O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e os dados do sistema e arquivos desnecessários parecem ocupar muito espaço. Preciso de uma maneira segura de limpar meu iPhone sem excluir acidentalmente fotos ou outros arquivos importantes.
Em um iPhone, o termo “limpador de lixo” é um pouco enganoso. Aplicativos de terceiros não conseguem acessar arquivos do sistema iOS nem caches ocultos, então qualquer aplicativo que prometa uma limpeza completa do sistema está exagerando. A maior parte do espaço que você pode recuperar de forma realista está ocupada pelos seus próprios arquivos, especialmente fotos e vídeos.
Foi aí que o Clever Cleaner mais me ajudou. Eu o instalei para encontrar fotos duplicadas, mas ele também identificou centenas de fotos semelhantes, vídeos esquecidos, capturas de tela e Live Photos. Organizar tudo isso com o aplicativo foi muito mais rápido do que verificar manualmente a biblioteca inteira. Ele não tem anúncios, processa a biblioteca no próprio dispositivo e a versão gratuita é suficiente para limpezas rotineiras.
Eu começaria com Similares. Esse recurso agrupa fotos duplicadas e quase idênticas e sugere qual delas manter. Você pode revisar e alterar as escolhas antes de excluir qualquer coisa. Depois disso, verifique Vídeos, Live Photos e Capturas de Tela, pois esses itens podem ocupar mais espaço do que você imagina.
Se quiser cuidar de várias categorias de uma só vez, há a Limpeza Inteligente. A opção Deslizar é melhor caso você prefira tomar uma decisão sobre cada foto individualmente.
O processo básico é o seguinte:
- Instale o Clever Cleaner e permita que ele acesse sua biblioteca de fotos.
- Revise os grupos em Similares e confirme quais fotos devem ser removidas.
- Confira os arquivos grandes ou indesejados em Vídeos.
- Exclua Live Photos e Capturas de Tela desnecessárias.
- Use a Limpeza Inteligente ou a opção Deslizar se alguma delas combinar com a forma como você prefere organizar os itens.
Não se esqueça de abrir Fotos > Apagados depois e esvaziar esse álbum. As fotos excluídas permanecem lá por algum tempo, e você não recuperará o espaço de armazenamento imediatamente, a menos que também as remova de lá.
Depois de organizar a biblioteca de fotos, acesse Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela mostrará quais aplicativos estão usando mais espaço. Você pode apagar ou desinstalar aplicativos que raramente usa, remover downloads offline de aplicativos como Spotify, Netflix, Telegram ou YouTube e verificar se há downloads antigos no aplicativo Arquivos.
Para mim, organizar as fotos fez uma diferença muito maior do que apagar aplicativos ou limpar os caches deles. Toda a revisão levou cerca de 15 minutos e recuperou muito mais espaço de armazenamento do que as outras etapas de limpeza.
Se o app Fotos estiver usando a maior parte do espaço, um app de limpeza pode ajudar; se os Dados do Sistema forem os culpados, apagar fotos talvez quase não faça diferença. Primeiro, eu deixaria a fototeca como está, reiniciaria o telefone, limparia os dados de sites do Safari, removeria downloads offline e anexos grandes do Mensagens e, depois, desinstalaria apps não usados sem apagar os dados, em vez de excluí-los. @jackson tem razão ao dizer que apps de limpeza não podem eliminar diretamente os caches do iOS. Se os Dados do Sistema continuarem ocupando um espaço anormalmente grande, faça backup do iPhone e restaure-o. Isso dá mais trabalho, mas muitas vezes elimina arquivos temporários persistentes sem sacrificar fotos que tenham sido devidamente salvas no backup.
Se a sincronização das Fotos do iCloud tiver terminado, ative a opção Otimizar Armazenamento do iPhone antes de excluir qualquer coisa. Suas fotos em resolução máxima permanecem no iCloud, enquanto o telefone mantém versões locais menores e remove os originais baixados conforme o espaço se torna necessário. Primeiro, verifique se a sincronização foi concluída e mantenha um backup separado de tudo o que for insubstituível. Excluir uma foto enquanto as Fotos do iCloud estão ativadas também a exclui dos outros dispositivos sincronizados.
Para o objetivo específico aqui, eu não começaria com o Clever Cleaner nem com qualquer aplicativo de limpeza de fotos. A sugestão de @jackson faz sentido quando você está disposto a remover duplicatas e vídeos, mas ela não resolve o problema sem excluir itens da biblioteca. Comece por músicas e vídeos baixados para uso offline, episódios de podcasts, dados do navegador, anexos do Mail e arquivos grandes na pasta Downloads. Desinstalar um aplicativo preserva seus documentos, enquanto excluí-lo e reinstalá-lo pode remover dados locais; portanto, primeiro verifique se o aplicativo realiza sincronização.
