Como posso recuperar arquivos excluídos permanentemente no meu Mac?

Excluí acidentalmente arquivos importantes permanentemente no meu Mac e percebi tarde demais que eles não estavam na Lixeira nem tinham backup no Time Machine. Preciso de ajuda para descobrir se há alguma forma de recuperar arquivos excluídos do Mac, porque alguns desses documentos e fotos são realmente importantes e preciso deles de volta o mais rápido possível.

Isso aconteceu comigo uma vez no meu Mac, esvaziei a Lixeira, passei mal por uns dez segundos e depois me forcei a parar de clicar em tudo. Essa parte importa mais do que a maioria das pessoas pensa. Se você continuar usando o Mac como se nada tivesse acontecido, o SSD começa a reutilizar o espaço livre, e suas chances caem rápido.

Esta é a ordem que eu seguiria.

1. Verifique primeiro o Time Machine e o iCloud

Esse é o caminho mais rápido quando funciona. Sem varredura, sem adivinhação.

1. Vá até a pasta onde o arquivo ficava.
  2. Abra o Time Machine.
  3. Volte para um backup anterior à exclusão.
  4. Restaure o arquivo.
  5. Depois entre em https://iCloud.com e procure em Apagados Recentemente, especialmente por documentos e fotos.

Eu faria isso antes de instalar qualquer outra coisa. Restaurar de um backup leva minutos. Recuperação de arquivos pode levar horas e ainda assim não encontrar nada.

2. Verifique se há snapshots do APFS

Muitos usuários de Mac deixam isso passar. O macOS costuma manter snapshots locais do APFS por conta própria, mesmo quando o Time Machine nunca foi totalmente configurado. Já vi pessoas acharem que não tinham backup e depois encontrarem um snapshot antigo ainda lá.

Abra o Utilitário de Disco, selecione seu volume de Dados APFS e veja se existem snapshots anteriores à exclusão. Se encontrar um do momento certo, talvez consiga recuperar os arquivos perdidos a partir dele.

3. Se os backups falharem, execute um software de recuperação

Quando não há backup, esse geralmente é o próximo passo. O Disk Drill é uma das opções mais fáceis nas versões recentes do macOS, incluindo Macs com Apple Silicon. Já usei ferramentas dessa categoria antes, e a facilidade de uso importa quando você já está estressado e tentando não piorar a situação.

1. Instale o software.
  2. Selecione a unidade onde os arquivos estavam armazenados.
  3. Execute a varredura.
  4. Visualize o que ele encontrar.
  5. Recupere os arquivos para outra unidade, se tiver uma.

Se quiser uma opção gratuita, o PhotoRec existe, mas é mais complicado. Na minha experiência, ele muitas vezes devolve os arquivos com nomes corrompidos e sem estrutura de pastas, então você acaba tendo que organizar uma bagunça.

Uma coisa que as pessoas esquecem sobre SSDs

Os Macs modernos usam SSDs, e SSDs usam TRIM. Quando o TRIM limpa os blocos excluídos, a recuperação fica muito mais difícil, às vezes impossível. Os HDs antigos demoravam mais para apagar os rastros. SSDs perdoam menos. Então, se isso aconteceu há cinco minutos, pare de usar a máquina agora. Não continue navegando, não continue salvando coisas, não continue movendo arquivos de um lado para o outro. Sim, parece extremo, mas ajuda.

Se eu estivesse no seu lugar, verificaria o Time Machine, depois o iCloud, depois os snapshots do APFS, e depois disso iria direto para uma varredura de recuperação. Já vi arquivos excluídos voltarem depois que a Lixeira foi esvaziada. As pessoas que tiveram os melhores resultados geralmente pararam de usar o Mac na hora e agiram rápido.

