Encontrei uma unidade antiga com fotos de família que não abre, e alguns arquivos parecem corrompidos ou foram excluídos acidentalmente anos atrás. Estou tentando recuperar essas fotos antigas antes que se percam para sempre e preciso de orientação sobre o melhor software de recuperação de fotos para fotos antigas, especialmente algo seguro, fácil de usar e bom para dispositivos de armazenamento danificados ou envelhecidos.
Já estive nessa bagunça mais de uma vez. Clipes apagados, fotos desaparecidas, um cartão SD que ficou estranho depois de um dia longo, e uma vez apaguei a coisa errada porque estava cansado e com pressa. A parte que as pessoas pulam é a que mais importa. O que você faz no primeiro minuto importa mais do que o aplicativo que instala depois.
Se os seus arquivos desapareceram, pare de usar o cartão ou a unidade imediatamente. Não tire mais fotos. Não cole nada nele. Não formate de novo porque viu algum post aleatório dizendo que isso ajuda. Na maioria dos dispositivos de armazenamento, os dados apagados ficam lá até que novos dados os substituam. Aprendi isso da pior maneira. Cada gravação extra reduz suas chances.
Depois que eu retiro o cartão e o deixo em paz, estas são as ferramentas que eu analiso.
1. Disk Drill
Disk Drill é o primeiro que eu costumo indicar para a maioria das pessoas. Ele fica bem no meio-termo, no bom sentido. Recuperação forte, pouca complicação, sem muita dor de cabeça na configuração. Já usei em cartões SD, pendrives, discos externos e SSDs sem muita dificuldade.
A parte à qual eu sempre voltava era a recuperação de vídeo, principalmente para arquivos de câmera fragmentados. Se você já tirou imagens de um drone ou câmera de ação, já viu isso antes. Muitas ferramentas encontram o clipe, mas depois entregam um arquivo que não reproduz direito. O Disk Drill faz um trabalho melhor com vídeo fragmentado por meio do Advanced Camera Recovery, e também reconhece muitos tipos de fotos RAW.
O que funcionou bem:
- Layout simples, fácil de entender rapidamente
- Lê a maioria dos formatos comuns de foto e vídeo
- O Advanced Camera Recovery ajuda com arquivos de vídeo divididos ou fragmentados
- Opção de visualização antes de salvar os arquivos recuperados
- Funciona no Windows e no Mac
Onde ele me incomodou:
- Você precisa da versão paga para recuperação completa
- As verificações profundas demoram bastante em cartões grandes, não tem como evitar
2. R-Studio
O R-Studio parece ter sido feito para pessoas que não entram em pânico quando veem menus técnicos. Eu não o entregaria para alguém que quer um grande botão Recuperar e pronto. Ainda assim, quando o cartão está muito danificado, a partição parece errada ou o sistema de arquivos está pela metade, este aqui costuma aguentar mais do que as ferramentas mais simples.
Usei-o em um cartão SD corrompido de uma câmera mirrorless depois que outros dois aplicativos voltaram só com restos. O R-Studio encontrou mais. Levou mais tempo para analisar tudo, e a interface é um pouco demais no começo, mas os resultados foram melhores nesse trabalho.
Por que as pessoas continuam com ele:
- Recuperação forte em casos complicados
- Lida melhor com sistemas de arquivos danificados do que muitos aplicativos mais simples
- Oferece controle mais profundo de varredura e recuperação
- Funciona com uma ampla variedade de configurações de armazenamento
Por que algumas pessoas desistem dele:
- Leva tempo para aprender
- A interface parece carregada
- O preço é mais alto do que o de muitas alternativas
3. PhotoRec
O PhotoRec ainda é a opção gratuita que menciono primeiro. Sem limite de recuperação, de código aberto, e entrega resultados. Ele não depende tanto do sistema de arquivos quanto outras ferramentas. Ele procura assinaturas de arquivos diretamente no dispositivo, por isso ainda funciona quando um cartão é formatado ou está muito danificado.
O preço disso é a organização depois. Muitas vezes você recupera os arquivos, mas não com os nomes que tinha, e nem com a estrutura de pastas. Então, se você recuperar um lote enorme de um cartão cheio, espere uma sessão de organização. Passe um café. Isso cansa.
Pontos positivos:
- Gratuito, sem limite de dados
- Compatível com uma enorme variedade de tipos de arquivo
- Funciona bem em cartões formatados ou danificados
- Disponível para Windows, macOS e Linux
Pontos fracos:
- A interface de linha de comando confunde muita gente
- Os arquivos recuperados geralmente perdem os nomes originais
- Sem estrutura de pastas original
- Organizar os arquivos recuperados leva tempo, muito tempo
O que eu faria depois da recuperação
O software de recuperação é uma parte da solução. A outra parte é mudar a forma como você armazena as coisas para não acabar aqui de novo no mês que vem.
Se os arquivos forem importantes, mantenha backups regularmente. Não quando você se lembrar. Regularmente. Se você fotografa em cartões SD, divida os trabalhos entre vários cartões em vez de colocar um dia inteiro em um só. Comecei a fazer isso depois de uma falha feia em um cartão e isso reduziu bastante o risco. Se perder um cartão, você perde parte de um ensaio, não tudo.
