Posso recuperar arquivos de um disco rígido externo após esvaziar a Lixeira?

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido externo e depois esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. A unidade tem fotos e documentos de trabalho que não posso substituir, e estou tentando descobrir se a recuperação de disco rígido externo ainda é possível depois que a Lixeira foi esvaziada. Preciso de ajuda com as opções de recuperação mais seguras antes que eu piore a situação.

Já vi gente chamar uma unidade de “morta” quando os arquivos ainda estavam lá o tempo todo. Ausente nem sempre significa perdido. Aprendi isso da pior forma depois de apagar uma pasta de fotos de família e sentir o estômago despencar por uma hora inteira. Se você apagou fotos de um disco rígido interno ou externo, segure o pânico. Na maioria dos casos, os dados ainda estão no disco no começo. O que normalmente muda são os metadados do sistema de arquivos. Os ponteiros são removidos, e o espaço é marcado como livre para gravações futuras.

Então a primeira atitude importa mais do que qualquer aplicativo de recuperação que você escolher. Pare de usar a unidade imediatamente. Se for uma unidade externa, ejete e desconecte. Não navegue nela, não copie coisas para ela, não confira algumas coisas. Se as fotos apagadas estavam na sua unidade interna principal, o risco aumenta rápido. Seu sistema continua gravando logs, cache, arquivos temporários, atualizações, todo tipo de coisa em segundo plano. Quanto mais tempo ela continuar em uso, maiores as chances de seus arquivos apagados serem sobrescritos. No melhor cenário, desligue a máquina, remova a unidade e conecte-a a outro computador como disco secundário. A mesma regra vale para unidades internas e externas, cada gravação extra coloca esses blocos de fotos apagadas em risco. Quando novos dados caem por cima deles, acabou. Software não corrige dano por sobrescrita.

Se a unidade ainda gira normalmente, monta como de costume e não está fazendo nada suspeito, o software de recuperação geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. Não há necessidade de partir direto para a conta de um laboratório se isso foi apenas uma exclusão comum de arquivos e o hardware ainda se comporta normalmente.

Já testei uma pilha de ferramentas de recuperação ao longo do tempo em discos de desktop e unidades externas portáteis. Algumas eram desajeitadas. Algumas encontravam lixo e chamavam isso de sucesso. A que eu sempre acabava usando de novo era o Disk Drill. Para recuperação de fotos, costuma ser a que eu indicaria primeiro para as pessoas. A interface é fácil o bastante para usar sem manual, e a varredura faz um bom trabalho ao encontrar formatos brutos de foto e vídeo. Você pode instalá-lo, fazer a varredura e visualizar os resultados gratuitamente. Se a visualização abrir e a imagem parecer normal, seu arquivo geralmente está intacto.

1. Instale em outro lugar
    Coloque o software em outra unidade. Não naquela de onde as fotos foram apagadas. Se você instalar no disco problemático, corre o risco de gravar por cima do mesmo espaço que está tentando recuperar. Péssima troca.
  2. Faça uma imagem primeiro
    Se quiser o caminho mais seguro, crie uma imagem completa byte por byte da unidade antes de fazer varreduras profundas. Salve essa imagem em um disco saudável. Isso lhe dá uma cópia congelada do estado atual.
  3. Execute a varredura na imagem
    Prefiro esta etapa quando a unidade é importante. Fazer a varredura da imagem em vez da unidade original reduz o estresse no hardware e evita gravações acidentais no disco de origem.
  4. Recupere os arquivos para outro dispositivo
    Deixe a varredura terminar. Filtre por fotos. Verifique as visualizações. Depois restaure os arquivos para um local diferente, outra unidade interna, um SSD externo, um pen drive, qualquer coisa separada da origem. Não recupere de volta para a mesma unidade.

Há casos em que o software é a escolha errada, e é aí que as pessoas perdem tempo forçando demais uma unidade com falha. Pare com a tentativa caseira e vá para um laboratório de recuperação se qualquer um destes casos se aplicar.

