Estou tentando liberar armazenamento no meu iPhone limpando o cache do aplicativo do Facebook, mas estou preocupado que isso possa remover conversas do Messenger, fotos ou dados de login. Alguém já fez isso e pode explicar o que realmente é excluído?
Se o Facebook está ocupando uma quantidade ridícula de espaço no seu iPhone, basicamente há duas formas de lidar com isso. Uma é a solução rápida e menos irritante. A outra é a redefinição completa.
O iOS não oferece a mesma opção simples de limpar cache que o Android oferece, então você precisa contornar isso um pouco.
A opção mais fácil é descarregar o app. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, toque em Facebook e depois escolha Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados salvos, então quando você reinstalá-lo, provavelmente ainda estará conectado e não precisará refazer tudo.
Isso pode liberar algum espaço, mas não espere milagres. Se o Facebook está ali usando 2 GB ou 3 GB, descarregar provavelmente não será suficiente.
Para uma limpeza de verdade, apague o app completamente e reinstale-o. Você pode fazer isso pela tela de Armazenamento do iPhone ou simplesmente pressionar e segurar o ícone do Facebook e escolher Apagar App. É isso que limpa a seção inchada de Documentos e Dados, incluindo imagens em cache, miniaturas, scripts e todo o resto de lixo que o app acumula com o tempo.
Suas publicações, fotos, amigos e conta do Facebook não vão desaparecer. Essas coisas ficam armazenadas pelo Facebook, não apenas no seu celular. Mas você será desconectado, então certifique-se de saber sua senha e de conseguir lidar com qualquer login com autenticação de dois fatores antes de apagá-lo.
Além disso, o Messenger é separado. Apagar o Facebook não limpa o armazenamento do Messenger. Se o Messenger também estiver inchado, você terá que lidar com esse app separadamente.
Há uma opção menor de limpeza dentro do Facebook que muita gente não percebe. O Facebook tem seu próprio navegador interno no app, e ele armazena cookies e cache sempre que você abre links dentro do app. Abra o Facebook, toque em Menu com as três linhas e depois vá em Configurações e privacidade > Configurações. Role até Navegador e toque em Limpar ao lado de Cookies e cache.
Isso ajuda um pouco. Não vai liberar toneladas de espaço, mas vale a pena fazer se você já está tentando aproveitar cada pedacinho possível.
A parte irritante é que o Facebook vai começar a preencher esse espaço de novo quase imediatamente. Role pelos Reels, abra fotos, assista a vídeos, toque em várias coisas por um tempo, e o cache começa a ser reconstruído porque o app quer que as coisas carreguem mais rápido na próxima vez.
Eu costumava continuar apagando e reinstalando Facebook, Instagram e TikTok, achando que estava resolvendo o problema de armazenamento. Eu liberava talvez 500 MB aqui e ali, e no dia seguinte parecia que o espaço já tinha sumido de novo.
O que fez uma diferença maior foi olhar minha biblioteca de fotos. Ali estava a verdadeira bagunça. Capturas de tela antigas, fotos borradas de recibos, imagens duplicadas, vídeos aleatórios e um monte de fotos quase idênticas que eu nunca mais revi.
Se você está sempre lutando contra o aviso de Armazenamento Cheio, dê uma olhada no Clever Cleaner. Eu o encontrei depois de me cansar de apps de limpeza que escondem os recursos úteis atrás de assinaturas ou enchem você de anúncios.
Este aqui é realmente grátis, sem anúncios, sem bloqueio por pagamento e sem nível pro. A seção Heavies é útil porque organiza suas fotos e vídeos por tamanho de arquivo, então você pode localizar rapidamente aquele vídeo enorme em 4K ou clipe aleatório que está consumindo muito armazenamento.
A aba Similars provavelmente é a melhor parte. Ela agrupa fotos que são quase iguais, mostra o tamanho dos arquivos e facilita manter a melhor e apagar o resto. Também há uma seção de capturas de tela, o que ajuda se o rolo da câmera está cheio de coisas que você salvou para ver depois e nunca mais abriu.
Outra coisa boa é que ele funciona no dispositivo. Ele não está enviando suas fotos privadas para algum lugar só para organizá-las.
Então sim, apagar e reinstalar o Facebook pode dar um alívio rápido, especialmente se o app estiver com falhas ou inchado. Mas se você está fazendo isso toda semana só para manter o celular utilizável, o Facebook provavelmente não é o principal problema. Suas fotos e vídeos geralmente são onde a verdadeira limpeza de armazenamento acontece.
Não exclua o Messenger, a menos que você realmente queira limpar também os dados locais do app do Messenger. Facebook e Messenger são apps separados no iPhone, então remover o app do Facebook não é a mesma coisa que apagar suas conversas do Messenger.
Se você excluir e reinstalar o Facebook, o que some são os arquivos locais do app do Facebook: imagens em cache, cookies da web, arquivos temporários, estado salvo do app e, normalmente, sua sessão de login no Facebook. Sua conta, publicações, fotos do Facebook, amigos e chats do Messenger não ficam armazenados apenas dentro desse app. O Messenger ainda deve continuar lá com seu próprio armazenamento e seu próprio login, a menos que você remova o Messenger separadamente.
O pequeno porém são as coisas apenas locais. Se você tinha uma publicação do Facebook escrita pela metade, cookies do navegador interno do app ou downloads/cache dentro do Facebook, não espere que isso permaneça. E, após reinstalar, o Armazenamento do iPhone pode não mostrar o espaço liberado instantaneamente. Às vezes, é preciso fechar os Ajustes, reiniciar o telefone ou simplesmente esperar um pouco até que o número de armazenamento fique correto.
Espere que a limpeza seja mais como redefinir o aplicativo do Facebook do que apagar sua vida no Facebook. Excluir o Facebook do iPhone não deve apagar conversas do Messenger nem fotos, porque o Messenger tem seu próprio armazenamento de aplicativo e suas mensagens estão vinculadas à sua conta. A primeira coisa que eu verificaria é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, porque o iOS mostra Facebook e Messenger separadamente. Se o Messenger for o que está usando vários GB, limpar o Facebook não afetará isso. Quanto ao próprio Facebook, presuma que você pode perder o cache local do aplicativo, cookies do navegador, rascunhos e a sessão de login, então certifique-se de que sua senha e a autenticação em dois fatores estejam em ordem antes de excluí-lo.