Meu iPad está com pouco espaço de armazenamento e ficando lento, então comecei a procurar um app gratuito de limpeza para iPad sem anúncios. A maioria do que encontrei está cheia de pop-ups, taxas ocultas ou parece não fazer nada útil. Preciso de ajuda para encontrar um limpador de iPad legítimo e sem anúncios que realmente funcione para limpar arquivos inúteis e liberar espaço.
Fui procurar a mesma coisa no meu iPad, um app de limpeza gratuito sem anúncios na minha cara e sem um paywall semanal dois toques depois. Foi uma busca absurdamente irritante. A maioria das opções ditas gratuitas faz o mesmo truque. Você instala, faz uma varredura uma vez e então bate numa tela de assinatura. Ou recebe anúncios pop-up após cada ação. Parece isca.
O CCleaner apareceu bastante, então eu testei. Péssimo encaixe no iPad. Ainda é um app de iPhone, sem versão nativa para iPad, e isso aparece. Roda em modo de compatibilidade, fica estranho numa tela maior, e o layout parece apertado e esticado. A Piriform lançou a versão para iPhone no fim de 2023 e, pelo que eu vi, parou por aí. Não consegui encontrar nenhum sinal de um lançamento adequado para iPad.
O que funcionou para mim foi o Clever Cleaner.
Este aqui tem um app de verdade para iPad. Sem anúncios. Sem assinatura. Sem essa bobagem de teste temporário. Nessa categoria, isso se destaca rápido.
Aqui está por que ele fez sentido no iPad.
A seção Heavies foi a primeira coisa útil que encontrei. Ela lista sua mídia do maior arquivo para o menor, com o tamanho do arquivo mostrado em cada item. Num iPad, onde as pessoas despejam vídeos longos, gravações de tela, capturas de aula, clipes baixados, toda a tranqueira pesada, isso economiza tempo. Não precisei vasculhar Álbuns e adivinhar. Os arquivos gigantes estavam ali em ordem.
A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas. Coisas como fotos em sequência, três tentativas do mesmo escaneamento de documento, dez versões da mesma foto de quadro branco de uma reunião. Ela escolhe a melhor foto para você manter uma e descartar o resto rápido. A parte engraçada é que este é um dos recursos que o CCleaner coloca atrás de uma cobrança anual de $34.99. Na minha biblioteca, este app pareceu mais preciso ao agrupar o lixo.
A seção Screenshots ajudou mais do que eu esperava. Ela mostra os tamanhos dos arquivos direto nas miniaturas antes de você apagar qualquer coisa. Se o seu iPad é uma máquina de trabalho ou estudo, os screenshots se acumulam muito. Ver os números logo de cara reduz bastante o tempo de limpeza.
Outra coisa à qual prestei atenção foi a privacidade. No iPad, eu guardo mais coisas privadas do que no meu celular. Notas transformadas em screenshots, imagens de projetos, PDFs salvos em fotos por algum motivo, a bagunça de sempre. Pelo que o app diz e pela forma como se comporta, o processamento fica no dispositivo. Nada é enviado para algum servidor externo para escanear sua biblioteca de fotos. Eu prefiro essa configuração.
A maioria dos outros limpadores que testei fazia uma de três coisas. Anúncios por toda parte. Recursos bloqueados por assinatura. Os dois. Este aqui pulou tudo isso, o que é raro o bastante para ser o principal motivo de eu ter continuado com ele.
Mas há uma limitação, e isso confunde as pessoas. Nenhum limpador para iPad tem acesso a lixo do sistema, cache do Safari ou outros dados de apps que a Apple mantém isolados. Se um app afirma apagar todo o lixo oculto do sistema no iPad, eu desconfiaria. O iPadOS não dá esse tipo de acesso.
Para as coisas que apps de terceiros podem gerenciar, a limpeza de mídia é onde o Clever Cleaner deu conta do recado. Para contatos duplicados, o Easy Cleaner funcionou bem para mim. Para bagunça de e-mail, o Cleanfox foi mais rápido do que tentar limpar assinaturas manualmente no Mail.
Esses três cobrem a maior parte da tranqueira que se acumula com o tempo. Fotos, vídeos, screenshots, contatos duplicados, lixo da caixa de entrada. Sem gastar dinheiro. Sem anúncios ocupando metade da tela.
