Apaguei acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD e percebi que não tenho nenhuma cópia de backup. O cartão foi usado no meu telefone, e estou preocupado que usá-lo mais possa sobrescrever os arquivos excluídos. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD sem piorar a situação.
Já passei por isso uma vez com uma pasta de viagem e, sim, é horrível. A parte boa é que fotos apagadas de um cartão SD muitas vezes ainda podem ser recuperadas se você parar agora mesmo e manusear o cartão com cuidado.
Primeiro passo: remova o cartão SD do seu celular ou câmera. Deixe-o de lado. Não tire mais fotos, não copie música para ele, não deixe seu dispositivo continuar usando-o.
O motivo é simples. Apagar um arquivo normalmente remove a entrada do arquivo, não os dados da foto que estão no cartão. Seu dispositivo marca o espaço como livre. Os dados antigos da imagem muitas vezes ficam lá até que algo novo seja gravado por cima. Se você continuar usando o cartão, aumenta as chances de perda permanente. Depois que for sobrescrito, acabou.
Se você quiser a melhor chance de recuperação, este é o caminho que eu seguiria.
1. Use um leitor de cartão SD de verdade. Eu não conectaria o celular ou a câmera com um cabo USB e torceria pelo melhor. Muitos dispositivos se conectam no modo MTP, o que bloqueia o acesso de baixo nível e torna a varredura profunda pior ou impossível. Coloque o cartão no slot SD do seu computador ou use um leitor de cartão USB.
2. Faça a varredura com um software de recuperação. Já testei alguns desses ao longo do tempo. O que eu usaria primeiro é o Disk Drill. O que eu gostei foi da pré-visualização. Você consegue verificar se as fotos abrem e se os vídeos podem ser reproduzidos antes de restaurar um monte de arquivos inúteis. Se o seu cartão tinha vídeo de câmera, o modo Advanced Camera Recovery é um dos poucos recursos que já vi fazer um trabalho decente com clipes divididos ou fragmentados de drones e câmeras mirrorless. No Windows, a versão gratuita permite recuperar até 100MB, então você tem um pequeno teste antes de pagar.
3. Restaure os arquivos recuperados em outro lugar. Essa parte confunde as pessoas o tempo todo. Não salve as fotos recuperadas de volta no mesmo cartão SD. Se fizer isso, você corre o risco de sobrescrever os dados ocultos que o software ainda está tentando ler. Envie os arquivos recuperados para a unidade interna do seu PC ou para outra unidade externa.
Se você não quiser usar o Disk Drill, aqui estão algumas outras opções.
- R-Studio. Usei isso ao lidar com arquivos RAW como NEF e CR2. É forte, especialmente se você quiser fazer primeiro uma imagem completa do cartão SD e trabalhar a partir da cópia em vez de forçar o próprio cartão. O lado ruim é que a interface não é amigável e a versão de teste tem limitações na recuperação de arquivos.
- TestDisk. Old school e gratuito. Também é de código aberto. Se a partição estiver danificada, ele tem boa reputação por um motivo. Mas não é agradável se você quiser analisar fotos apagadas uma por uma. Sem interface gráfica, com muita cara de linha de comando, é fácil se perder se você for iniciante.
- DiskDigger. Leve, amigável para Windows, e não precisa de instalação completa. Reconhece muitas assinaturas de fotos e vídeos. A versão gratuita me irritou porque te atrasa com confirmações manuais, o que é pesado se você perdeu alguns milhares de fotos. Também existe uma versão para Android, embora funcione melhor em celulares com root.
Uma coisa que eu evitaria, sem pensar duas vezes, é usar ferramentas de reparo como o CHKDSK no Windows ou o First Aid no macOS se o seu objetivo for recuperar fotos apagadas. Essas ferramentas tentam reparar o sistema de arquivos. Elas não foram feitas para resgatar imagens apagadas, e eu já vi elas limparem exatamente os restos de que você precisava.
Então, a versão curta é esta. Pare de usar o cartão. Use um leitor de cartão. Faça a varredura com um software de recuperação adequado. Salve os arquivos restaurados em uma unidade diferente. Se você agir com cuidado, suas chances ainda são boas.
Retire o cartão SD agora. Mantenha-o fora do celular. Seu maior risco é a sobrescrita, não a exclusão em si.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar, mas eu acrescentaria uma coisa primeiro. Faça uma imagem do cartão SD antes de escaneá-lo. Uma cópia byte a byte oferece uma chance mais segura caso o cartão comece a falhar ou uma varredura dê errado. No Linux ou no macOS, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, USB Image Tool ou o recurso de imagem do R-Studio dão conta do trabalho. Trabalhe a partir da imagem, se puder.
