Como restaurar uma partição excluída no Windows sem perder meus arquivos?

Excluí acidentalmente uma partição no meu PC com Windows enquanto gerenciava unidades, e agora os dados de que preciso não estão mais acessíveis. Estou tentando restaurar a partição excluída sem formatar a unidade nem perder arquivos importantes. Qual é a maneira mais segura de recuperar uma partição excluída do Windows e proteger meus dados?

Passei por isso uma vez, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Não grave mais nada nessa unidade.

Quando uma partição é excluída, o Windows geralmente remove primeiro o registro da partição. Seus arquivos ainda podem estar lá, intocados. O perigo começa quando você cria uma nova partição, formata o espaço vazio ou copia dados novos para o mesmo disco. É aí que a recuperação começa a desandar.

Então, aqui está o que eu faria.

Abra o Gerenciamento de Disco e verifique como a unidade aparece. Se a partição ainda aparecer, mas estiver sem letra de unidade, adicionar uma letra pode resolver tudo em dois cliques. Se a área aparecer como Não alocado, eu pularia as tentativas no escuro e recuperaria os arquivos primeiro.

Tive resultados razoáveis com o Disk Drill. O que eu gostei foi como ele detectou partições excluídas e, no meu caso, manteve nomes de pastas e nomes de arquivos quase todos intactos. Isso me poupou de organizar uma pilha de arquivos recuperados aleatórios depois.

Aqui está o fluxo básico de recuperação que usei:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente. Não o instale no disco que você está tentando recuperar.

2. Abra-o e escolha a unidade física onde a partição excluída ficava.

3. Clique em Procurar por dados perdidos. Em unidades externas, ele pode pedir um tipo de verificação. Eu escolheria Verificação universal para casos normais. Se a origem for um cartão de câmera ou filmagens de drone, use Recuperação avançada de câmera.

4. Deixe a verificação terminar. Se ele encontrar a partição excluída, abra-a e examine o conteúdo.

5. Visualize alguns arquivos. Eu sempre faço isso antes de recuperar qualquer coisa.

6. Selecione os arquivos que você quer e clique em Recuperar.

7. Salve tudo em outra unidade, não de volta na mesma.

Depois que seus arquivos estiverem seguros, você terá dois caminhos. Pode tentar restaurar o layout antigo da partição com o TestDisk, ou pode criar uma nova partição no Gerenciamento de Disco, fazer uma formatação rápida e copiar os arquivos recuperados de volta. Se o seu objetivo é voltar ao trabalho rapidamente, a segunda opção costuma ser menos irritante.

Fiz isso no Windows 11. O Windows 10 é parecido o suficiente aqui. Alguns menus parecem diferentes, mas as etapas são as mesmas.

Restaure a partição antiga com o TestDisk

Se você quiser a partição original de volta em vez de apenas retirar os arquivos da unidade, vale a pena tentar o TestDisk. Ele é gratuito e, quando a tabela de partição não está muito corrompida, funciona surpreendentemente bem.

1. Baixe o TestDisk, extraia-o e execute testdisk_win.

2. Escolha Create para que ele crie um arquivo de log.

3. Selecione a unidade física onde estava a partição excluída.

4. Aceite o tipo de tabela de partição que ele detectar.

5. Escolha Analyse e depois execute Quick Search.

6. Se nada útil aparecer, execute Deeper Search.

7. Quando a partição ausente aparecer, destaque-a e escolha Write.

8. Confirme a alteração e reinicie o PC.

Se a tabela de partição não tiver sido sobrescrita de forma muito grave, a partição deverá voltar após a reinicialização.

Crie uma nova partição em vez disso

Se você já recuperou os arquivos importantes e só quer tornar a unidade utilizável novamente, este é o caminho mais rápido.

1. Pressione Win + X e abra o Gerenciamento de Disco.

2. Clique com o botão direito no espaço Não alocado e escolha Novo Volume Simples.

3. Siga o assistente, defina o tamanho se necessário, atribua uma letra de unidade e escolha NTFS ou o sistema de arquivos que melhor se encaixar na sua configuração.

4. Mantenha Executar uma formatação rápida marcado e depois conclua.

Quando a nova partição estiver pronta, copie seus arquivos recuperados de volta e tudo deve ficar bem.