O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e estou recebendo alertas ao tentar tirar fotos, atualizar apps ou instalar atualizações do iOS. Excluí alguns apps e fotos antigas, mas isso não ajudou muito. Quais são as melhores maneiras de aumentar o armazenamento do iPhone, liberar espaço e gerenciar fotos, apps, mensagens e o iCloud sem perder dados importantes?
Eu pesquisei essa história toda de “fazer upgrade no chip de armazenamento do iPhone” há algum tempo, depois que meu celular ficou sem espaço. No começo, isso pareceu até meio razoável. As pessoas trocam telas e baterias o tempo todo, então imaginei que trocar o armazenamento talvez fosse só mais um tipo de reparo.
A assistência técnica que consultei foi bem direta sobre isso, de um jeito positivo. Eles disseram que dá para fazer, mas não recomendariam. Isso significa substituir o chip NAND, o que exige microssolda, depois lidar com questões de firmware/programação, e existe um risco real de inutilizar a placa lógica. Mesmo que o reparo funcione, você basicamente dificulta futuros atendimentos da Apple e abre mão de qualquer caminho normal de garantia. Isso já foi suficiente para eu parar de insistir nessa ideia.
O que realmente ajudou foi começar com uma limpeza básica do armazenamento.
Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Eu achava que simplesmente já tinha esgotado a capacidade do celular, mas boa parte do espaço era só lixo que eu tinha ignorado. Desinstalar Apps Não Usados foi uma solução fácil, porque remove apps que você mal usa, mas mantém os documentos e dados deles, então reinstalá-los depois traz tudo de volta.
As Mensagens também estavam piores do que eu esperava. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos aleatórios tinham se acumulado ao longo dos anos. Configurar conversas antigas para serem apagadas automaticamente ajudou a evitar que isso voltasse a se acumular.
O Fotos era o principal problema, porém. O álbum Duplicados da Apple mal encontrou alguma coisa para mim, porque a maior parte da bagunça não era de cópias exatas. Eram fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando o Clever Cleaner para isso, porque ele era mais adequado para esse tipo de bagunça. Ele agrupava fotos semelhantes, escolhia as melhores fotos sugeridas, organizava vídeos por tamanho, encontrava capturas de tela antigas e podia transformar Live Photos em imagens estáticas normais quando a parte em movimento não era necessária. Só isso já liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois da limpeza óbvia, o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone foi o que fez a maior diferença. As fotos em tamanho original ficam no iCloud, enquanto o celular mantém versões locais menores até você abrir alguma coisa. No uso normal, eu mal percebi a mudança, mas a biblioteca de fotos parou de consumir tanto espaço local. Se você não quiser usar o iCloud, Google Drive ou Dropbox podem servir para tirar arquivos e vídeos do celular, embora você tenha que gerenciar mais coisas por conta própria.
O armazenamento externo foi a última etapa, não a primeira. Comprei um pen drive para fotos e vídeos antigos que eu ainda queria guardar, mas não precisava deixar no celular todos os dias. Isso é especialmente fácil com os iPhones USB-C mais novos. Alguns drives também funcionam com apps compatíveis que podem gravar vídeo direto no drive externo em vez de encher primeiro o celular. Só verifique se a unidade está formatada em algo que o iPhone consiga ler, como exFAT ou APFS.
Ainda bem que não mexi no hardware. Limpar o celular, mandar as coisas mais antigas para a nuvem e manter um drive externo para armazenamento de longo prazo resolveu sem colocar o aparelho inteiro em risco. Eu tentaria tudo isso antes de sequer considerar trocar o chip de armazenamento.
A coisa exata que está ocupando espaço importa, porque Dados do Sistema e os caches dos apps não serão resolvidos ao excluir alguns apps pequenos. O conselho do Mike sobre fotos é bom, mas para um resultado rápido eu verificaria apps grandes com muito cache, como Spotify, YouTube, TikTok, Instagram, Podcasts e Mapas, depois excluiria os downloads ou reinstalaria o app se ele não tiver um botão claro para limpar o cache. Depois de uma grande limpeza, reinicie o telefone antes de avaliar o espaço livre.
Se suas fotos estão no Fotos do iCloud ou armazenadas apenas localmente muda o que é seguro excluir.
