Como posso recuperar fotos que apaguei acidentalmente do meu cartão SD?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto liberava espaço na minha câmera, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperá-las. Essas fotos incluem memórias pessoais das quais não fiz backup em nenhum outro lugar, então estou procurando etapas seguras de recuperação de fotos do cartão SD ou um software que realmente funcione sem piorar a situação.

Encontrei isso algumas vezes, e o principal é simples. Se você apagou fotos de um cartão SD e depois parou de usá-lo imediatamente, suas chances ainda são boas.

Excluir de um cartão SD geralmente remove primeiro a entrada da tabela de arquivos. Os dados da imagem muitas vezes permanecem no lugar até que outra coisa seja gravada nesses mesmos blocos. Então, se isso aconteceu com você, pare de usar o cartão agora. Nada de fotos novas. Nada de vídeo. Não copie nada para ele. Nem deixe no câmera se puder evitar.

Eu começaria com o Disk Drill. Já usei em cartões de câmera, cartões de drone, um microSD do Switch e um cartão de dash cam que parecia morto, mas não estava. O motivo de eu sempre voltar para ele é bem simples. O fluxo de trabalho é fácil, as visualizações são úteis e ele lida melhor com cartões SD do que muitos aplicativos de recuperação mais limitados que testei.

O que me chamou atenção foi isto. Ele não se limita a arquivos que você apagou há cinco minutos. Também funciona em cartões que aparecem como corrompidos, RAW, ilegíveis ou formatados por engano. Ele reconhece tipos normais de foto como JPG e PNG, além de formatos RAW de câmera como CR2, NEF, ARW e DNG. Eu mesmo usei com arquivos da Canon e da Sony. Um amigo usou com RAWs da Fujifilm e conseguiu recuperar a maioria.

Vídeo é onde as ferramentas mais fracas costumam falhar. Cartões SD de GoPros, drones e câmeras mirrorless frequentemente acabam com clipes fragmentados. Já vi ferramentas gratuitas recuperarem o nome e o tamanho do arquivo, e depois devolverem um vídeo quebrado. O Disk Drill se saiu melhor para mim nesses cartões, especialmente com filmagens de action cam.

Se eu fosse fazer sua recuperação, seguiria esta ordem.

1. Retire o cartão SD da câmera, do celular ou do console imediatamente.

2. Use um leitor de cartões dedicado no seu computador. Eu evito conectar pela câmera porque alguns dispositivos continuam gravando metadados em segundo plano.

3. Instale e inicie o Disk Drill.

4. Escolha o cartão SD na lista de unidades.

5. Clique em “Procurar dados perdidos” e execute a Varredura Universal.

6. Espere a verificação terminar. Não pare no meio, a menos que o cartão esteja falhando e você já tenha criado uma imagem.

7. Abra “Revisar itens encontrados” e verifique primeiro a seção Imagens.

8. Visualize seus arquivos. Se uma foto abrir na visualização, é um bom sinal de que o arquivo está intacto.

9. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, nunca de volta no mesmo cartão SD.

Mesmo quando o cartão parece vazio ou o computador pede para formatá-lo, a recuperação ainda às vezes funciona. Já tive cartões que apareciam como RAW depois de um erro da câmera, mas os dados das fotos ainda estavam lá. O sistema de arquivos estava danificado. As imagens não.

A versão gratuita é suficiente para verificar e visualizar. No Windows, você tem até 100 MB de recuperação gratuita. No Mac, o uso gratuito é mais voltado para visualização, então restaurações maiores geralmente significam pagar. Se o cartão começar a desconectar, travar o Explorer ou o Finder, ou desaparecer no meio da verificação, faça primeiro uma imagem byte por byte e verifique a imagem em vez disso. Aprendi isso da pior forma depois que um microSD instável piorou durante verificações repetidas.

Se o Disk Drill não levar você até onde precisa, eu olharia para estes em seguida.

1. PhotoRec é gratuito e muito eficaz. A desvantagem é a interface. Parece antiga e direta demais. Além disso, os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos e sem as pastas originais.

2. DiskGenius é bom quando o cartão tem problemas de partição ou danos mais pesados no sistema de arquivos. Mais técnico. Mais ajustes. Boa ferramenta se você souber o que está vendo.

3. DiskDigger ajuda em situações no Android em que o cartão SD ainda está no celular e você não tem um PC por perto. Eu não o colocaria no nível das ferramentas de desktop para recuperação profunda. O acesso root faz diferença se você quiser resultados melhores.

Mais uma coisa por experiência. Se o cartão SD desaparecer aleatoriamente, não montar, esquentar ou o seu computador não o detectar de jeito nenhum, o software pode não ajudar muito. Nesse ponto, eu pararia de mexer nele e procuraria um laboratório de recuperação. Tentativas repetidas de leitura em um cartão morrendo podem piorar uma situação ruim.

Primeiro de tudo, pare de usar o cartão SD. Não tire mais fotos. Não o formate. Não copie nada para ele. Fotos apagadas geralmente permanecem no cartão até que novos dados as sobrescrevam.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: usar um leitor de cartões é mais inteligente do que deixar o cartão na câmera. Onde discordo é no seguinte: eu faria um backup em imagem do cartão SD antes de fazer qualquer varredura profunda, se as fotos forem muito importantes. As ferramentas de recuperação leem o cartão repetidamente, e cartões frágeis às vezes pioram rapidamente.