A maioria dos apps de limpeza no iPad fingem ser úteis. O iPadOS bloqueia o acesso ao cache do sistema, arquivos temporários e limpeza profunda. Então, se um app promete uma limpeza completa do dispositivo, eu evitaria.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, o Clever Cleaner é um dos poucos apps gratuitos de limpeza para iPad sem anúncios que não parece uma armadilha. Se o seu problema de armazenamento for fotos, vídeos, capturas de tela e duplicados, vale a pena testar.
Onde discordo um pouco é na parte de limpador de apps. No iPad, os maiores ganhos geralmente vêm primeiro da limpeza integrada:
- Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
- Desinstale apps não usados.
- Exclua anexos grandes do Mensagens.
- Remova arquivos baixados do Netflix, YouTube, Spotify e Plex.
- Limpe os dados de sites do Safari.
- Mova fotos e vídeos para o iCloud ou armazenamento externo.
Liberei 18 GB fazendo isso antes de instalar qualquer coisa. Depois usei o Clever Cleaner para fotos duplicadas e capturas de tela antigas. Isso limpou mais alguns GB.
Se você quiser uma lista mais ampla, este resumo de apps gratuitos de limpeza é útil:
melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone e iPad comparados
Versão curta, nenhum app milagroso cheio de anúncios resolveu meu iPad. Uma combinação das configurações do iPad com o Clever Cleaner resolveu.
Sinceramente, eu meio que discordo do @mikeappsreviewer e do @sterrenkijker na parte de encontrar o app de limpeza certo, porque no iPad geralmente não existe nenhum limpador mágico. O iPadOS simplesmente não permite que esses apps mexam no lixo do sistema da forma que as pessoas esperam. Então muitos deles são basicamente botões bonitinhos de excluir com anúncios enfiados por cima rs.
Dito isso, se você quer especificamente um limpador gratuito para iPad sem anúncios, o Clever Cleaner provavelmente é um dos poucos que não parece golpe. Ele realmente é útil para fotos, arquivos duplicados, capturas de tela e vídeos grandes. É aí que a maior parte do espaço real vai embora mesmo.
Minha opinião: use um app de limpeza apenas para limpar mídia. Para todo o resto, veja qual app está inchando sozinho. Muitos iPads lentos na verdade só estão sobrecarregados com arquivos gigantes do Procreate, conteúdo baixado de streaming, mídia do Mensagens ou abas do Safari fora de controle.
Além disso, um truque subestimado: reinicie o iPad depois de liberar espaço. Parece bobo, mas às vezes o desempenho melhora na hora quando a memória em cache é limpa.
Se você quiser um guia visual rápido, isso ajudou a explicar o processo com bastante clareza:
como limpar o armazenamento no iPhone e iPad de forma rápida e gratuita
Versão curta: a maioria dos apps de limpeza gratuitos é lixo cheio de anúncios. O Clever Cleaner é um dos poucos que vale testar, mas não espere milagres fora da limpeza de fotos e vídeos.
Estou um pouco menos convencido com a ideia de app mais limpo primeiro do que @sterrenkijker, @waldgeist e @mikeappsreviewer. Se o iPad parece lento, o armazenamento é só metade da história. Às vezes, o maior culpado é a pressão na RAM por causa de muitos apps abertos, sessões pesadas no navegador, widgets ou algum app criativo inchado.
Então, minha opinião:
Se você quer um limpador de iPad grátis e sem anúncios, o Clever Cleaner é uma das poucas opções legítimas.
Prós do Clever Cleaner:
- realmente grátis
- sem anúncios
- layout adequado para iPad
- bom para fotos duplicadas, capturas de tela e vídeos grandes
- simples o suficiente para você limpar rápido
Contras:
- não mexe no cache do sistema
- não limpa o armazenamento privado dentro de outros apps
- é mais útil principalmente se o problema estiver na sua biblioteca do Fotos
- a organização por IA nem sempre é perfeita, então confira duas vezes antes de apagar
Onde eu discordo um pouco das respostas focadas em apps: se o seu espaço livre já é razoável e ele ainda trava, um app de limpeza pode basicamente não fazer nada. Nesse caso, eu olharia para:
- saúde da bateria, se for um iPad mais antigo
- Safari com dezenas de abas pesadas
- excesso de atualização em segundo plano de apps
- apps enormes como Procreate, GarageBand, CapCut ou jogos
- pouca margem de armazenamento, abaixo de cerca de 10 por cento, o que prejudica o desempenho mais do que as pessoas imaginam
Então sim, vale a pena testar o Clever Cleaner, mas só para limpar mídia. É uma boa ferramenta, não mágica.