Posso recuperar vídeo excluído da GoPro sem formatar o cartão? Preciso de conselhos

Eu apaguei acidentalmente alguns vídeos importantes da GoPro do meu cartão SD enquanto tentava liberar espaço, e realmente preciso recuperá-los sem formatar o cartão primeiro. As gravações são de uma viagem recente e não foram salvas em backup em nenhum outro lugar. Estou procurando a maneira mais segura de recuperar arquivos excluídos da GoPro, qual software de recuperação realmente funciona e o que devo evitar fazer para não piorar a situação.

Perdi clipes da GoPro mais de uma vez, e esse tipo de recuperação é um sofrimento comparado a restaurar uma foto excluída ou um arquivo do Word. A parte boa é simples, a filmagem excluída muitas vezes ainda permanece no cartão SD. A parte irritante é conseguir um vídeo utilizável de volta sem corrupção.

Comece aqui

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão agora mesmo.

Não grave mais imagens. Não o formate. Não execute ferramentas aleatórias de correção. Assim que novos dados forem gravados no cartão, partes antigas do vídeo são sobrescritas, e suas chances caem rapidamente.

Antes de instalar qualquer coisa, eu verificaria primeiro algumas coisas chatas, porque às vezes elas economizam muito tempo:

1. Lixeira da nuvem da GoPro ou Itens Excluídos Recentemente, se a sua conta incluir isso
  2. Qualquer cópia que você já tenha transferido para o seu laptop ou unidade externa
  3. Arquivos LRV no cartão, aqueles clipes de pré-visualização em baixa resolução
  4. Se a própria câmera oferece uma solicitação de reparo depois que você inserir o cartão novamente

Se nada disso revelar o clipe ausente, então eu passaria para um software de recuperação.

Por que a recuperação da GoPro dá errado

É aqui que as pessoas se atrapalham. Um JPG excluído é uma coisa. Um vídeo moderno de câmera de ação é outra bagunça.

As GoPros nem sempre gravam um MP4 bem organizado em uma única parte. Elas costumam armazenar o vídeo principal, dados de visualização, áudio, informações de localização, miniaturas e outros metadados em partes separadas. No cartão, sua filmagem pode estar espalhada por centenas ou milhares de fragmentos.

Então, sim, um scanner pode encontrar um MP4 e ainda assim entregar um arquivo que se recusa a reproduzir. Já vi isso acontecer. O software pega pedaços, mas não os reconstrói na ordem correta.

Isso acontece bastante com dispositivos como estes:

1. Modelos GoPro Hero
  2. Drones DJI
  3. Câmeras Insta360
  4. Câmeras mais novas da Sony, Canon, Nikon e Panasonic
  5. Câmeras veiculares

Na recuperação de vídeo, só a varredura não conta toda a história. O método de reconstrução faz toda a diferença.

O que eu tentaria primeiro

Eu começaria com Disk Drill.

A parte que eu usaria é a Recuperação Avançada de Câmera. Pelo que vi, ela foi feita para exatamente esse problema, imagens fragmentadas de câmeras como GoPros, drones e dash cams. Em vez de tratar o clipe como um único arquivo sólido, ela procura pedaços de vídeo espalhados e tenta juntá-los em algo reproduzível.

As etapas são bem simples:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões adequado
  2. Abra o Disk Drill
  3. Escolha o cartão de memória
  4. Selecione Recuperação Avançada de Câmera
  5. Execute a varredura
  6. Visualize o que ele encontrar
  7. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não de volta no mesmo cartão

A parte da visualização importa. Eu gosto de poder testar se o clipe recuperado abre antes de salvar um monte de lixo. Também notei que o Disk Drill sugere criar primeiro uma imagem byte a byte do cartão se ele parecer instável. Isso está de acordo com o que os técnicos de recuperação costumam fazer, e vale a pena fazer se o cartão tiver erros ou desconectar.

Outras opções que as pessoas mencionam

O PhotoRec é mencionado o tempo todo por um motivo. Ele é gratuito, oferece suporte a uma enorme variedade de tipos de arquivo e realmente recupera dados. O problema fica bem óbvio assim que você o usa. Não há reconstrução dedicada de vídeo de câmera, nem sistema de pré-visualização, e organizar a saída parece procurar algo em uma gaveta de bagunça. Já acabei com milhares de arquivos antes. Nada divertido.

O UFS Explorer está no outro extremo da escala. Ele é poderoso, mais técnico e, em casos difíceis, às vezes supera os aplicativos de consumo habituais. Mas também é menos amigável e, para este problema específico de GoPro, não tem o mesmo fluxo de trabalho focado de Recuperação Avançada de Câmera.