Minha ordem seria:

1. Trave o cartão SD se ele tiver a pequena chave de proteção contra gravação.
  2. Conecte-o com um leitor.
  3. Copie primeiro o cartão inteiro como um arquivo de imagem, se o seu software oferecer suporte a isso.
  4. Faça a varredura na imagem, não no cartão original, sempre que possível.
  5. Recupere os arquivos para o seu computador ou unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.

O Disk Drill é uma escolha sólida para isso porque lida com fotos apagadas, cartões SD formatados e sistemas de arquivos danificados em um só aplicativo. Gosto mais dele para classificar os resultados por tipo de arquivo e visualizar imagens antes da recuperação. Isso economiza tempo quando você está procurando fotos de família em vez de arquivos de cache aleatórios.

Se o Disk Drill não encontrar os arquivos, tente em seguida uma ferramenta baseada em assinaturas. O PhotoRec é feio, mas é forte para extrair dados JPG e RAW de cartões com tabelas de arquivos corrompidas. A desvantagem é que os nomes dos arquivos geralmente voltam embaralhados, então espere uma bagunça.

Mais uma coisa que muita gente ignora. Verifique se a sua câmera criou prévias em baixa resolução ou fotos duplicadas em uma segunda pasta como DCIM, PRIVATE, MISC ou pastas do fabricante. Já vi gente pensar que um cartão tinha sido apagado quando apenas a entrada da pasta principal tinha sumido.

Se você quiser um vídeo passo a passo, este guia de recuperação de fotos de cartão SD é razoável:
Passo a passo da recuperação de fotos de cartão SD para imagens apagadas

Se o cartão desconecta, pede para formatar toda vez ou é lido como 0 bytes, pare por aí. O software não vai corrigir uma falha de hardware e você corre o risco de perder ainda mais.

A principal coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @waldgeist disseram: verifique se as fotos foram realmente apagadas ou se só estão escondidas por trás de uma estrutura de pastas bagunçada. Às vezes, as câmeras corrompem o índice, mas os arquivos ainda ficam ali em lugares estranhos. Antes de fazer uma recuperação completa, abra o cartão em um computador e procure em todas as pastas, incluindo subpastas DCIM, PRIVATE, AVCHD e qualquer coisa que a marca da câmera tenha criado. Já vi fotos perdidas que, no fim, estavam ali o tempo todo.

Se elas realmente sumiram, sim, o Disk Drill é uma opção sólida porque a visualização ajuda a separar imagens realmente recuperáveis de fragmentos inúteis. Mas eu discordo um pouco de ficar fazendo varreduras sem parar. Uma varredura limpa geralmente é mais inteligente do que ficar forçando um cartão SD duvidoso até ele morrer.

Além disso, se sua câmera tiver Wi-Fi ou sincronização com aplicativo, verifique o telefone ou tablet que estava pareado com ela. Algumas marcas armazenam discretamente cópias reduzidas em cache. Não é o ideal, mas é melhor do que nada.

E se você quiser mais casos reais sobre recuperação de fotos em cartão SD, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
Ajuda com recuperação de fotos em cartão SD de usuários do Reddit

Uma verdade dura: se você continuou fotografando depois da exclusão, as chances de recuperação caem rápido. Não é impossível, só fica muito mais complicado.

Um ângulo que eu acrescentaria ao que @waldgeist, @himmelsjager e @mikeappsreviewer abordaram: verifique a integridade do cartão antes de se comprometer com uma sessão longa de recuperação. Se informações do tipo SMART estiverem disponíveis pelo seu leitor, ou se o cartão estiver extremamente lento em leituras simples, isso muda o plano rapidamente. Um cartão que ainda monta, mas apresenta erros de leitura, é um caso em que eu teria cuidado com uma varredura profunda, porque scans de força bruta podem transformar um cartão quase legível em um totalmente morto.

Também discordo um pouco da ideia de que você deve sempre ir direto para um software completo de recuperação primeiro. Se estes forem JPGs padrão de uma câmera comum e a exclusão foi recente, às vezes uma tentativa mais leve de desfazer a exclusão é mais limpa do que uma grande varredura bruta por assinaturas que te enche de duplicatas e arquivos parciais. Varreduras profundas são ótimas, mas podem criar um pesadelo na hora de organizar.

Para o Disk Drill especificamente:

Prós

• Muito fácil de usar em comparação com a maioria das ferramentas de recuperação
  • Boa visualização de fotos, o que importa muito para cartões SD
  • Lida com arquivos excluídos, além de cartões danificados ou reformatados
  • Suporta muitos formatos RAW

Contras

• Os limites de recuperação gratuita podem ser restritivos
  • Varreduras profundas podem retornar muitos arquivos extras com nomes ruins
  • Não é a ferramenta em que eu mais confiaria se o cartão tiver sintomas sérios de falha de hardware

Minha ordem prática seria:

1. Teste o cartão em outro leitor primeiro. Leitores ruins desperdiçam horas.
  2. Veja se os arquivos estão apenas ocultos ou se a tabela de pastas está corrompida.
  3. Se o cartão for lido normalmente, tente o Disk Drill e visualize os resultados antes de recuperar qualquer coisa.
  4. Se os resultados estiverem bagunçados, mude para uma ferramenta de varredura mais rígida e focada em fotos, como o PhotoRec.
  5. Se o cartão estiver instável, pare de fazer por conta própria e considere um laboratório.

Também vale verificar: sincronização em nuvem do seu celular, apps do fabricante da câmera, aplicativos de mensagens, importações do Lightroom e miniaturas antigas do PC. Estranhamente, com frequência a foto perdida existe em algum outro lugar em tamanho menor, mas ainda utilizável.