Formatei meu cartão SD sem querer e estou tentando recuperar fotos e vídeos sem sobrescrever nada nem causar mais danos. Parei de usar o cartão imediatamente, mas não tenho certeza de quais etapas ou softwares de recuperação de cartão SD são realmente seguros. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar um cartão SD formatado antes que os arquivos desapareçam para sempre.
Eu tive quase o mesmo erro no verão passado com um cartão SD de drone. Eu estava com pressa para fazer fotos do pôr do sol, apareceu um aviso estranho de armazenamento no aplicativo, toquei em ‘Formatar Cartão SD’ sem pensar, e aí caiu a ficha. A manhã inteira ainda estava lá. Sem backup. Foi horrível.
A parte boa primeiro: uma formatação geralmente não apaga o cartão por completo.
Muita gente acha que formatar significa que o cartão é zerado e tudo some para sempre. Na maioria das vezes, em celulares, drones, câmeras, tablets e aparelhos parecidos, foi só uma formatação rápida. A menos que você tenha feito uma formatação completa em um computador, ou usado um dos poucos dispositivos com suporte a apagamento por hardware, os arquivos muitas vezes ainda ficam no cartão.
O que mudou foi o mapa dos arquivos. Seu dispositivo deixa de saber onde as fotos e vídeos estão, e então marca o espaço como livre. Os dados muitas vezes continuam lá até que algo novo seja gravado por cima.
Então, agora, o problema é o risco de sobrescrita.
Aqui está o que eu faria, em ordem.
- Pare de usar o cartão agora
Tire ele do dispositivo. Se o cartão SD tiver uma chave de bloqueio, deslize para a posição travada. Não tire mais fotos. Não grave nem um clipe de teste. Cada nova gravação aumenta as chances de perder os arquivos antigos de verdade.
- Ignore as soluções antigas com CMD
Um monte de posts antigos manda as pessoas executarem CHKDSK ou attrib no Windows. Eu não mexeria em nenhum dos dois para isso. Essas ferramentas lidam com problemas no sistema de arquivos e com atributos de arquivos ocultos. Elas não revertem uma formatação, e podem piorar a recuperação ao alterar dados no cartão.
- Use um leitor de cartão, não a câmera via USB
Conecte o cartão SD em um bom leitor de cartão USB e ligue direto no computador. Já vi câmeras exporem o armazenamento de formas estranhas via USB, e as ferramentas de recuperação nem sempre conseguem acesso adequado de baixo nível através do firmware da câmera.
- Use software de recuperação feito para isso
Recuperação manual não vai acontecer aqui. Você precisa de um software que escaneie os setores brutos do cartão e reconstrua os arquivos a partir do que encontrar. Isso importa ainda mais para vídeo. Filmagens de drone, clipes de action cam e arquivos de câmeras mirrorless muitas vezes acabam fragmentados, então ferramentas baratas extraem pedaços fora de ordem e você fica com arquivos quebrados.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar
Não restaure nada de volta no mesmo cartão SD. Salve no disco do computador ou em um SSD externo. Gravar os arquivos recuperados de volta no cartão sobrescreve mais do que você ainda está tentando salvar.
Para software, eu iria de Disk Drill.
Eu testei algumas ferramentas mais simples quando fiz besteira com o cartão do meu drone. Algumas encontraram fotos, mais ou menos. A recuperação de vídeo foi ruim. Os clipes ficaram cortados, corrompidos ou simplesmente impossíveis de reproduzir. O que ajudou mais foi o Disk Drill, principalmente porque ele tem um modo de recuperação voltado para câmeras, focado em arquivos de vídeo fragmentados.
Algumas observações práticas do uso:
- a visualização funciona, então você pode verificar se os arquivos abrem antes de ir até o fim
- ele lida melhor com fotos e vídeo do que os recuperadores genéricos de arquivos que eu testei
- no Windows, há um limite gratuito de recuperação de 100 MB, o que é suficiente para testar se seus arquivos voltam intactos
O que eu faria é simples. Coloque o cartão em um leitor, abra Disk Drill, execute uma varredura profunda e recupere tudo para uma unidade diferente. Depois espere. Cartões grandes levam tempo, e parar antes da hora é um jeito bobo de perder um bom resultado. Eu quase fiz isso rs.
