Meu SSD externo parou de montar de repente no meu Mac, e continuo recebendo o erro Com.apple.diskmanagement.disenter quando tento abri-lo. O Utilitário de Disco consegue ver a unidade, mas não consigo acessar nenhum dos meus arquivos, e estou preocupado em perder dados importantes. Preciso de ajuda para descobrir o que causa esse erro e qual é a forma mais segura de fazer o SSD montar novamente.
A unidade aparece no Utilitário de Disco, mas continua acinzentada
Encontrei isso com uma unidade externa há algum tempo. O Utilitário de Disco reconhecia o hardware, mas o volume não montava, e o macOS mostrava o erro com.apple.DiskManagement.disenter. O que descobri foi simples o bastante. O Mac conseguia ver a própria unidade, mas travava na camada do sistema de arquivos.
Pelo que vi, isso normalmente vinha de uma de algumas causas. A unidade foi desconectada sem ejetar. O sistema de arquivos acabou ficando em um estado ruim. Ou o macOS começou a verificar o disco em segundo plano e nunca terminou.
Antes de presumir que os dados já eram, comece pelas opções de baixo risco.
1. Encerre um processo fsck travado
Foi a primeira coisa que tentei, e no meu caso isso fez diferença.
Se uma unidade for desconectada de forma brusca, o macOS frequentemente inicia o fsck por conta própria. Essa verificação deveria manter tudo seguro, mas enquanto está em execução, o disco muitas vezes permanece bloqueado. Em unidades externas grandes, e no exFAT em particular, já vi isso ficar parado para sempre.
Abra o Terminal em Aplicativos > Utilitários e execute:
sudo pkill -f fsck
Digite a senha do seu Mac quando for solicitado. Você não verá os caracteres aparecerem. A Apple ainda faz assim.
O que isso faz é interromper o processo de verificação do sistema de arquivos se ele estiver travado. Algumas vezes, vi a unidade montar logo depois. Se a sua voltar em modo somente leitura, pare de mexer nela e copie primeiro os arquivos importantes.
2. Execute o Primeiros Socorros em todas as camadas, não só no volume
Essa parte passa batida com frequência.
Abra o Utilitário de Disco. Clique em Visualizar e depois em Mostrar Todos os Dispositivos. Você quer ver toda a pilha, não apenas o volume superior. Em muitas unidades, há o disco físico, depois um contêiner, depois o volume montado ou desmontado.
Execute o Primeiros Socorros nesta ordem:
- Disco físico
- Contêiner
- Volume
Eu executaria mais de uma vez se a primeira passada relatasse alterações. Já aconteceu de uma passada corrigir um problema e a segunda detectar o próximo. Parece bobo, mas já vi funcionar.
3. Encerre a sessão e tente de novo, ou troque de usuário
Parece fácil demais, mas eu ainda faria isso.
Algumas vezes a unidade estava boa e a parte estranha era o DiskManagement na minha conta. Encerrei a sessão, entrei de novo, e o disco montou como se nada tivesse acontecido. Se o seu Mac tiver outra conta de usuário, teste por ela também.
Se montar na outra conta, talvez o problema não seja a unidade em si. Seu perfil principal, as permissões dele, ou alguma preferência salva corrompida podem estar envolvidos.
4. Verifique se o Time Machine está prendendo a unidade
Se o disco já foi usado com o Time Machine, às vezes o macOS fica insistente com ele.
Vá em Ajustes do Sistema e desative por um tempo os backups automáticos do Time Machine. Já vi processos de backup e snapshots manterem um disco ocupado por mais tempo do que o esperado. Depois de desativar, às vezes a unidade é liberada e monta normalmente.
5. Se o Primeiros Socorros e o Terminal falharem, mude para o modo de recuperação dos seus arquivos
É aqui que eu paro de tentar correções aleatórias.
Se a unidade ainda se recusar a montar, insistir em várias tentativas de reparo é um mau hábito. Aprendi isso da pior forma em um HD externo antigo, onde cada tentativa extra deixava a árvore de arquivos mais bagunçada. Se já houver danos ao diretório, forçar reparos repetidamente não melhora suas chances.
Nesse estágio, eu passaria primeiro para a recuperação. Disk Drill é uma opção. Ele verifica os dados brutos da unidade mesmo quando o macOS não consegue montar o volume da forma normal. Às vezes ele reconstrói parte suficiente da estrutura de pastas para extrair seus arquivos para outro disco.
A ordem importa. Tire os dados primeiro. Conserte ou apague a unidade depois.
6. Apague a unidade só depois que os arquivos estiverem seguros
Quando seus dados já estiverem em outro lugar, aí sim apague a unidade problemática.
No Utilitário de Disco, selecione o disco físico e escolha Apagar.
O formato que você escolhe depende de onde a unidade será usada:
- Apenas Mac, APFS
- Fluxos de trabalho com Macs mais antigos, Mac OS Expandido com Registro Cronológico
- Mac e Windows, exFAT
Se você precisar de exFAT, eu formataria pelo Mac se esse problema começou nele. Tive menos problemas estranhos de montagem fazendo assim.