Se o cartão estava em um celular Android, verifique seus aplicativos em nuvem antes da recuperação. Google Fotos, OneDrive, Dropbox, até mesmo as pastas de mídia do WhatsApp. Muita gente deixa isso passar e perde horas escaneando.
Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida porque organiza bem fotos e vídeos e mostra prévias dos resultados rapidamente. Se quiser uma visão rápida do que ele faz, assista a este passo a passo de recuperação de cartão SD com Disk Drill. Termos de busca como avaliação do Disk Drill e recuperação de fotos de cartão SD geralmente trazem comparações úteis também.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Se suas fotos estavam no armazenamento interno do celular e só eram espelhadas no SD, as chances de recuperação caem bastante em celulares mais novos por causa da criptografia. Mas, para um verdadeiro cartão SD removível, a recuperação geralmente funciona se você parar de usar rápido. Salve os arquivos recuperados no seu computador, não de volta no cartão. Pequeno erro de digitação, mas importante, não faça isso com pressa.
Uma coisa que eu enfatizaria um pouco mais do que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas é verificar se os arquivos foram realmente apagados do cartão, ou se só ficaram ocultos porque o banco de mídia do Android estava agindo de forma estranha. Já vi fotos do SD “sumirem” e depois aparecerem normalmente quando o cartão é montado em um PC.
Então, antes de fazer qualquer coisa mais avançada:
- Coloque o cartão SD em um leitor no computador.
- Ative a visualização de arquivos ocultos.
- Procure por
DCIM,Pictures,Movies,WhatsAppe uma pastaLOST.DIR. - Se encontrar arquivos estranhos sem extensão, copie-os primeiro e depois tente renomear alguns para
.jpgou.mp4.
Se isso não mostrar nada, então sim, é hora da recuperação de verdade.
Além disso, discordo um pouco do conselho de sempre fazer uma imagem primeiro. É o ideal, mas se o cartão estiver saudável e você não for muito técnico, a pessoa pode perder horas mexendo com ferramentas de criação de imagem e acabar cometendo erros. Para a maioria dos usuários comuns, uma varredura somente leitura com algo como Disk Drill é a opção mais simples. Se o cartão estiver falhando, desconectando ou lendo muito devagar, aí sim faça uma imagem primeiro.
Ponto importante: se o seu telefone tiver adotado o cartão SD como armazenamento interno, a recuperação fica complicada muito rápido por causa da criptografia. Se era apenas armazenamento portátil, suas chances são bem melhores.
Se quiser ler mais, este tópico sobre recuperação de arquivos apagados de um cartão SD também tem algumas observações úteis do mundo real.
E sim, não execute ferramentas de correção primeiro. É assim que as pessoas transformam algo possivelmente recuperável em agora já era. Já passei por isso, eu mesmo fiz a besteira lol.
Um ângulo não mencionado o suficiente: verifique a saúde do cartão antes de fazer uma longa varredura de recuperação. Se o cartão SD tiver setores defeituosos ou começar a desconectar, varreduras repetidas podem piorar a situação. No Windows, até mesmo observar se a velocidade de cópia cai para zero ou se o cartão remonta aleatoriamente já diz muita coisa. Se isso acontecer, interrompa as varreduras profundas e faça um clone primeiro.
Eu discordo um pouco do grupo do “escaneie imediatamente” em um caso: se o cartão estiver fisicamente instável, cada leitura extra é uma aposta.
Além disso, se os arquivos foram excluídos recentemente, classifique os resultados recuperados por assinaturas originais dos arquivos e carimbos de data e hora, não pelos nomes das pastas. A estrutura das pastas excluídas costuma ficar destruída, mas as datas EXIF em fotos e os metadados em vídeos ainda podem ajudar a reconstruir sua viagem/evento na ordem correta.
Sobre o Disk Drill, já que foi mencionado:
- Prós: pré-visualização fácil, bom para recuperação mista de fotos e vídeos, interface amigável, razoável para usuários não técnicos.
- Contras: o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno, varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas inúteis, não é a opção mais barata se você só precisa de um único resgate.
Comparando com o que @cacadordeestrelas, @espritlibre e @mikeappsreviewer estavam dizendo, eu acrescentaria esta regra final: depois de recuperar qualquer coisa, verifique se alguns arquivos realmente abrem por completo antes de comemorar. Uma miniatura restaurada não é a mesma coisa que um vídeo utilizável. Salve tudo em outra unidade e depois teste.