Memória do iPhone cheia, mas não sei o que está ocupando espaço

Meu iPhone diz que meu armazenamento está cheio, mas quando verifico os ajustes, não consigo descobrir o que está ocupando todo o espaço. Excluí apps, fotos e mensagens, mas ainda mostra quase nenhum armazenamento livre. Preciso de ajuda para encontrar o uso oculto de armazenamento no iPhone e liberar espaço para que meu telefone volte a funcionar normalmente.
O pop-up “Armazenamento do iPhone cheio” acabou com a minha semana quando apareceu no meu iPhone 13. O telefone começou a ficar lento primeiro. Depois os apps começaram a travar. A câmera demorava uma eternidade para abrir. Em algumas vezes ele reiniciou sozinho, o que foi ruim o bastante para me fazer pensar que o telefone estava morrendo. Não estava. Eu tinha lotado tanto o armazenamento que o iOS não tinha mais espaço para arquivos temporários e tarefas rotineiras em segundo plano. Se você quer saber o que apagar primeiro, comece pelo lixo grande e esquecido, não pelos apps pequenos que você usa todos os dias. No meu caso, os principais culpados eram vídeos longos em 4K, anexos de mensagens que eu nunca mais abri e dados em cache escondidos da vista. Confira aqui: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone Espere um minuto. O gráfico carrega devagar em um telefone lotado. Quando ele aparecer, você verá o que está ocupando espaço, Fotos, Apps ou a bagunça vaga chamada “Dados do Sistema”. Muita gente se confunde com o iCloud. Eu também me confundi. Pagar pelo armazenamento do iCloud não significa que seu iPhone ganha mais espaço local por padrão. Se o seu telefone ainda diz que o armazenamento está cheio, abra: Ajustes > Fotos Depois confira se “Otimizar Armazenamento do iPhone” está ativado. Sem isso, o telefone tende a manter cópias completas no aparelho. Com isso ativado, o iOS mantém versões menores localmente e deixa os arquivos em resolução total no iCloud. Eu tentei primeiro a rota da limpeza manual. Péssima ideia para mim. Passei tempo demais em Apagados Recentemente e, sim, você precisa verificar isso porque fotos apagadas ficam lá por 30 dias e ainda contam. Também separei duplicatas e fotos borradas à mão. Trabalho horrível. Demorou uma eternidade. E ainda deixei passar coisas. O que resolveu para mim foi um app de limpeza. Eu geralmente evito esses apps porque a maioria parece golpe, cheia de bloqueios por pagamento e telas insistentes. O que acabei usando foi o Clever Cleaner. Entre os que testei, esse foi o único gratuito que continuei usando porque não encontrei taxas escondidas, anúncios a cada poucos toques ou armadilha de teste grátis. A interface ajudou mais do que eu esperava. Ela agrupa arquivos grandes em um só lugar, então eu consegui identificar vídeos antigos consumindo 2 GB sem ter que procurar pasta por pasta. Também há uma seção de fotos semelhantes, e isso me salvou de ficar rolando aquelas sequências em que tirei oito fotos quase idênticas tentando conseguir uma foto decente. Ele também mostrava os tamanhos dos arquivos das capturas de tela, o que foi constrangedor. Eu tinha uma pilha de capturas inúteis, memes, códigos QR, recibos aleatórios, tudo peso morto. Uma coisa de que gostei: ele faz a análise no aparelho, então suas fotos privadas não são enviadas para algum lugar aleatório. Depois que eu limpei cerca de 12 GB, a lentidão parou. O telefone voltou ao normal. Não era magia. Era armazenamento. Se você fizer a limpeza e o espaço ainda continuar apertado, verifique estes lugares também. Mensagens Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Olhe Anexos Grandes. Vídeos antigos, GIFs, notas de voz, tudo isso vai se acumulando silenciosamente. Safari Abra Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso não vai render ganhos enormes toda vez, embora eu tenha recuperado algumas centenas de MB de lixo em cache e dados de sites. Música e Podcasts Se você salva álbuns, playlists ou episódios para uso offline, esses downloads se acumulam rápido. Abra cada app e verifique a seção Downloads. Mais uma coisa, não se esqueça de Apagados Recentemente em Fotos no final. Se você pular essa etapa, o espaço não vai voltar imediatamente, e você vai achar que a limpeza não funcionou. No meu telefone, a primeira limpeza profunda levou talvez uns 15 minutos quando parei de tentar fazer tudo manualmente. Foi nesse ponto que as coisas pararam de congelar e o telefone deixou de agir de forma estranha.