Muita gente acaba sendo pega por isso: se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir uma foto do iPhone normalmente também a exclui do iCloud e, depois, dos seus outros dispositivos Apple. O iCloud não é uma pasta separada de jogar tudo lá e apagar do meu celular, a menos que você o esteja usando dessa forma pelo app Arquivos ou por outro método de backup. Se o seu plano é manter as fotos, ative Otimizar Armazenamento do iPhone em vez de sair excluindo coisas aleatórias do Fotos manualmente.
Para a limpeza mais rápida, eu seguiria esta ordem:
Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja as primeiras categorias no topo. Não adivinhe. Se Fotos estiver enorme, lide com Fotos. Se Mensagens estiver enorme, exclua anexos. Se Apps estiver enorme, veja quais apps estão acumulando downloads.
Depois esvazie as áreas de lixo. Fotos tem Apagados Recentemente. Arquivos pode ter Apagados Recentemente. Alguns apps têm a própria pasta de itens excluídos. Até que essas áreas sejam esvaziadas, talvez você não recupere o espaço imediatamente.
Vale a pena verificar Mensagens mesmo que você não mande muitas mensagens. Vá em Armazenamento do iPhone > Mensagens e veja anexos grandes, vídeos e fotos. Alguns vídeos antigos enviados em conversas podem ocupar mais espaço do que vários apps.
Nos apps, há diferença entre Desinstalar App e Apagar App. Desinstalar mantém os documentos e dados do app, o que é útil, mas pode não resolver o problema se os dados do app forem justamente o problema. Para coisas como Netflix, Spotify, YouTube, apps de podcast, mapas offline e jogos, excluir o conteúdo baixado dentro do app geralmente é mais limpo. Se o app não oferecer controles úteis de armazenamento, apague e reinstale.
Concordo com o aviso sobre não correr atrás de um upgrade do chip de armazenamento. Isso não é realmente aumentar o armazenamento do iPhone no sentido normal para o consumidor. É uma cirurgia de assistência técnica com riscos envolvidos. Se o celular já estiver velho o bastante para o armazenamento ser um problema toda semana, geralmente é mais sensato colocar esse dinheiro no próximo celular com mais armazenamento.
Um app de limpeza pode ajudar com a bagunça das fotos, especialmente fotos parecidas e capturas de tela, mas eu trataria isso como uma ferramenta de organização, não como piloto automático. Se você usar algo como Clever Cleaner, revise as seleções antes de apagar. Fotos parecidas nem sempre são duplicadas. Às vezes a ruim é a que tem o rosto melhor, o melhor ângulo do comprovante ou a que você realmente precisava.
Outra coisa chata que ajuda: mova os vídeos grandes primeiro. Normalmente é nos vídeos que está o espaço de verdade. Um vídeo em 4K, uma gravação de tela ou várias Live Photos podem consumir espaço muito mais rápido do que fotos comuns. Classifique os vídeos por tamanho no Fotos se o seu app permitir, ou confira a seção Vídeos em Armazenamento do iPhone se ela aparecer.
Para atualizações do iOS, você precisa de uma folga temporária. Liberar 1 GB pode não ser suficiente, mesmo que a atualização em si pareça menor. Se você estiver travado na atualização porque o armazenamento está cheio, conectar a um Mac ou PC e atualizar pelo Finder ou Apple Devices/iTunes às vezes pode funcionar com menos espaço livre no celular, porque o computador lida com uma parte maior do processo de download.
Tenha cuidado também com o conselho de fazer backup e depois apagar. Um backup adequado deve ser confirmado antes de você remover qualquer coisa importante. Se você copiar fotos para uma unidade externa, abra a unidade e verifique se os arquivos realmente estão lá. Se você usar Google Fotos, Dropbox, OneDrive ou importar para um computador, confirme que o upload ou a transferência terminou antes de limpar o celular.
A resposta realista é que você não pode aumentar o armazenamento interno de nenhuma forma normal. Você só pode reduzir o que fica no celular, manter mais coisas no armazenamento em nuvem, mover arquivos antigos para armazenamento externo ou comprar um iPhone com mais capacidade da próxima vez. A melhor solução depende do que a tela Armazenamento do iPhone mostra, mas fotos e vídeos, anexos de mensagens, downloads offline e caches de apps são os lugares que eu atacaria antes de sair apagando mais apps pequenos.
Uma atualização do iOS com falha pode fazer parte do próprio problema de armazenamento. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se há um arquivo de atualização do iOS ali. Em seguida, exclua-o e tente novamente após liberar mais espaço ou atualize pelo computador.