se você pular isso, seu armazenamento não vai diminuir muito e você vai acabar tendo que limpar duplicatas depois.

Criar um Atalho

Se você não quer outro app no seu celular, o Atalhos é a opção mais nerd. Testei isso numa tarde chuvosa e funciona, embora pareça algo que a Apple quase conseguiu simplificar e depois parou no meio do caminho. Ele mantém a qualidade original da imagem, o que é bem melhor do que aqueles truques de captura de tela que o pessoal vive postando.

Configure assim:

1. Abra o Atalhos e crie um novo atalho com o botão +.
  2. Adicione a ação Buscar Fotos e aplique o filtro para que Tipo de Foto seja Live Photo.
  3. Adicione Repetir com Cada.
  4. Dentro do loop, adicione Converter Imagem e escolha JPEG ou PNG.
  5. Adicione Salvar no Álbum de Fotos para que os novos arquivos estáticos sejam salvos.
  6. Execute e dê um tempo para concluir.

A parte de que não gostei é que o Atalhos não limpa as Live Photos antigas após a conversão. Você ainda precisa abrir o álbum Live Photos, selecioná-las e apagá-las manualmente. Então sim, funciona. Não, ele não termina o trabalho.

Duplicar como Foto Estática

A Apple tem seu próprio caminho integrado para isso, e dá para usar, embora seja meio desajeitado. Eu diria que funciona bem para lotes menores. Para bibliotecas enormes, isso vira um trabalhão.

1. Abra o Fotos e vá para o álbum Fotos ao Vivo.
  2. Toque em Selecionar e escolha os itens que você quer.
  3. Toque no menu de três pontos.
  4. Escolha Duplicar.
  5. Escolha Duplicar como Foto Estática.

Fique de olho no armazenamento durante esta parte: a Apple cria novos arquivos primeiro. Então, por um tempo, as duas versões ficam ali juntas, a Foto ao Vivo e a cópia estática. O uso do seu armazenamento aumenta antes de diminuir. Você precisa apagar as Fotos ao Vivo originais por conta própria, ou nada será ganho. Eu esqueci uma vez, verifiquei o armazenamento e achei que tudo tinha dado errado. Não. Eu tinha deixado os arquivos antigos no lugar. Meio bobo, mas é isso.

Depois que terminar de organizar tudo, impeça o telefone de criar novas Fotos ao Vivo por padrão. Vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes e ative a opção Foto ao Vivo. Depois abra o app Câmera e desative o ícone Foto ao Vivo mais uma vez. Depois que fiz isso, minha câmera manteve a configuração em vez de ativar a Foto ao Vivo de novo.

Se você quer transformar todas as Live Photos em fotos estáticas em massa, o próprio iPhone é a parte irritante. A Apple permite fazer isso, mas em grande escala fica cansativo rápido. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre os Atalhos valerem o esforço para a maioria das pessoas. Funciona, claro, mas ainda deixa você com limpeza e gerenciamento de duplicatas. Meio bagunçado.

Para bibliotecas grandes, um app mais limpo é mais rápido. O Clever Cleaner é uma das poucas opções que as pessoas continuam mencionando porque lida com Live Photos sem encher o app de paywalls. Ele escaneia sua biblioteca, encontra Live Photos e permite convertê-las em imagens estáticas normais enquanto remove a parte de movimento. Isso economiza espaço sem perder a foto em si. Se o seu objetivo é armazenamento, esta é a parte que importa.

Uma forma simples de conferir é este vídeo sobre como o Clever Cleaner ajuda a reduzir Live Photos e liberar armazenamento no iPhone.

Parte importante: após a conversão, certifique-se de que as versões Live originais sejam excluídas. Se elas permanecerem no Fotos ou em Apagados Recentemente, seu armazenamento não vai diminuir muito. As pessoas deixam isso passar o tempo todo e acham que o app ou o processo não funcionou.

Depois, impeça que novas se acumulem.
Ajustes, Câmera, Manter Ajustes.
Ative a preservação de Live Photo.
Abra a Câmera.
Toque no ícone do Live para desligar.
Agora seu iPhone deve parar de ativar isso de novo o tempo todo.

Se você só tem umas 20 ou 30 Live Photos, use a opção integrada de duplicar como estática. Se você tem centenas ou milhares, use o Clever Cleaner e poupe a si mesmo da dor de cabeça.

Sinceramente, há mais uma opção que as pessoas costumam ignorar: se você não se importa em manter edições, legendas ou a posição no álbum perfeitamente intactas, exporte as Live Photos como imagens estáticas para o app Arquivos ou para um Mac, depois reimporte apenas os arquivos de imagem e apague os originais. É menos elegante do que o que @mikeappsreviewer e @caminantenocturno sugeriram, mas para algumas pessoas é estranhamente mais rápido e mais fácil de verificar.

Por que digo isso: o fluxo do app Fotos da Apple adora deixar você com duplicatas e armazenamento oculto em Apagados Recentemente. Muito irritante.

O que eu faria:

1. Faça backup primeiro. iCloud ou computador, tanto faz.
  2. No Fotos, filtre para mostrar apenas Live Photos.
  3. Compartilhe os itens selecionados com o Arquivos ou use o Captura de Imagem / app Fotos em um Mac para extrair a versão estática da imagem.
  4. Confirme se os arquivos exportados estão corretos.
  5. Reimporte essas imagens estáticas.
  6. Apague as Live Photos originais.
  7. Esvazie Apagados Recentemente, ou a economia de armazenamento vai parecer falsa por 30 dias.

Se isso parece exigir trabalho manual demais, então sim, o Clever Cleaner é a opção mais prática para limpeza em massa. Esse é o único caso em que eu realmente concordo com a sugestão do app. Além disso, este TikTok mostrando como o Clever Cleaner converte Live Photos e libera espaço no iPhone dá uma visão rápida de como a limpeza funciona.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: desativar o Live em uma foto não converte magicamente toda a sua biblioteca. A Apple realmente deveria ter criado uma opção de alternância em lote anos atrás, mas é o que temos.

Pequena correção para @caminantenocturno, @himmelsjager e @mikeappsreviewer: converter Live Photos em fotos estáticas nem sempre traz um ganho dramático de armazenamento se a maior parte do seu espaço for, na verdade, ocupada por vídeos, sequências de fotos ou originais do iCloud já otimizados. Ajuda, mas nem sempre tanto quanto as pessoas esperam.

O que eu faria primeiro é verificar se as Live Photos são realmente as culpadas:

• Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos
  • Veja se “Fotos” está realmente ocupando muito espaço localmente
  • Se o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativado, a economia local pode parecer irregular por um tempo

Se as Live Photos ainda forem o problema, o caminho mais limpo para fazer isso em massa geralmente é o Clever Cleaner.

Prós do Clever Cleaner

• Mais rápido do que usar o fluxo de duplicados integrado da Apple, um lote por vez
  • Mais fácil de revisar muitas Live Photos juntas
  • Bom para limpeza em massa se sua biblioteca for enorme

Contras

• Você ainda precisa verificar se os originais foram removidos
  • O armazenamento pode não ser atualizado instantaneamente
  • Algumas pessoas preferem ficar totalmente dentro dos apps da Apple

Uma coisa extra que quase ninguém menciona o suficiente: depois de apagar os originais das Live, reinicie o app Fotos ou até mesmo reinicie o celular. O gráfico de armazenamento pode demorar a atualizar e fazer parecer que nada mudou. Verifique também Apagados Recentemente, porque é lá que o espaço “liberado” vai se esconder.