Algumas coisas que eu tenho em mente agora
- Sempre ejete antes de desconectar
- Discos grandes demoram muito para serem verificados
- O exFAT fica instável com mais frequência do que eu gostaria
- RAID não substitui backups
Se o Primeiros Socorros parecer travado, dê mais tempo do que parece razoável. Já vi discos grandes ficarem parados por eras e depois terminarem.
Se o Utilitário de Disco vê o SSD, eu pararia de tentar montá-lo repetidamente. Cada tentativa frustrada de montagem ou reparo aumenta o risco de mais bagunça no sistema de arquivos, especialmente se o mapa de partição estiver danificado.
Algumas coisas que eu verificaria e que o @mikeappsreviewer não cobriu.
Execute isto no Terminal:
diskutil list
Veja se a unidade mostra um esquema de partição válido, GUID Partition Map, e se o tipo de volume parece normal, APFS, HFS+, exFAT, NTFS. Se a entrada da partição parecer ausente ou estranha, o problema geralmente está no mapa, não no volume.
Depois tente uma verificação sem montagem:
diskutil verifyDisk /dev/diskX
diskutil verifyVolume /dev/diskXsY
Use os IDs reais do seu disco. Isso verifica a estrutura sem forçar a montagem. Etapa inicial mais segura.
Verifique também os logs do sistema:
log show --last 10m --predicate 'process == ‘diskmanagementd’
Se você vir erros de I/O, erros de checksum ou desconexões repetidas, pense primeiro no caminho de hardware. Cabo ruim, case ruim, hub USB fraco ou problema de energia do SSD. Já vi mais casos desses serem problemas de cabo/case do que bugs do macOS.
Eu também tentaria:
- Cabo diferente.
- Porta diferente.
- Sem hub ou adaptador.
- Outro Mac, se disponível.
Se a unidade estiver criptografada, tente desbloqueá-la no Terminal com diskutil apfs unlockVolume ou diskutil coreStorage unlockVolume, dependendo do formato.
Se seus arquivos importam, o Disk Drill é um próximo passo sólido antes de apagar ou fazer reparos pesados. É melhor escanear e recuperar os dados primeiro, depois apagar o SSD mais tarde.
Para quem estiver lendo, a atitude mais segura é parar de interagir com o disco e focar na recuperação de arquivos de um SSD externo que não monta. Tópico da Apple aqui se você quiser outro exemplo de caso: corrigindo erros de montagem com com.apple.diskmanagement.disenter no Mac
Se o Utilitário de Disco vê o SSD, mas o Finder não consegue montá-lo, eu gastaria menos tempo em ciclos de Primeiros Socorros e mais tempo tentando descobrir se isso é um problema no sistema de arquivos ou uma ponte USB/NVMe instável. Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @nachtschatten disseram, mas estou um pouco menos convencido de matar o fsck imediatamente, a menos que você saiba que ele realmente travou. Às vezes ele só está beeem lento e as pessoas interrompem a única coisa que está tentando salvar o volume.
Algumas coisas que eu faria de forma diferente:
1. Verifique as informações SMART / de integridade
No Terminal:
diskutil info /dev/diskX
Procure por Nome da Mídia, Protocolo, status SMART se estiver disponível, e se aparece Read-Only Media: Yes. Se o SSD mudou para somente leitura, isso pode ser o próprio drive se protegendo, não o macOS agindo de forma estranha.
2. Tente montar em somente leitura
Isso é subestimado se seus arquivos importam.
diskutil mount readOnly /dev/diskXsY
Se montar em somente leitura, pare por aí e copie os dados. Não tente corrigir primeiro.
3. Descarte problemas do gabinete
Problemas com SSD externo muitas vezes são, estranhamente, do chipset do gabinete, não do SSD. Se for um NVMe/SATA removível dentro de um case USB, teste o drive sem o gabinete em outro case, se possível. Placas de ponte baratas adoram falhar de maneiras absurdas.
4. Verifique se o UUID do tipo de partição está errado
Já vi volumes que existem, mas têm o marcador de tipo de partição errado, então o macOS vê alguma coisa, mas não consegue montar corretamente. gpt -r show /dev/diskX pode revelar isso. Isso é mais avançado, então não comece a editar entradas GPT a menos que saiba o que está fazendo.
5. Se for exFAT, tenha cuidado redobrado
Sinceramente, exFAT é conveniente até decidir que hoje é o dia. Muitos desses problemas de montagem/disenter em SSDs portáteis acabam sendo corrupção no exFAT após uma desconexão insegura ou algum evento suspeito de energia em hub.
Se os dados importam, eu priorizaria a recuperação antes de reparos mais profundos. Disk Drill é realmente útil aqui porque pode escanear um SSD externo que o macOS não consegue montar e permitir recuperar arquivos para outro drive. Esse é um caminho melhor do que cutucar o disco mais 27 vezes e torcer para que a mágica da Apple entre em ação.
Também vale verificar se isto se aplica ao seu modelo ou sintomas: corrigindo erros do Utilitário de Disco e disenter em drives Seagate para macOS
Versão curta: tente montar em somente leitura, teste outro gabinete/cabo/caminho, verifique as informações de integridade e depois recupere com Disk Drill antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Esse é o caminho com menos chance de arrependimento, na minha opinião.