Como verifico o armazenamento do iPhone e libero espaço ao mesmo tempo?

Meu iPhone está quase cheio, e comecei a receber avisos de armazenamento quando tentei atualizar o iOS e tirar fotos. Preciso de ajuda para descobrir como verificar o que está usando mais armazenamento e quais são as maneiras mais rápidas de liberar espaço sem apagar nada importante. Estou procurando passos simples para gerenciar o armazenamento do iPhone e liberar memória.

Sempre esbarro nisso com iPhones. Tudo parece normal, aí você tenta gravar um vídeo ou baixar uma atualização enorme de app, e lá está: Armazenamento Quase Cheio. Depois de um tempo, parei de tratar isso como um aviso pequeno. Quando o espaço livre fica baixo, o telefone começa a agir de forma estranha de um jeito que você sente antes mesmo de medir.

Se você quiser verificar o armazenamento sem abrir Ajustes, tive mais sorte usando um computador.

No Mac, conecte o iPhone e abra o Finder. Escolha o telefone na barra lateral. No Windows, use o Apple Devices ou o iTunes. Na parte inferior, você deve ver a barra de armazenamento com a divisão por categorias.

Confio mais nessa visualização quando preciso de uma leitura rápida antes de instalar algo grande. A página de armazenamento do próprio telefone às vezes fica lá recalculando. A visualização no computador tende a dar um número mais limpo e, pelo que vi, a etapa de sincronização muitas vezes limpa o cache temporário primeiro, então o espaço disponível parece mais próximo do que você tem naquele momento.

Se o telefone nem sequer inicializa, ou se você está verificando um aparelho mais antigo antes de vendê-lo, ainda é possível confirmar a capacidade total por meio de uma consulta de IMEI. Tive que fazer isso uma vez com um telefone velho que estava na gaveta.

Normalmente, você pode encontrar o IMEI aqui:

• Na bandeja do SIM, em muitos iPhones mais novos
  • Na parte traseira, em modelos mais antigos como o iPhone 6
  • Na caixa original
  • Na página da sua operadora, geralmente na seção de gerenciamento de dispositivo

A parte em que a maioria das pessoas se confunde é Dados do Sistema, que antes aparecia como Outros. Se você vir um bloco enorme ali, eu ainda não entraria em pânico. É a categoria que reúne de tudo.

Geralmente inclui:

• Caches de apps
  • Logs do sistema
  • Vozes da Siri
  • Fontes
  • Dicionários locais
  • Mídia temporária de apps de streaming

Então, se você faz muito streaming de música ou vídeo, seu telefone armazena partes disso para carregar mais rápido depois. O iOS deveria limpar parte disso quando o espaço aperta. Na minha experiência, ele limpa, mas mais devagar do que eu gostaria.

Pouco espaço livre também afeta o desempenho mais do que algumas pessoas esperam. Vi isso em um iPhone 13 alguns meses atrás. Os apps abriam devagar. A câmera hesitava. A rolagem parecia travada. No fim, eu tinha cerca de 2 GB restantes. Depois de liberar espaço, o telefone voltou ao normal.

As recomendações integradas da Apple ajudam um pouco. Desinstalar apps não usados. Revisar anexos grandes. Tudo bem. Mas, se a sua biblioteca de fotos é o verdadeiro problema, essas ferramentas parecem limitadas.

O que funcionou melhor para mim foi organizar a mídia por tamanho e por duplicatas primeiro. O app que acabei usando foi o Clever Cleaner.

Por que continuei com ele:

• Uso gratuito, sem anúncios nos meus testes
  • Sem aquela bobagem de teste grátis falso
  • Foca em fotos e vídeos, que era onde a maior parte do armazenamento estava indo no meu telefone
  • Mostra arquivos grandes rapidamente pela seção Heavies
  • Encontra fotos parecidas pela seção Similars
  • Processa tudo no aparelho, o que foi importante para mim por questão de privacidade

A visualização Heavies fez a maior diferença. Você vê primeiro os vídeos enormes, incluindo vídeos antigos em 4K que ocupam 1 GB ou 2 GB cada. Sem adivinhação. Sem rolagem infinita pela biblioteca inteira.

A varredura de fotos semelhantes também foi útil. Eu tiro várias fotos da mesma coisa o tempo todo e depois esqueço delas. Ela agrupou tudo isso para que eu pudesse manter uma e apagar o resto. Também gostei de ver os tamanhos exatos dos arquivos de capturas de tela, porque isso fez a limpeza parecer mensurável em vez de vaga.

Se o seu iPhone parece lento, eu verificaria o armazenamento disponível antes de fazer qualquer outra coisa. Se ele estiver perto do limite, limpar vídeos grandes e fotos duplicadas costuma corrigir a lentidão rapidamente. Para mim, apagar apps aleatórios foi a decisão errada. A mídia era a verdadeira devoradora de espaço.

Abra Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPhone. Essa página faz duas coisas ao mesmo tempo. Ela mostra o que está ocupando espaço e oferece opções de limpeza logo abaixo do gráfico.

Comece pelo que traz resultado mais rápido.

1. Toque em Ativar ao lado de Otimizar Fotos, se você usa Fotos do iCloud.
    Isso mantém versões menores no telefone. É uma grande economia para quem tem muitas fotos.

2. Revise a Mídia Baixada.
    Música, Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts. Os arquivos offline se acumulam rápido. Uma vez liberei 8 GB só com downloads de podcasts.

