Posso recuperar arquivos do cartão CF após excluir uma sessão de fotos?

Excluí acidentalmente uma sessão de fotos inteira do meu cartão CompactFlash antes de fazer backup, e estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar os arquivos RAW e JPEG perdidos. As imagens eram de uma sessão importante de cliente, então eu realmente preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de fotos em cartão CF e software que não vá piorar a situação.

Isso aconteceu comigo depois de uma sessão longa, cheguei em casa, coloquei o cartão CF no leitor e o computador agiu como se o cartão tivesse amnésia. Arquivos ausentes, volume ilegível, aquela bagunça toda. A sensação fica ruim rápido. Ainda assim, se o cartão não estiver fisicamente destruído, suas chances são boas. Já recuperei fotos e clipes de cartões CompactFlash danificados mais de uma vez, incluindo conjuntos RAW e arquivos de vídeo pesados.

A primeira parte importa mais do que o software.

Faça estas 3 coisas primeiro

1. Pare de usar o cartão. Tire-o da câmera. Não faça mais fotos. Não teste copiando arquivos inúteis para ele. Qualquer nova gravação coloca os dados antigos em risco.
  2. Recuse a solicitação de formatação. O Windows e o macOS adoram sugerir a formatação de um cartão ilegível. Não faça isso. Se você clicar em sim, a recuperação fica mais difícil sem nenhum bom motivo.
  3. Use um leitor de cartão CF de verdade. Aprendi isso da pior forma. Conectar a câmera via USB é pior para trabalhos de recuperação. O ideal é ter acesso direto ao cartão, sem o modo de transferência da câmera atrapalhando.

Depois disso, conecte o cartão ao seu Mac ou PC e veja se o sistema ao menos reconhece o dispositivo. No Windows, verifique o Gerenciamento de Disco. No Mac, abra o Utilitário de Disco. Se o cartão aparecer com um tamanho mais ou menos correto, ainda há algo com que trabalhar. Se ele não aparecer ali, ou se o cartão estiver torto, rachado ou tiver ficado encharcado, a recuperação em casa começa a parecer menos realista. Nesse ponto, um laboratório como o centro de recuperação da CleverFiles pode ser o próximo passo.

Se o computador detectar o cartão, o caminho habitual é usar software. Para esse tipo de trabalho, eu começaria por aí antes de fazer qualquer outra coisa. Tutorial no YouTube aqui:

Já testei um monte de ferramentas de recuperação ao longo do tempo. Algumas eram boas para JPEGs e documentos de escritório, mas desandavam com arquivos de câmera. A que me deu menos problemas foi o Disk Drill. O que mais me chamou atenção foi o suporte a formatos de câmera como CR2, NEF e ARW, além de arquivos de vídeo maiores, sem transformar os resultados em uma bagunça total.

Por que eu não continuei com as opções gratuitas

O PhotoRec funciona, mais ou menos. Usei uma vez quando não tinha outra opção. Parecia uma luta com uma máquina de venda automática. Linha de comando, saída feia, sem nomes de arquivo originais, e tudo voltou em um único monte gigante. O Recuva é mais fácil de usar, mas meus resultados com formatos RAW profissionais foram inconsistentes. Se você só precisa de recuperação básica de arquivos excluídos, ele serve. Para cartões CF de trabalho real com câmera, eu escolheria a ferramenta que permite visualizar os arquivos antes de salvar.

As etapas de recuperação que eu sigo

1. Instale o aplicativo de recuperação na unidade principal do seu computador. Não no cartão CF. Parece óbvio, mas pessoas cansadas fazem coisas estranhas.
  2. Faça primeiro uma imagem completa do cartão se ele estiver instável. Essa parte já me salvou uma vez. Se o cartão desconectar, travar ou apresentar erros de leitura, crie um backup byte a byte e escaneie a imagem em vez do próprio cartão.
  3. Escaneie o cartão ou a imagem. Deixe o software executar a varredura completa. Não interrompa porque os primeiros minutos parecem lentos.
  4. Visualize os resultados. Abra as imagens. Percorra os vídeos. Você precisa confirmar que os arquivos podem ser usados antes de recuperar cem gigabytes de arquivos inúteis.
  5. Restaure para outra unidade. Salve os arquivos recuperados na sua unidade interna ou em um SSD externo. Nunca grave de volta no mesmo cartão CF.

Mais uma coisa, porque isso pega as pessoas de surpresa.

Se os vídeos recuperados não reproduzirem

Já vi isso acontecer com clipes em HD. O arquivo volta, mas a reprodução fica com falhas ou para na metade. O VLC às vezes ajuda. Nas configurações de entrada e codecs, defina o tratamento de AVI corrompido ou incompleto como “Sempre corrigir”. No Windows, o Untrunc me ajudou uma vez com um problema de cabeçalho danificado. É gratuito e vale a pena tentar antes de desistir do clipe.