Se os Dados do Sistema continuarem ocupando muito espaço após uma reinicialização e uma atualização do iOS, deixe o telefone por algum tempo conectado à energia e ao Wi-Fi. Essa categoria pode diminuir depois que o iOS terminar a indexação e a manutenção. Eu consideraria a opção de backup e restauração sugerida por @primeshifthq como a última etapa, não como manutenção de rotina.
Se a tela de armazenamento mostrar um aplicativo com um número enorme em “Documentos e Dados”, desinstalá-lo não resolverá essa parte. A desinstalação remove o aplicativo em si, mas mantém seus dados, portanto a economia de espaço pode ser mínima. Primeiro, abra o aplicativo e procure as opções Gerenciar Armazenamento, Downloads ou Limpar Cache. Exclua e reinstale o aplicativo somente depois de confirmar que os dados importantes estão sincronizados ou têm backup.
O Mensagens é outro lugar que costuma passar despercebido. Vídeos e anexos grandes podem ser removidos sem afetar a fototeca, mas conversas e anexos apagados podem permanecer na pasta Apagados do Mensagens por até 30 dias, a menos que você os remova permanentemente. Verifique essa pasta depois de revisar tudo o que realmente deseja manter.
O Clever Cleaner não vem ao caso se você não quiser excluir fotos. Ele pode ajudar a revisar a fototeca, mas não consegue limpar os dados privados de outro aplicativo nem apagar magicamente todos os Dados do Sistema. Eu usaria a tela Armazenamento do iPhone para identificar o maior aplicativo não relacionado a fotos, em vez de executar uma “limpeza” geral.
Tentar reduzir os ‘Dados do Sistema’ a zero é uma armadilha. Esse número oscila. Ele aumenta com caches de streaming, dados do Safari e arquivos temporários que o iOS mantém ali de propósito, e volta a crescer assim que você usa o telefone novamente. Portanto, se o seu plano é continuar insistindo até que ele fique pequeno, você só vai se irritar. O iOS trata esse espaço como descartável e o libera quando outra coisa realmente precisa de espaço.
@primeshifthq e @digital_circuit chegaram à ideia certa, que é parar de tratar as fotos como o primeiro alvo. Isso corresponde ao que a tela de armazenamento geralmente mostra. Em muitos telefones, os verdadeiros vilões são os aplicativos de streaming que mantêm conteúdo offline e o app Mensagens acumulando anos de anexos de vídeo. Limpar essas coisas não afeta nada na sua fototeca.
O ponto em que eu discordaria um pouco: o truque de fazer backup e restaurar é recomendado como uma redefinição mágica, e ele realmente reduz os Dados do Sistema, mas as pessoas esquecem que um backup local criptografado é o único tipo que preserva dados de Saúde, senhas salvas e alguns logins de aplicativos. Restaure a partir de um backup comum do iTunes ou de um backup parcial do iCloud e você poderá perder coisas que nunca apareceram como ‘armazenamento’. Se seguir esse caminho, criptografe o backup e verifique se ele foi concluído antes de apagar qualquer coisa.
Quanto à ferramenta da primeira resposta, ela faz o que @jackson disse. O Clever Cleaner é bom para reduzir sequências de fotos quase duplicadas e gravações de tela antigas, e fazer isso no próprio dispositivo é melhor do que procurar tudo manualmente. Apenas tenha em mente que é uma ferramenta para fotos. Ela não afeta o número dos Dados do Sistema com o qual todos aqui estão preocupados, então use-a para revisar as fotos e nada mais.
Minha ordem seria mais simples do que a maior parte do que foi sugerido na discussão:
- Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Veja o que realmente ocupa muito espaço antes de apagar qualquer coisa.
- Exclua os downloads offline dos aplicativos de streaming que você usa. Essa costuma ser a forma mais rápida de liberar espaço.
- Exclua anexos do Mensagens e depois esvazie a pasta Apagadas, como @just_socket disse.
- Só então cuide das fotos e esvazie o álbum Apagados no app Fotos depois, ou o espaço só será liberado após 30 dias.
Uma ressalva sobre a sugestão de Otimizar Armazenamento do iCloud. Ela funciona, mas, se a sua fototeca for maior do que o seu plano do iCloud, a sincronização ficará paralisada e a otimização não conseguirá fazer o trabalho dela. Portanto, verifique se o armazenamento do iCloud já não está cheio antes de depender desse recurso. E sim, se você apagar uma foto sincronizada, ela desaparecerá de todos os dispositivos, então qualquer coisa insubstituível deve estar primeiro em um segundo backup.
Se, depois de tudo isso, você ainda estiver com pouco espaço e os Dados do Sistema estiverem realmente enormes, reinicie o aparelho, atualize o iOS e deixe-o no carregador durante a noite, conectado ao Wi-Fi. Em metade dos casos, o tamanho se normaliza sozinho quando a indexação termina.