3. Apague anexos antigos do Mensagens.
    Em Armazenamento do iPhone, toque em Mensagens. Revise Fotos, Vídeos, GIFs, Adesivos. Conversas em grupo grandes consomem armazenamento sem você perceber.

4. Limpe os dados de sites do Safari.
    Ajustes, Safari, Limpar Histórico e Dados dos Sites. Não é muito, mas ajuda quando você está desesperado por 1 ou 2 GB.

5. Verifique o tamanho do app em comparação com Documentos e Dados.
    Se um app tem 200 MB, mas Documentos e Dados ocupam 5 GB, apague e reinstale. Apps sociais fazem muito isso. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre depender primeiro de um computador. A página de armazenamento do telefone é melhor para limpeza porque leva direto aos maiores vilões.

6. Defina a exclusão automática de mensagens.
    Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens. Mude de Para Sempre para 1 Ano ou 30 Dias se você não precisa de conversas antigas.

7. Esvazie Apagados Recentemente.
    Fotos e Arquivos mantêm os itens apagados por um tempo. Se você pular isso, o espaço não volta imediatamente.

Se fotos e vídeos são o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele torna a limpeza de duplicatas e de vídeos grandes mais rápida do que a visualização integrada da Apple.

Além disso, se você precisa de um passo a passo de exemplo, este vídeo do Facebook sobre como liberar armazenamento do iPhone é fácil de acompanhar.

Eu pularia a abordagem de usar o computador primeiro, a menos que a tela de armazenamento do seu iPhone esteja totalmente travada. O @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que o Finder/iTunes oferece uma visão geral limpa, mas para realmente resolver o problema rápido, o próprio telefone é mais útil.

O que eu faria e que ainda não foi mencionado:

• Vá em Ajustes > Câmera > Formatos e mude para Alta Eficiência se estiver em Mais Compatível. As futuras fotos/vídeos ocuparão menos espaço.
  • Em Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo, reduza de 4K para 1080p, a menos que você realmente precise de 4K. Isso evita que o problema volte logo em seguida.
  • Verifique os Memos de Voz. Estranhamente passam despercebidos, e gravações longas podem consumir vários gigas.
  • Abra o app Arquivos > No Meu iPhone e classifique por tamanho. Muita gente esquece ZIPs baixados, PDFs, edições de vídeo etc.
  • Veja GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom, rascunhos do TikTok se você usa esses apps. Os caches de rascunho/exportação são brutais.

Para uma combinação rápida de verificar + limpar, eu ainda usaria Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone primeiro e depois focaria na mídia. É aí que apps como o Clever Cleaner ajudam mais do que as ferramentas nativas da Apple, especialmente para fotos duplicadas e vídeos gigantes. Se a sua biblioteca for a principal culpada, este guia sobre o app de limpeza de iPhone mais bem avaliado para liberar armazenamento rapidamente provavelmente vale a pena conferir.

Além disso, reinicie o telefone depois de apagar um monte de coisas. Às vezes o iOS age como se tivesse “liberado” espaço, mas não mostra tudo imediatamente. Irritante, mas sim, isso acontece.

Uma coisa que eu acrescentaria, que os outros mal tocaram: verifique o que vai voltar a crescer amanhã, não apenas o que está grande hoje.

Em Ajustes > Celular você pode ver quais apps estão constantemente baixando ou sincronizando. Apps como WhatsApp, Instagram, TikTok, Telegram e unidades na nuvem silenciosamente voltam a preencher o armazenamento após cada limpeza. Na verdade, eu discordo um pouco da prioridade de “limpar os dados do Safari”. Ajuda, claro, mas se o seu telefone está quase cheio, caches recorrentes de mídia e downloads de chats geralmente são o verdadeiro vazamento.

Algumas verificações úteis que complementam o que @andarilhonoturno, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer já cobriram:

• App Mail: anexos enormes e caixas de correio offline podem ocupar uma quantidade surpreendente.
  • Apps de livros e PDF: livros didáticos, manuais, quadrinhos e audiolivros baixados.
  • Mapas: mapas offline no Apple Maps ou Google Maps.
  • Configurações de apps de streaming: muitos apps baixam automaticamente conteúdo inteligente em segundo plano.
  • Apps de chat de terceiros: alguns têm seu próprio gerenciador de armazenamento dentro do app, o que é melhor do que excluir o app inteiro.

Se as fotos são o principal problema, Clever Cleaner é um dos melhores atalhos para remover duplicatas e vídeos gigantes.

Prós

• Verificação visual rápida
  • Bom para fotos duplicadas ou semelhantes
  • Ajuda a identificar vídeos enormes rapidamente

Contras

• Melhor principalmente para limpeza de fotos e vídeos
  • Você ainda precisa fazer limpeza manual de caches de apps, downloads e mensagens
  • Ferramentas de fotos semelhantes sempre precisam de uma revisão humana rápida antes de excluir

Minha ordem seria:

1. Página de Armazenamento do iPhone
  2. Mídia de mensagens/chat
  3. Downloads e mídia offline
  4. Limpeza de fotos/vídeos com Clever Cleaner se a biblioteca for a culpada
  5. Reiniciar e verificar novamente o espaço livre

Além disso, deixe pelo menos 5 a 10 GB livres depois. Se você liberar apenas 1 GB, o aviso geralmente volta logo em seguida.