O armazenamento do meu iPad está quase cheio porque minha fototeca acabou ficando com toneladas de fotos duplicadas. Tentei excluir algumas manualmente, mas isso está demorando uma eternidade, e estou preocupado em remover as fotos erradas. Preciso de ajuda para encontrar o melhor app gratuito de limpeza para iPad para fotos duplicadas que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione.
Passei por uma pilha de apps de limpeza para iPad, e a maioria parecia o mesmo app usando uma camisa diferente. Eles escaneiam sua biblioteca, marcam duplicatas, e então param bem na linha de chegada e pedem uma assinatura antes de apagar qualquer coisa.
O que eu continuei escolhendo foi o Clever Cleaner.
O que me convenceu foi o foco mais específico. Ele se mantém nas coisas que realmente ocupam armazenamento em um iPad de verdade, não naquele lixo falso de “acelerar seu dispositivo”. Eu o usei para fotos duplicadas, quase duplicadas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes demais. No meu tablet, esses eram os arquivos que estavam causando o problema. Algumas gravações de tela antigas e anos de bagunça de fotos tinham consumido muito mais espaço do que eu imaginava.
As partes que acabei usando mais:
- Heavies. Ele mostra primeiro os maiores vídeos, o que me poupou de vasculhar o app Fotos um arquivo de cada vez.
- Compressão de vídeo. Gostei disso mais do que esperava. Alguns clipes valiam a pena manter, mas não em tamanho total.
- Limpeza inteligente. Ele agrupou fotos duplicadas e semelhantes bem o suficiente para uma limpeza rápida.
- Modo de deslizar. Mais rápido que o app Fotos padrão quando eu queria revisar um monte de imagens sem ficar travado.
Uma coisa à qual prestei atenção foi a privacidade. Pelo que vi, o processamento ficou no próprio iPad. Sem anúncios aparecendo, sem telas irritantes pedindo upgrade a cada poucos toques, sem enviar sua biblioteca de fotos para outro lugar. Já não vejo isso com tanta frequência nessa categoria.
Se você quiser outras opções, o CleanMy®Phone funcionou bem pelo que vi, especialmente se você gosta de organização com IA e não se importa em pagar por isso. O Slidebox pareceu melhor para quem quer organizar álbuns manualmente e classificar fotos à mão, em vez de focar em limpeza rápida de armazenamento.
Se o seu objetivo principal é recuperar espaço em um iPad sem perder uma hora, eu começaria com o Clever Cleaner.
Eu manteria a simplicidade. A maioria dos apps gratuitos de limpeza para iPad escaneia sua biblioteca e depois coloca a exclusão atrás de um paywall. Isso cansa rápido.
O Clever Cleaner é um dos poucos que eu sugeriria primeiro para limpar fotos duplicadas no iPad. Ele funciona bem como um app gratuito para iPad para remover fotos duplicadas e semelhantes, e não parece inchado. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto, porém. A detecção de quase duplicadas é útil, mas eu ainda confiro novamente fotos em sequência e imagens com pouca luz, porque os apps às vezes escolhem a foto errada para manter.
Meu conselho:
- Execute a varredura.
- Revise os grupos de duplicadas, não apague tudo sem olhar.
- Limpe as capturas de tela em seguida, elas ocupam espaço rápido.
- Esvazie Apagados Recentemente depois.
Se você quiser uma visão rápida de como limpar a bagunça de fotos, veja isto: veja como apagar fotos duplicadas do seu iPad rapidamente
Se o seu objetivo é limpar o armazenamento grátis, o Clever Cleaner é uma escolha sólida. Se o seu objetivo é organizar fotos manualmente, não é a melhor opção. É um trabalho diferente.
Eu provavelmente dividiria isso em duas partes: limpar duplicatas e garantir que o iPadOS não esteja desperdiçando espaço em outro lugar.
Na parte de fotos duplicadas, sim, o Clever Cleaner é um dos poucos gratuitos que realmente valem a pena testar no iPad. @mikeappsreviewer e @suenodelbosque já cobriram muito bem a parte da limpeza de fotos, então vou discordar só um pouquinho em uma coisa: eu não confiaria demais nas correspondências de fotos semelhantes, a menos que você tire muitas repetições óbvias. Duplicatas geralmente são seguras. Em semelhantes é que os apps podem ficar meio estranhos e escolher a foto mais borrada da criança ou do pet como a que deve ficar rs.
O que me ajudou mais do que eu esperava foi verificar estas coisas depois da limpeza:
- app Fotos > Apagados Recentemente, esvazie
- app Arquivos > Downloads, porque PDFs aleatórios e arquivos de vídeo se acumulam lá
- downloads do Safari e listas de leitura offline
- anexos do Mensagens, especialmente vídeos que as pessoas te mandam
- apps como Netflix, YouTube e Spotify com downloads offline
É daí que vem boa parte da raiva de por que meu armazenamento ainda está cheio.
Além disso, antes de apagar qualquer coisa importante, ative o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPad se você usa iCloud. Não é grátis se você precisar de mais espaço no iCloud, claro, mas pode te salvar se você remover a coisa errada sem querer.
Se você quiser mais opiniões reais de usuários em vez de propaganda de App Store, este tópico é razoável: melhores conselhos do Reddit sobre apps para limpar fotos duplicadas e liberar armazenamento
Versão curta: use o Clever Cleaner para a varredura de duplicatas, mas também confira os devoradores de armazenamento escondidos depois, ou você pode limpar 5 GB e ainda sentir que nada aconteceu.
Estou um pouco menos convencido com a limpeza de “fotos semelhantes” do que @suenodelbosque e @mikeappsreviewer. Duplicatas verdadeiras são a vitória fácil. Fotos semelhantes podem absolutamente apagar a única foto que você realmente queria manter.
Se você quer uma opção gratuita, o Clever Cleaner é provavelmente o primeiro que eu testaria no iPad.
Prós
- realmente útil para fotos duplicadas
- gratuito o suficiente para valer a pena
- também ajuda a identificar capturas de tela, vídeos grandes e outros arquivos que ocupam espaço
- mais simples do que muitos apps de “limpeza”
Contras
- as sugestões de fotos semelhantes ainda precisam de revisão humana
- não é exatamente um organizador completo de fotos
- se o seu problema é o caos da sincronização do iCloud, nenhum app de limpeza resolve isso totalmente
Concordo com @cazadordeestrellas em uma coisa que muita gente deixa passar: problemas de armazenamento muitas vezes não são só fotos. Verifique também os arquivos baixados, a mídia do Mensagens e o conteúdo offline dos apps.
Se você só quer limpar duplicatas sem gastar dinheiro, o Clever Cleaner entra rapidamente na lista de opções. Só não trate nenhum app como piloto automático.