Já vi gente chamar uma unidade de “morta” quando os arquivos ainda estavam lá o tempo todo. Ausente nem sempre significa perdido. Aprendi isso da pior forma depois de apagar uma pasta de fotos de família e sentir o estômago despencar por uma hora inteira. Se você apagou fotos de um disco rígido interno ou externo, segure o pânico. Na maioria dos casos, os dados ainda estão no disco no começo. O que normalmente muda são os metadados do sistema de arquivos. Os ponteiros são removidos, e o espaço é marcado como livre para gravações futuras.
Então a primeira atitude importa mais do que qualquer aplicativo de recuperação que você escolher. Pare de usar a unidade imediatamente. Se for uma unidade externa, ejete e desconecte. Não navegue nela, não copie coisas para ela, não confira algumas coisas. Se as fotos apagadas estavam na sua unidade interna principal, o risco aumenta rápido. Seu sistema continua gravando logs, cache, arquivos temporários, atualizações, todo tipo de coisa em segundo plano. Quanto mais tempo ela continuar em uso, maiores as chances de seus arquivos apagados serem sobrescritos. No melhor cenário, desligue a máquina, remova a unidade e conecte-a a outro computador como disco secundário. A mesma regra vale para unidades internas e externas, cada gravação extra coloca esses blocos de fotos apagadas em risco. Quando novos dados caem por cima deles, acabou. Software não corrige dano por sobrescrita.
Se a unidade ainda gira normalmente, monta como de costume e não está fazendo nada suspeito, o software de recuperação geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. Não há necessidade de partir direto para a conta de um laboratório se isso foi apenas uma exclusão comum de arquivos e o hardware ainda se comporta normalmente.
Já testei uma pilha de ferramentas de recuperação ao longo do tempo em discos de desktop e unidades externas portáteis. Algumas eram desajeitadas. Algumas encontravam lixo e chamavam isso de sucesso. A que eu sempre acabava usando de novo era o Disk Drill. Para recuperação de fotos, costuma ser a que eu indicaria primeiro para as pessoas. A interface é fácil o bastante para usar sem manual, e a varredura faz um bom trabalho ao encontrar formatos brutos de foto e vídeo. Você pode instalá-lo, fazer a varredura e visualizar os resultados gratuitamente. Se a visualização abrir e a imagem parecer normal, seu arquivo geralmente está intacto.
- Instale em outro lugar
Coloque o software em outra unidade. Não naquela de onde as fotos foram apagadas. Se você instalar no disco problemático, corre o risco de gravar por cima do mesmo espaço que está tentando recuperar. Péssima troca. - Faça uma imagem primeiro
Se quiser o caminho mais seguro, crie uma imagem completa byte por byte da unidade antes de fazer varreduras profundas. Salve essa imagem em um disco saudável. Isso lhe dá uma cópia congelada do estado atual. - Execute a varredura na imagem
Prefiro esta etapa quando a unidade é importante. Fazer a varredura da imagem em vez da unidade original reduz o estresse no hardware e evita gravações acidentais no disco de origem. - Recupere os arquivos para outro dispositivo
Deixe a varredura terminar. Filtre por fotos. Verifique as visualizações. Depois restaure os arquivos para um local diferente, outra unidade interna, um SSD externo, um pen drive, qualquer coisa separada da origem. Não recupere de volta para a mesma unidade.
Há casos em que o software é a escolha errada, e é aí que as pessoas perdem tempo forçando demais uma unidade com falha. Pare com a tentativa caseira e vá para um laboratório de recuperação se qualquer um destes casos se aplicar.
- A unidade está fazendo ruídos estranhos
Cliques, bipes, rangidos, raspagens. Esses sons são péssimos sinais. Eu não continuaria ligando a unidade. - A unidade não responde de jeito nenhum
Não gira, não acende nenhuma luz, nada. Isso aponta mais para uma falha elétrica ou outro defeito de hardware. - O sistema não a detecta em lugar nenhum
Se ela não aparecer no Gerenciamento de Disco ou em ferramentas semelhantes, mesmo depois de trocar cabos e portas, eu começaria a suspeitar de hardware, não de um simples problema de exclusão. - A corrupção é pesada o suficiente para que o software não consiga ler o disco
Nesse ponto, as tentativas de recuperação em casa costumam empacar. Um laboratório tem ferramentas melhores para casos complicados.
Laboratórios de recuperação trabalham com ambientes de sala limpa e equipamentos que a maioria das pessoas nunca terá à mão. Custa caro, sim, mas se as fotos importam e a unidade está falhando no nível do hardware, um serviço profissional é a aposta mais segura.
Espero que você consiga recuperar os arquivos. Eu sei como isso é horrível. Depois de recuperá-los, configure backups antes que a vida fique corrida e você se esqueça. Eu não fiz isso cedo o suficiente na primeira vez. Não repita meu erro idiota.