Por que meu iPhone ficou tão lento de repente depois de anos funcionando bem?

Meu iPhone funcionou bem por anos, mas ultimamente está de repente muito lento, os apps travam e tarefas básicas levam mais tempo do que o normal. Não mudei muita coisa além das atualizações regulares, então estou tentando descobrir se isso é um problema de bateria, armazenamento, atualização do iOS ou hardware e o que posso fazer para corrigir isso.

Quando um iPhone começa a travar em coisas tão básicas quanto digitar, a primeira coisa que eu verificaria é o armazenamento. Não porque “1 GB livre” seja alguma solução mágica, mas porque esse número é muito mal interpretado.

A questão de 1 GB é real, mas é o mínimo absoluto

A recomendação da Apple de 1 GB tem mais a ver com evitar travamentos, falhas em atualizações e problemas estranhos na inicialização. Isso não significa que o telefone vai ter um bom desempenho com apenas 1 GB restante. Para uso normal, geralmente é melhor ter algo entre 10 e 20 por cento do armazenamento total do telefone livre.

Quando o armazenamento está quase cheio, o iOS tem pouquíssimo espaço para arquivos temporários, cache e memória virtual. Então ações simples como abrir apps, rolar a tela ou digitar podem virar uma bagunça, porque o sistema está constantemente tentando mover dados em um espaço lotado. Reiniciar pode até fazer parecer melhor por um minuto, mas vai voltar a ficar lento se o problema de armazenamento continuar lá.

Apagar alguns apps geralmente não é suficiente

O cache do Safari e apps não usados podem ajudar um pouco, mas o grande vilão do armazenamento geralmente é o app Fotos. Anos de vídeos em 4K, gravações de tela, fotos em sequência e dez versões da mesma imagem acumulam rápido.

Organizar tudo isso manualmente é doloroso, especialmente se você está tentando encontrar os arquivos realmente grandes. O Clever Cleaner é útil para isso porque é gratuito, não tem anúncios nem assinatura, e foca no que realmente libera espaço.

A ordem que eu usaria:

1. Comece pela aba Heavies. Ela organiza os arquivos do maior para o menor e mostra o tamanho exato, então vídeos gigantes em 4K e gravações de tela esquecidas ficam fáceis de identificar. Apagar só alguns deles já pode liberar vários GB na hora.
  2. Depois confira a aba Similars. Ela agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a Melhor Foto, então você não precisa comparar manualmente cada sequência ou foto repetida de pôr do sol uma por uma.
  3. Depois de apagar as coisas, abra Fotos, depois Álbuns, depois Apagados Recentemente, e escolha Apagar Tudo. Essa parte importa. Até você esvaziar Apagados Recentemente, esses arquivos podem ficar lá por 30 dias e ainda contar no seu armazenamento.

O Clever Cleaner faz o processamento no próprio telefone, então seus arquivos não são enviados para outro lugar.

Algumas configurações que também vale a pena verificar

Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desative isso. Esse recurso pode manter apps trabalhando em segundo plano quando você já precisa de todo desempenho possível.

Também vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. O Safari pode acumular sua própria pilha de cache com o tempo.

E se o Modo Pouca Energia estiver sempre ativado, desative-o para o uso normal. Ele economiza bateria limitando o desempenho, então com certeza pode fazer um telefone que já está lento parecer ainda pior.

Se liberar armazenamento não resolver

Verifique em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS pode estar limitando o desempenho para evitar desligamentos inesperados. Nesse ponto, limpar armazenamento não vai resolver totalmente. A solução real é trocar a bateria.

Uma exceção: se isso começou logo depois de uma atualização do iOS, dê um pouco de tempo. O telefone pode estar reindexando coisas em segundo plano. Deixe-o conectado ao carregador e no Wi‑Fi durante a noite e espere dois ou três dias antes de tirar conclusões. Esse tipo de lentidão após atualização geralmente é temporário.

A desvantagem oculta de “Eu não mudei nada” é que as atualizações podem alterar configurações por você. Se o armazenamento e a saúde da bateria parecem estar ok, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes antes de fazer um apagamento completo: Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes. Isso não apagará suas fotos/apps, mas você terá que refazer o Wi-Fi, papel de parede, notificações e algumas preferências.

Não redefina nem apague o telefone enquanto ele estiver quente, sincronizando ou restaurando em segundo plano, porque isso pode fazer a lentidão parecer pior do que realmente é. As sugestões de armazenamento e bateria acima são válidas, mas eu primeiro verificaria algo absurdamente simples: o Fotos/iCloud ainda está sincronizando, o telefone está quente mesmo quando está inativo, ou algum app está consumindo bateria em Ajustes > Bateria? Uma atualização ruim de app, VPN/bloqueador de anúncios, conta de e-mail travada ou sincronização constante de fotos pode fazer um iPhone mais antigo parecer quebrado da noite para o dia. Se você vir um app com uso estranho, exclua/reinstale esse app ou desative o acesso em segundo plano antes de fazer redefinições maiores.