Se o cartão não foi usado desde a formatação, suas chances ainda são razoáveis. O principal é não gravar mais nada nele.
Você fez a primeira coisa importante certa. Você parou de usar o cartão.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre o risco de sobrescrita. Porém, discordo um pouco em uma parte. Travar a chave do SD é bom por segurança, mas alguns leitores a ignoram, então não trate a chave como mágica. O mais importante é deixar o cartão somente leitura no seu computador, se a sua configuração permitir, ou pelo menos ter disciplina e não gravar um único arquivo nele.
Minha ordem seria:
-
Faça uma imagem do cartão SD primeiro.
Se o cartão estiver falhando, uma varredura de recuperação coloca mais estresse nele. Uma imagem byte a byte dá a você uma cópia estável para trabalhar. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux fazem isso. Salve a imagem no seu PC ou em uma unidade externa. -
Analise a imagem, não o cartão.
Este é o caminho mais seguro. Se uma análise travar, congelar ou você quiser testar uma segunda ferramenta depois, ainda terá a fonte intacta. Esta etapa é ignorada com muita frequência. -
Verifique a saúde do cartão antes de uma análise longa.
Se as leituras estiverem lentas, o cartão desconectar ou o seu PC pedir para repará-lo, pare e faça uma imagem primeiro. Repetir análises em um cartão que está morrendo é como as pessoas pioram uma situação ruim. -
Use software com assinaturas de arquivo e suporte a mídia.
Para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD formatado, o Disk Drill é uma escolha sólida. Ele tende a encontrar tanto registros do sistema de arquivos quanto dados brutos de mídia. Se você quiser um guia simples sobre como recuperar fotos e vídeos de um cartão SD com o Disk Drill, este clipe curto é relevante:
veja como recuperar fotos e vídeos do cartão SD com o Disk Drill -
Classifique os resultados por tipo e tamanho.
Comece com JPG, RAW, MP4, MOV. Arquivos pequenos com nomes corretos muitas vezes significam recuperação parcial. Arquivos em tamanho completo com suporte a visualização são o que você quer.
Mais uma coisa. Não execute First Aid, reparo do Utilitário de Disco, CHKDSK ou prompts da câmera de reparar banco de dados antes da recuperação. Essas ferramentas gravam alterações. Isso é o oposto do que você precisa agora.
Estou com @mikeappsreviewer e @kakeru na grande regra: nada de mais gravações. Mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas vivem ignorando: verifique se o cartão foi formatado no mesmo dispositivo ou em um computador. Se ele foi formatado pela própria câmera/celular/drone, as chances de recuperação costumam ser melhores porque geralmente foi uma reindexação rápida, não uma limpeza real. Se o Windows fez uma formatação completa, a história é diferente.
Além disso, eu não ficaria testando vários apps de recuperação, um depois do outro, no cartão físico se ele estiver se comportando de forma estranha. Isso parece inofensivo, mas varreduras longas e repetidas podem levar um cartão instável ao limite. Se o cartão esquentar, desconectar ou de repente ficar extremamente lento, pare de mexer nele e trabalhe apenas a partir de uma imagem.
Minha ordem prática:
- inspecione primeiro o cartão e o adaptador
- use um leitor confiável e uma porta USB estável
- desative apps de importação automática/fotos para que nada grave metadados
- recupere apenas para a unidade interna ou SSD externo
- após a primeira passada, verifique se os vídeos recuperados realmente reproduzem até o fim
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida porque é fácil organizar os JPG, RAW, MP4, MOV etc. encontrados, e ele faz um trabalho melhor do que muita coisa genérica quando um cartão SD foi formatado. Discordo um pouco da ideia de que só a visualização já prova que a recuperação deu certo. Fotos, sim, na maioria dos casos. Vídeo, nem sempre. Um clipe pode abrir na prévia e ainda falhar na metade.
Se você quiser ler mais, procure um comparativo amigável para iniciantes dos melhores softwares de recuperação de dados para fotos, vídeos e cartões SD. Além disso, este vídeo é bom: veja como as ferramentas de recuperação de dados de cartão SD realmente funcionam
O principal é não “testar” o cartão. É assim que as pessoas transformam algo recuperável em um ah, deixa pra lá.