Se eu estivesse lidando com filmagens excluídas de uma GoPro recente ou de um drone DJI, eu seguiria esta ordem. Primeiro, Disk Drill. Se eu quisesse uma alternativa gratuita, PhotoRec. Se o caso parecesse mais complicado e eu precisasse de mais controle, UFS Explorer.

Sim, se o cartão foi apenas excluído e não formatado, suas chances ainda são razoavelmente boas.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal. Pare de usar o cartão SD agora. Discordo um pouco sobre colocar o cartão de volta na GoPro para procurar avisos de reparo. Eu evitaria a câmera neste momento. Use um leitor de cartão em um computador para que nada mais seja gravado por engano.

O que eu faria:

1. Deslize a trava de bloqueio do cartão SD, se o seu adaptador tiver uma.
  2. Faça primeiro uma imagem do cartão. Um arquivo de backup completo do cartão. Isso importa mais do que as pessoas pensam.
  3. Execute a recuperação na imagem, não no cartão original.
  4. Salve os clipes recuperados no seu computador ou em outra unidade.

Por que criar a imagem primeiro? Se o cartão tiver setores fracos, uma varredura longa pode piorar as coisas. Um clone dá a você mais de uma chance. Isso é prática padrão em recuperação de dados.

Para filmagens da GoPro, a extração bruta de arquivos muitas vezes recupera MP4s corrompidos. É aí que o Disk Drill tende a ajudar mais do que ferramentas gratuitas mais antigas, já que lida melhor com mídia de câmera do que os aplicativos comuns de localizar arquivos excluídos. Se o Disk Drill não retornar um clipe reproduzível, tente GoPro SOS ou Grau Video Repair após a recuperação. Essas ferramentas reparam a estrutura danificada do MP4. Elas não recuperam dados excluídos, mas às vezes corrigem arquivos que outras ferramentas trouxeram de volta meio corrompidos.

Verifique também se há capítulos divididos. A GoPro costuma salvar gravações longas como GX01, GX02, etc. Se uma parte estiver faltando, seu vídeo perdido pode ser apenas um segmento de capítulo.

Se você quiser um guia visual rápido, este vídeo curto sobre recuperação de arquivos de vídeo excluídos do cartão SD é útil:
assista a esta dica rápida de recuperação de vídeo de cartão SD

Ponto principal: não formate, não grave, não execute o CHKDSK. Esse último já prejudicou muita gente antes. Sinceramente, o CHKDSK é ótimo para sistemas de arquivos, ruim para casos de filmagens excluídas.

Se o cartão foi apenas excluído e não formatado, sim, a recuperação ainda é possível. A parte que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @jeff disseram é a seguinte: não presuma que “não formatado” automaticamente significa “fácil”. Clipes da GoPro podem sumir da tabela de arquivos, mas ainda estarem lá em blocos brutos, e às vezes o problema real é o próprio cartão SD começando a falhar.

Uma coisa que eu verificaria e que as pessoas costumam ignorar: teste outro leitor de cartão e outra porta USB/computador antes de fazer qualquer coisa mais séria. Já vi cartões parecerem “vazios” só porque o leitor era uma porcaria. Parece bobo, mas acontece.

Além disso, eu não sou tão favorável a tentar imediatamente todo utilitário de reparo disponível. Se o arquivo foi realmente excluído, ferramentas de reparo não vão ajudar até que você recupere os dados primeiro. Caso contrário, você só acaba correndo atrás de fantasmas, rs.

Minha ordem seria:

1. Pare de usar o cartão
  2. Teste em um leitor confiável
  3. Verifique se os clipes ausentes faziam parte de uma gravação longa dividida em vários arquivos de capítulo
  4. Recupere a partir do cartão, de preferência de uma imagem, se possível
  5. Só então tente ferramentas de reparo em quaisquer MP4s recuperados, mas que não reproduzem

Quanto à parte da recuperação em si, o Disk Drill faz sentido aqui porque vídeos de GoPro e câmeras de ação são bem mais complicados do que uma recuperação básica de arquivos. Se a recuperação normal de arquivos excluídos não encontrar nada utilizável, uma recuperação focada em câmera tem mais chances. Só não recupere de volta no mesmo cartão SD. É assim que as pessoas transformam “talvez recuperável” em “bom, já era”.

Além disso, se a filmagem for tão importante assim, pare as tentativas por conta própria depois de uma tentativa sólida. Varreduras repetidas e utilitários aleatórios podem deixar a situação mais confusa.

Leitura relacionada aqui também: Dicas de recuperação de vídeos da GoPro de usuários reais