O que fazer com o cartão após a recuperação

Depois que seus arquivos estiverem seguros e verificados, cuide do próprio cartão. No Windows, você pode tentar o CHKDSK. No Mac, execute o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco. Se o cartão funcionar depois disso, eu ainda o reformataria na câmera antes de usá-lo novamente. Se ele falhou mais de uma vez, eu não confiaria nele para trabalho pago. Joguei um fora após um segundo incidente. Não vale aquele frio na barriga.

Vá com calma. Não grave nada no cartão. Verifique se o sistema o reconhece e depois recupere para outra unidade. Essas três escolhas fazem a maior parte do trabalho pesado.

Sim, se você apagou o ensaio e não continuou usando o cartão CF, as chances de recuperação ainda são razoáveis.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: pare imediatamente qualquer gravação. Onde discordo um pouco é que eu pularia ferramentas de reparo como CHKDSK ou First Aid até depois de recuperar as fotos. Essas ferramentas às vezes alteram o sistema de arquivos, e eu não mexeria em um cartão de cliente antes de os arquivos de imagem estarem seguros.

O que eu faria:

1. Separe o cartão CF.
  2. Use um leitor, não a câmera.
  3. Se o cartão montar, não copie nada dele, exceto uma imagem completa se o seu software oferecer suporte a isso.
  4. Faça a varredura com algo feito para recuperação de fotos. O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de RAW e JPEG de cartões CompactFlash. Já vi ele recuperar conjuntos de CR2, NEF, ARW e JPG com a estrutura de pastas ausente, mas com os dados das imagens ainda intactos.
  5. Recupere para outra unidade.

Mais uma dica que muita gente ignora. Classifique os arquivos recuperados por tipo e tamanho. Arquivos RAW de um mesmo ensaio geralmente têm tamanhos semelhantes, então arquivos muito pequenos costumam ser lixo corrompido. Visualize tudo antes de entregar. Eu também verificaria os horários EXIF para reconstruir a ordem da sessão.

Se o cartão foi apenas apagado na câmera, suas chances são melhores do que após uma formatação. Se você fotografou de 20 a 50 quadros novos depois da exclusão, alguns originais podem ter sido sobrescritos. Nenhum software corrige setores sobrescritos, ponto final.

Para uma explicação visual rápida, este guia de recuperação de fotos de cartão CompactFlash é fácil de seguir.

Se o Disk Drill ou software semelhante não mostrar visualizações válidas, pare por aí e envie o cartão CF para um laboratório de recuperação. Não continue mexendo nele e piorando a situação. Já fiz isso uma vez, má ideia.

Se foi apenas excluído e não sobrescrito, então sim, você ainda tem uma chance real de recuperar os RAWs e JPEGs. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas, mas estou um pouco menos disposto a fazer qualquer coisa meio corretiva no cartão antes de tirar os arquivos dele. Nada de reparos, nada de reformatar, nada de testes na câmera, nada dessa bobagem de deixa eu ver se ainda funciona.

O que eu acrescentaria é o seguinte: verifique se sua câmera gravou arquivos em formato duplo em um padrão previsível. Muitas câmeras salvam pares RAW+JPEG em sequência, então, se a recuperação te der uma pilha enorme de arquivos sem nome, muitas vezes você consegue reconstruir a sessão pela hora de captura e pelo padrão de tamanho dos arquivos. Isso ajuda muito em trabalhos para clientes.

Além disso, se o cartão estiver sendo lido de forma estranha, mas não estiver morto, eu priorizaria um backup de imagem do cartão CF inteiro antes de executar várias varreduras. Uma varredura tudo bem, dez aplicativos diferentes forçando um cartão instável é como as pessoas transformam recuperável em só laboratório. O Disk Drill é um ótimo lugar para começar porque lida bem com formatos comuns de câmera e a visualização é realmente útil para separar o lixo do que vale a pena salvar.

Uma pequena discordância com o conselho usual: ferramentas gratuitas nem sempre são ruins, mas muitas vezes são péssimas para organização. Se este foi um trabalho pago, o seu tempo também importa. Economizar 40 dólares e passar seis horas renomeando arquivos quebrados é meio burro pra caramba, pra ser sincero.

Se você quiser mais opiniões da comunidade, este tópico em recomendações de software para recuperação de dados de cartão CF vale a pena conferir.

O mais importante é que, se as prévias voltarem corrompidas ou o cartão perder a conexão, pare de mexer nele. Esse é o ponto em que o faça você mesmo fica arriscado bem rápido.