1. A unidade está fazendo ruídos estranhos
    Cliques, bipes, rangidos, raspagens. Esses sons são péssimos sinais. Eu não continuaria ligando a unidade.
  2. A unidade não responde de jeito nenhum
    Não gira, não acende nenhuma luz, nada. Isso aponta mais para uma falha elétrica ou outro defeito de hardware.
  3. O sistema não a detecta em lugar nenhum
    Se ela não aparecer no Gerenciamento de Disco ou em ferramentas semelhantes, mesmo depois de trocar cabos e portas, eu começaria a suspeitar de hardware, não de um simples problema de exclusão.
  4. A corrupção é pesada o suficiente para que o software não consiga ler o disco
    Nesse ponto, as tentativas de recuperação em casa costumam empacar. Um laboratório tem ferramentas melhores para casos complicados.

Laboratórios de recuperação trabalham com ambientes de sala limpa e equipamentos que a maioria das pessoas nunca terá à mão. Custa caro, sim, mas se as fotos importam e a unidade está falhando no nível do hardware, um serviço profissional é a aposta mais segura.

Espero que você consiga recuperar os arquivos. Eu sei como isso é horrível. Depois de recuperá-los, configure backups antes que a vida fique corrida e você se esqueça. Eu não fiz isso cedo o suficiente na primeira vez. Não repita meu erro idiota.

