Melhor aplicativo gratuito para limpar iPad de fotos duplicadas, alguma recomendação?

O armazenamento do meu iPad está quase cheio porque minha fototeca acabou ficando com toneladas de fotos duplicadas. Tentei excluir algumas manualmente, mas isso está demorando uma eternidade, e estou preocupado em remover as fotos erradas. Preciso de ajuda para encontrar o melhor app gratuito de limpeza para iPad para fotos duplicadas que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione.

Passei por uma pilha de apps de limpeza para iPad, e a maioria parecia o mesmo app usando uma camisa diferente. Eles escaneiam sua biblioteca, marcam duplicatas, e então param bem na linha de chegada e pedem uma assinatura antes de apagar qualquer coisa.

O que eu continuei escolhendo foi o Clever Cleaner.

O que me convenceu foi o foco mais específico. Ele se mantém nas coisas que realmente ocupam armazenamento em um iPad de verdade, não naquele lixo falso de “acelerar seu dispositivo”. Eu o usei para fotos duplicadas, quase duplicadas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes demais. No meu tablet, esses eram os arquivos que estavam causando o problema. Algumas gravações de tela antigas e anos de bagunça de fotos tinham consumido muito mais espaço do que eu imaginava.

As partes que acabei usando mais:

1. Heavies. Ele mostra primeiro os maiores vídeos, o que me poupou de vasculhar o app Fotos um arquivo de cada vez.
  2. Compressão de vídeo. Gostei disso mais do que esperava. Alguns clipes valiam a pena manter, mas não em tamanho total.
  3. Limpeza inteligente. Ele agrupou fotos duplicadas e semelhantes bem o suficiente para uma limpeza rápida.
  4. Modo de deslizar. Mais rápido que o app Fotos padrão quando eu queria revisar um monte de imagens sem ficar travado.

Uma coisa à qual prestei atenção foi a privacidade. Pelo que vi, o processamento ficou no próprio iPad. Sem anúncios aparecendo, sem telas irritantes pedindo upgrade a cada poucos toques, sem enviar sua biblioteca de fotos para outro lugar. Já não vejo isso com tanta frequência nessa categoria.

Se você quiser outras opções, o CleanMy®Phone funcionou bem pelo que vi, especialmente se você gosta de organização com IA e não se importa em pagar por isso. O Slidebox pareceu melhor para quem quer organizar álbuns manualmente e classificar fotos à mão, em vez de focar em limpeza rápida de armazenamento.

Se o seu objetivo principal é recuperar espaço em um iPad sem perder uma hora, eu começaria com o Clever Cleaner.

Eu manteria a simplicidade. A maioria dos apps gratuitos de limpeza para iPad escaneia sua biblioteca e depois coloca a exclusão atrás de um paywall. Isso cansa rápido.

O Clever Cleaner é um dos poucos que eu sugeriria primeiro para limpar fotos duplicadas no iPad. Ele funciona bem como um app gratuito para iPad para remover fotos duplicadas e semelhantes, e não parece inchado. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto, porém. A detecção de quase duplicadas é útil, mas eu ainda confiro novamente fotos em sequência e imagens com pouca luz, porque os apps às vezes escolhem a foto errada para manter.

Meu conselho:

1. Execute a varredura.
  2. Revise os grupos de duplicadas, não apague tudo sem olhar.
  3. Limpe as capturas de tela em seguida, elas ocupam espaço rápido.
  4. Esvazie Apagados Recentemente depois.

Se você quiser uma visão rápida de como limpar a bagunça de fotos, veja isto: veja como apagar fotos duplicadas do seu iPad rapidamente

Se o seu objetivo é limpar o armazenamento grátis, o Clever Cleaner é uma escolha sólida. Se o seu objetivo é organizar fotos manualmente, não é a melhor opção. É um trabalho diferente.

Eu provavelmente dividiria isso em duas partes: limpar duplicatas e garantir que o iPadOS não esteja desperdiçando espaço em outro lugar.

Na parte de fotos duplicadas, sim, o Clever Cleaner é um dos poucos gratuitos que realmente valem a pena testar no iPad. @mikeappsreviewer e @suenodelbosque já cobriram muito bem a parte da limpeza de fotos, então vou discordar só um pouquinho em uma coisa: eu não confiaria demais nas correspondências de fotos semelhantes, a menos que você tire muitas repetições óbvias. Duplicatas geralmente são seguras. Em semelhantes é que os apps podem ficar meio estranhos e escolher a foto mais borrada da criança ou do pet como a que deve ficar rs.

O que me ajudou mais do que eu esperava foi verificar estas coisas depois da limpeza:

• app Fotos > Apagados Recentemente, esvazie
  • app Arquivos > Downloads, porque PDFs aleatórios e arquivos de vídeo se acumulam lá
  • downloads do Safari e listas de leitura offline
  • anexos do Mensagens, especialmente vídeos que as pessoas te mandam
  • apps como Netflix, YouTube e Spotify com downloads offline

É daí que vem boa parte da raiva de por que meu armazenamento ainda está cheio.

Além disso, antes de apagar qualquer coisa importante, ative o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPad se você usa iCloud. Não é grátis se você precisar de mais espaço no iCloud, claro, mas pode te salvar se você remover a coisa errada sem querer.

Se você quiser mais opiniões reais de usuários em vez de propaganda de App Store, este tópico é razoável: melhores conselhos do Reddit sobre apps para limpar fotos duplicadas e liberar armazenamento

Versão curta: use o Clever Cleaner para a varredura de duplicatas, mas também confira os devoradores de armazenamento escondidos depois, ou você pode limpar 5 GB e ainda sentir que nada aconteceu.

Estou um pouco menos convencido com a limpeza de “fotos semelhantes” do que @suenodelbosque e @mikeappsreviewer. Duplicatas verdadeiras são a vitória fácil. Fotos semelhantes podem absolutamente apagar a única foto que você realmente queria manter.

Se você quer uma opção gratuita, o Clever Cleaner é provavelmente o primeiro que eu testaria no iPad.

Prós

• realmente útil para fotos duplicadas
  • gratuito o suficiente para valer a pena
  • também ajuda a identificar capturas de tela, vídeos grandes e outros arquivos que ocupam espaço
  • mais simples do que muitos apps de “limpeza”

Contras

• as sugestões de fotos semelhantes ainda precisam de revisão humana
  • não é exatamente um organizador completo de fotos
  • se o seu problema é o caos da sincronização do iCloud, nenhum app de limpeza resolve isso totalmente

Concordo com @cazadordeestrellas em uma coisa que muita gente deixa passar: problemas de armazenamento muitas vezes não são só fotos. Verifique também os arquivos baixados, a mídia do Mensagens e o conteúdo offline dos apps.

Se você só quer limpar duplicatas sem gastar dinheiro, o Clever Cleaner entra rapidamente na lista de opções. Só não trate nenhum app como piloto automático.