Isso aconteceu comigo uma vez no meu Mac, esvaziei a Lixeira, passei mal por uns dez segundos e depois me forcei a parar de clicar em tudo. Essa parte importa mais do que a maioria das pessoas pensa. Se você continuar usando o Mac como se nada tivesse acontecido, o SSD começa a reutilizar o espaço livre, e suas chances caem rápido.
Esta é a ordem que eu seguiria.
1. Verifique primeiro o Time Machine e o iCloud
Esse é o caminho mais rápido quando funciona. Sem varredura, sem adivinhação.
- Vá até a pasta onde o arquivo ficava.
- Abra o Time Machine.
- Volte para um backup anterior à exclusão.
- Restaure o arquivo.
- Depois entre em https://iCloud.com e procure em Apagados Recentemente, especialmente por documentos e fotos.
Eu faria isso antes de instalar qualquer outra coisa. Restaurar de um backup leva minutos. Recuperação de arquivos pode levar horas e ainda assim não encontrar nada.
2. Verifique se há snapshots do APFS
Muitos usuários de Mac deixam isso passar. O macOS costuma manter snapshots locais do APFS por conta própria, mesmo quando o Time Machine nunca foi totalmente configurado. Já vi pessoas acharem que não tinham backup e depois encontrarem um snapshot antigo ainda lá.
Abra o Utilitário de Disco, selecione seu volume de Dados APFS e veja se existem snapshots anteriores à exclusão. Se encontrar um do momento certo, talvez consiga recuperar os arquivos perdidos a partir dele.
3. Se os backups falharem, execute um software de recuperação
Quando não há backup, esse geralmente é o próximo passo. O Disk Drill é uma das opções mais fáceis nas versões recentes do macOS, incluindo Macs com Apple Silicon. Já usei ferramentas dessa categoria antes, e a facilidade de uso importa quando você já está estressado e tentando não piorar a situação.
- Instale o software.
- Selecione a unidade onde os arquivos estavam armazenados.
- Execute a varredura.
- Visualize o que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para outra unidade, se tiver uma.
Se quiser uma opção gratuita, o PhotoRec existe, mas é mais complicado. Na minha experiência, ele muitas vezes devolve os arquivos com nomes corrompidos e sem estrutura de pastas, então você acaba tendo que organizar uma bagunça.
Uma coisa que as pessoas esquecem sobre SSDs
Os Macs modernos usam SSDs, e SSDs usam TRIM. Quando o TRIM limpa os blocos excluídos, a recuperação fica muito mais difícil, às vezes impossível. Os HDs antigos demoravam mais para apagar os rastros. SSDs perdoam menos. Então, se isso aconteceu há cinco minutos, pare de usar a máquina agora. Não continue navegando, não continue salvando coisas, não continue movendo arquivos de um lado para o outro. Sim, parece extremo, mas ajuda.
Se eu estivesse no seu lugar, verificaria o Time Machine, depois o iCloud, depois os snapshots do APFS, e depois disso iria direto para uma varredura de recuperação. Já vi arquivos excluídos voltarem depois que a Lixeira foi esvaziada. As pessoas que tiveram os melhores resultados geralmente pararam de usar o Mac na hora e agiram rápido.