Sim, se a unidade estiver saudável e você parou de usá-la rapidamente, seus arquivos ainda têm chance. Esvaziar a Lixeira não apaga os dados do arquivo imediatamente. Remove a entrada do arquivo. Seu risco é sobrescrita. Como esta era uma unidade externa, suas chances costumam ser melhores do que com uma unidade do sistema, porque o macOS ou o Windows continua gravando no disco interno com mais frequência. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto. Pare de usar a unidade. Discordo um pouco do drama de urgência em torno de desligar tudo se o disco externo já estiver desconectado. Se ele estiver desconectado, você já fez a principal coisa certa. O que eu faria: 1. Não salve nada de volta nessa unidade externa. 2. Conecte-a em modo somente leitura, se sua configuração permitir. 3. Faça a varredura a partir de outro computador ou do seu computador principal, mas salve os arquivos recuperados em outro lugar. 4. Comece com a varredura do sistema de arquivos e depois faça uma varredura profunda, se necessário. O Disk Drill é uma escolha sólida para isso. É fácil visualizar fotos, PDFs, arquivos DOCX e classificar por itens excluídos. A visualização importa. Se um JPG abre corretamente, as chances de recuperação são boas. Em muitas unidades, se a recuperação começar em poucas horas ou em um dia e nenhuma nova gravação atingir o disco, as taxas de sucesso costumam ser altas para exclusões padrão. Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Verifique primeiro as pastas ocultas da Lixeira na unidade externa. No macOS, unidades externas costumam usar uma pasta .Trashes. Se as permissões ficaram estranhas, às vezes os arquivos ficam lá em vez de serem totalmente removidos da visualização. No Windows, procure por $RECYCLE.BIN se a unidade também tiver sido usada lá. Se a unidade fizer cliques, perder a conexão ou pedir para formatar, pare de tentar coisas. O software não vai consertar um dispositivo com falha. Se você quiser um passo a passo, este vídeo também é útil para casos de unidade formatada, algumas etapas se sobrepõem à recuperação de arquivos excluídos: assista a este guia de recuperação de dados de disco rígido no YouTube Resumindo, sim, a recuperação costuma ser possível. Seus próximos movimentos importam mais do que o nome do aplicativo.
Posso recuperar arquivos de um disco rígido externo após esvaziar a Lixeira?
Sim, você ainda pode recuperar arquivos de um disco rígido externo depois de esvaziar a Lixeira, mas eu não presumiria ainda que eles se foram para sempre. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @jeff sobre parar de usar a unidade, mas vou discordar de uma coisa que as pessoas dizem muito: esvaziar a Lixeira não é algum ponto mágico sem volta. É ruim, claro, mas em uma unidade externa a situação muitas vezes é mais recuperável do que as pessoas pensam, especialmente se você não copiou nada novo para ela desde então. Algumas coisas extras para verificar antes de entrar totalmente no modo de recuperação: - Veja o espaço disponível da unidade. Se ele não aumentou repentinamente pelo tamanho dos arquivos excluídos, os dados ainda podem estar em uma estrutura de lixo oculta ou a exclusão pode não ter sido concluída da forma que você imagina. - Verifique pelo Terminal no macOS se há pastas ocultas, se você se sentir à vontade, e não apenas pelo Finder. - Se os arquivos estavam sincronizados com algo como iCloud Drive, OneDrive, Dropbox, Google Drive ou Time Machine, verifique lá primeiro. As pessoas esquecem isso o tempo todo. - Se forem documentos de escritório, verifique também os locais de salvamento automático ou recuperação temporária específicos do aplicativo. Se for necessário usar um software de recuperação, o Disk Drill é uma das melhores opções porque lida muito bem com recuperação de disco rígido externo, fotos excluídas e visualizações de documentos, sem ser uma bagunça total de usar. Essa parte da visualização importa mais do que as pessoas percebem. Se você consegue visualizar o arquivo, suas chances geralmente são boas. Além disso, eu faria primeiro uma imagem da unidade se os dados forem realmente insubstituíveis. Nem todo mundo faz isso, mas é a opção mais segura. Trabalhe na cópia, não no original, se possível. E sim, se a unidade estiver fazendo cliques, desconectando ou pedindo para ser formatada, pare. Isso se torna um problema de hardware, não um problema de qual aplicativo eu devo tentar. Se você quiser uma explicação decente antes de mexer no disco, esta análise do Disk Drill e passo a passo de recuperação de dados vale a pena ver.
Posso recuperar arquivos de um disco rígido externo depois de esvaziar a Lixeira?
Você ainda tem uma chance, mas eu acrescentaria uma coisa que os outros só insinuaram: **descubra qual sistema de arquivos o drive externo usa**. Isso muda as chances de recuperação mais do que as pessoas imaginam. - **HFS+, exFAT, FAT32**: geralmente há chances razoáveis depois que a Lixeira é esvaziada. - **APFS ou SSD com TRIM**: menos previsível. Em algumas configurações, os blocos excluídos podem ser apagados mais cedo. - **Discos rígidos SMR**: também são estranhos às vezes, porque a manutenção em segundo plano pode reorganizar os dados. Concordo com @jeff, @waldgeist e @mikeappsreviewer sobre a regra principal: não grave nada nesse drive. Mas discordo um pouco da ideia de entrar em pânico agora. Se o externo já está desconectado e saudável, você não precisa de rituais dramáticos. Você precisa de um plano cuidadoso. Minha abordagem: 1. Verifique se os arquivos existem em snapshots ou no histórico de backup antes de usar software de recuperação. 2. Se não houver backup, clone o drive primeiro se os dados forem realmente críticos. 3. Depois, faça a varredura no clone, não no original, se possível. **Disk Drill** é uma opção razoável aqui. **Prós** - pré-visualizações fáceis para fotos e documentos - bom para varreduras de arquivos excluídos em unidades externas - mais simples do que muitas ferramentas de recuperação **Contras** - varreduras profundas podem retornar resultados com nomes de arquivo bagunçados - não faz milagres se os dados foram sobrescritos - o custo da licença incomoda algumas pessoas Existem outras ferramentas, mas para um caso normal de exclusão acidental, o Disk Drill é uma das opções menos dolorosas de usar. Se o drive começar a fazer cliques, desaparecer ou montar sozinho como somente leitura, pare de tentar por conta própria e procure um profissional.