Pare de usar o Mac primeiro. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte. Cada gravação no SSD reduz as chances de recuperação. Mais alguns lugares para verificar antes de passar horas escaneando: 1. Procure dentro das lixeiras de recuperação específicas dos apps. Photos, Notes, Pages, Word e alguns apps da Adobe mantêm sua própria área de excluídos recentemente ou arquivos temporários de salvamento automático. No Word, verifique o AutoRecovery em: ~/Library/Containers/com.microsoft.Word/Data/Library/Preferences/AutoRecovery 2. Pesquise nos locais de arquivos temporários e não salvos. Abra o Finder, pressione Command + Shift + G e depois verifique: ~/Library/Autosave Information /private/var/folders ~/Library/Containers Classifique por Data de Modificação. Você pode encontrar uma cópia funcional. 3. Verifique o histórico de versões da sincronização em nuvem. Se o arquivo estava no Dropbox, OneDrive, Google Drive, Box ou iCloud Drive, acesse o aplicativo web e restaure uma versão mais antiga. Muitos serviços mantêm arquivos excluídos por 15 a 30 dias nos planos básicos, e por mais tempo nos pagos. 4. Use o Terminal para procurar itens ocultos. O Spotlight deixa passar arquivos temporários excluídos. O Terminal funciona melhor para buscas amplas: find ~/Library -iname '*filename*' mdfind 'kMDItemFSName == 'filename' Isso é chato, mas funciona com mais frequência do que as pessoas esperam. 5. Se você escanear, recupere para uma unidade externa. Discordo um pouco de instalar ferramentas no mesmo Mac se o espaço estiver apertado. O melhor caminho é inicializar por outro volume ou usar o Modo de Disco de Destino ou Compartilhar Disco, e depois escanear a unidade interna a partir de outro Mac. Se você usar o Disk Drill, faça assim se possível. Isso reduz o risco de sobrescrita. Além disso, este vídeo é um passo a passo decente se você quiser um guia visual: como recuperar arquivos excluídos no Mac, guia em vídeo passo a passo Se os arquivos foram excluídos há semanas em um SSD, as chances caem bastante. Se aconteceu hoje, você ainda tem uma chance.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @caminantenocturno disseram: verifique se o arquivo realmente chegou a ser excluído localmente. Parece bobo, mas no macOS muita coisa excluída na verdade só é movida, renomeada ou substituída por um conflito de sincronização de app. Tente isto antes de uma verificação profunda: - No Finder, pesquise por **Tipo**, não apenas pelo nome do arquivo - Pesquise apenas pela extensão do arquivo, como `.psd`, `.docx`, `.pages`, `.xlsx` - Classifique por **Data da Última Abertura** e **Data de Modificação** - Verifique `Recentes`, não porque seja mágico, mas porque aliases e arquivos movidos ainda aparecem lá às vezes - Se era um arquivo da mesa/documentos, confirme se **Mesa e Documentos no iCloud Drive** não o realocou Também meio que discordo da abordagem de instalar um software de recuperação imediatamente se os arquivos forem super importantes. Se os dados importam muito, o mais seguro é desligar o Mac, conectar a unidade a outro Mac se possível e escaneá-la externamente. Menor chance de sobrescrita. Se você for seguir pela rota do software, **Disk Drill para recuperação de arquivos no Mac** é uma das opções mais práticas porque mostra uma prévia dos arquivos recuperáveis e é mais fácil de usar do que as ferramentas de linha de comando. Também verifique o versionamento de arquivos dentro do próprio app. Pages, Numbers, Keynote e alguns apps da Adobe permitem navegar por versões antigas no menu Arquivo. Isso já me salvou antes quando a exclusão na verdade era só uma sobrescrita. Se quiser ler mais sobre opções de recuperação de unidade no Mac, este tópico é útil: melhor software para recuperar arquivos de um disco rígido de MacBook Se a exclusão aconteceu em um SSD há algum tempo, seja realista. O TRIM é brutal. Se foi recente, você ainda pode ter uma chance, mas aja rápido e pare de usar a máquina o quanto antes.
Um ângulo que não vejo ser enfatizado o suficiente: verifique se a unidade tem **danos no sistema de arquivos**, não apenas arquivos excluídos. Se o catálogo APFS foi corrompido durante uma falha, o arquivo pode ter “sumido” no Finder, mas ainda estar presente estruturalmente. O que eu acrescentaria ao que @caminantenocturno, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer disseram: - Execute o **Primeiros Socorros** no Modo de Recuperação no volume afetado - Se o arquivo estava em uma unidade externa, cartão SD ou SSD USB, clone esse dispositivo primeiro antes de escanear - Verifique **anexos de e-mail**, uploads no Slack/Teams, filas de impressão e pastas de exportação do app. As pessoas frequentemente recuperam ali a cópia do “último envio” Eu discordo um pouco de deixar o Primeiros Socorros para muito tarde. Em um volume danificado, as ferramentas de recuperação podem interpretar incorretamente a árvore de arquivos até que os erros básicos sejam corrigidos. Se você usar o **Disk Drill**, prós: visualização simples, bom suporte a APFS, mais fácil do que ferramentas pesadas de Terminal. Contras: não faz milagres em SSDs com TRIM, varreduras profundas podem retornar muitos resultados confusos, e instalá-lo na mesma unidade interna não é o ideal. Se o arquivo era de missão crítica e não apenas importante a ponto de ser inconveniente perder, eu pararia com tentativas caseiras depois das verificações básicas e consideraria um laboratório de recuperação de dados. Em SSDs modernos de Mac, a recuperação por software tem um limite bem rígido.