O que geralmente ocupa o espaço são coisas que o iOS rotula mal. Eu olharia para 4 coisas que as pessoas costumam deixar passar. 1. Dados do app Mail. Se você usa o Apple Mail com anexos grandes, o cache de e-mails se acumula. Às vezes, em gigabytes. Remova e adicione novamente a conta de e-mail. 2. App Arquivos. Abra Arquivos, depois No Meu iPhone, Downloads e pastas salvas recentemente. Edições de vídeo e arquivos ZIP ficam lá para sempre. 3. Gravador, GarageBand, iMovie, CapCut, Netflix, Spotify, YouTube. Esses apps armazenam mídia offline e arquivos de projeto fora dos locais óbvios. 4. Arquivos de atualização do iOS que falharam. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se há uma atualização do iOS parada lá. Eu meio que discordo do @mikeappsreviewer em um ponto. O cache do Safari raramente é o grande vilão. Vale a pena limpar, claro, mas normalmente isso não explica 20 GB desaparecidos. Se os Dados do Sistema continuarem enormes, faça isto. Reinicie. Sincronize com o Finder ou iTunes. Depois faça um backup criptografado. Apague o iPhone. Restaure o backup. Chato, sim. E eficaz também. Já vi 15 GB voltarem depois de uma restauração quando o relatório de armazenamento travou. Se você quiser uma verificação mais rápida, o Clever Cleaner é bom para encontrar bagunça de mídia oculta. Além disso, este resumo sobre os melhores apps de limpeza com IA para iPhone e resultados de testes no mundo real vale a pena conferir. Confira também Apagados Recentemente em Arquivos, não apenas em Fotos. Muita gente deixa passar esse.
Memória do iPhone cheia mas não sei o que está ocupando espaço
O que eu verificaria em seguida são as coisas que as estatísticas de armazenamento do iPhone explicam mal, não a categoria óbvia de Fotos/Apps que @mikeappsreviewer e @espritlibre já abordaram. A principal: mídia sincronizada de um computador. Se você já copiou filmes, séries, músicas ou gravações de voz antigas pelo Finder/iTunes, esse armazenamento pode ficar meio invisível a menos que você procure no app específico. O mesmo vale para WhatsApp e Telegram. As bibliotecas de mídia deles podem ficar absurdas, e apagar conversas dentro do Mensagens não vai mexer nisso. Abra esses apps e veja os próprios gerenciadores de armazenamento deles. Além disso, o espaço livre no iPhone nem sempre fica realmente livre na hora. O iOS pode manter espaço removível, dados de indexação e arquivos temporários de processamento de fotos por um tempo. Então você apaga 5 GB e o celular age como se você não tivesse apagado nada. Irritante, mas até que normal. Coloque para carregar, conecte ao Wi‑Fi, deixe bloqueado por um tempo e depois confira de novo. Já vi os números de armazenamento se corrigirem sozinhos durante a noite. Uma coisa da qual eu meio que discordo no conselho comum: apagar apps pequenos aleatórios é perda de tempo, a menos que o próprio app armazene muitos dados. Instagram, TikTok e apps de edição são piores do que um monte de utilitários pequenos. Tente isto: - forçar a reinicialização - verificar downloads específicos dos apps - procurar mídia sincronizada - deixar o celular carregando no Wi‑Fi por algumas horas - depois verificar de novo o gráfico de armazenamento Se você quiser uma verificação visual mais rápida para fotos duplicadas, vídeos grandes, capturas de tela etc., o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar o lixo rápido sem precisar fuçar muito. E se você quiser um passo a passo visual, veja o guia passo a passo para limpar o armazenamento do iPhone. Se depois disso o número ainda não fizer sentido nenhum, fazer backup e restaurar provavelmente é a solução real. Isso normalmente significa que o índice de armazenamento simplesmente está corrompido.
Memória do iPhone cheia mas eu não sei o que está ocupando espaço