Então, sim, aja rápido, pare de gravar no cartão e depois faça a varredura com a ferramenta certa. Se os dados não tiverem sido sobrescritos, suas chances ainda são razoáveis. Não perfeitas. Mas melhores do que a maioria das pessoas imagina.
Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco, eu começaria com o Disk Drill para fotos antigas da família. Ele costuma se sair bem com JPG, TIFF, PNG, RAW e pastas mistas de câmeras antigas. A ferramenta de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Você quer ver a imagem antes de pagar ou exportar 20 GB de lixo.
Vou discordar um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O PhotoRec é ótimo, mas para fotos de família ele frequentemente transforma a recuperação em um pesadelo de organização. Se você tiver anos de arquivos excluídos, perder nomes e pastas é uma baita dor de cabeça. Eu só uso depois que as ferramentas mais fáceis falham.
Minha ordem seria:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade e resultados
- R-Studio, se a unidade parecer danificada ou as partições estiverem bagunçadas
- PhotoRec, se você quiser algo grátis e não se importar com a bagunça
Se alguns arquivos não abrirem, tente primeiro copiar a unidade inteira para outro disco, se ela ainda estiver legível. Unidades antigas morrem rápido quando começam a agir de forma estranha. Se a unidade fizer cliques, desaparecer ou ficar leeeenta, pare e pense em um serviço profissional.
Para ler mais sobre software de recuperação de fotos para fotógrafos e unidades de câmeras antigas, este guia é bom: melhores ferramentas de recuperação de fotos para câmeras, cartões SD e unidades antigas.
Versão curta: comece com o Disk Drill. É o que eu colocaria nas mãos de uma pessoa comum.
Se estas forem fotos antigas de família, eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque só mencionaram brevemente: faça primeiro uma imagem do disco se ele estiver fisicamente envelhecido, mas ainda legível. Não uma cópia de arquivos, e sim um clone/imagem setor por setor. Assim, você faz as tentativas de recuperação na cópia, não no original. Discos antigos podem passar de algo funciona mais ou menos para morto muito rápido.
Para software, eu concordo em grande parte com a classificação deles, mas dividiria o problema assim:
- Disk Drill se você quer o melhor software de recuperação de fotos antigas com o mínimo de complicação
- R-Studio se a estrutura da unidade estiver bagunçada e você se sentir à vontade com coisas mais técnicas
- PhotoRec apenas se o orçamento importar mais do que a organização
Onde eu discordo um pouco: as pessoas promovem o PhotoRec como se fosse a resposta heroica e gratuita, mas para arquivos antigos de família ele pode virar uma bagunça enorme. Você pode recuperar os arquivos, claro, mas depois vai ter que organizar 8.000 imagens renomeadas e sem pastas. Isso não é gratuito, isso é pagar com sofrimento rs.
Além disso, se algumas fotos não abrem, o software de recuperação pode não ser suficiente. Nesse caso, tente uma ferramenta de reparo depois da recuperação, porque alguns JPGs são encontrados, mas ainda ficam parcialmente corrompidos. Problema diferente, solução diferente.
Se você quiser uma boa seleção, isto é útil: melhor software de recuperação de dados recomendado pela comunidade de recuperação de dados do Reddit.
Minha escolha honesta para uma pessoa comum: Disk Drill primeiro. Se a unidade estiver fazendo cliques, travando ou desaparecendo, pare de mexer nela antes de piorar a situação. Esse é o ponto em que fazer por conta própria fica arriscado muito rápido.
Eu dividiria isso em recuperação vs reparo, porque as pessoas confundem essas coisas.
Se os arquivos foram excluídos, use um software de recuperação. Se as fotos estão lá mas não abrem, talvez você precise de uma ferramenta de reparo JPEG após a recuperação, não apenas de outro scanner. Essa é a única parte que acho que @sonhadordobosque, @boswandelaar e @mikeappsreviewer não enfatizaram o suficiente.
Minha visão prática:
- Disk Drill primeiro para a maioria das pessoas
- R-Studio se a estrutura da unidade estiver uma bagunça
- PhotoRec se você estiver sem dinheiro e tiver paciência
Prós do Disk Drill
- Fácil de usar
- Bom sistema de visualização
- Sólido para formatos antigos de foto e pastas mistas
- Menos caos do que ferramentas baseadas apenas em assinatura
Contras do Disk Drill
- Pago para recuperação completa
- Verificações profundas podem ser lentas
- Não é minha primeira escolha se o disco tiver problemas sérios de hardware
Uma pequena discordância com o conselho de “clonar primeiro”: sim, idealmente. Mas se a unidade ainda estiver estável e você não for técnico, às vezes uma verificação somente leitura no Disk Drill é a opção mais segura do que se atrapalhar com ferramentas de criação de imagem e cometer erros. Se a unidade começar a fazer cliques, desconectar, ou ficar extremamente lenta, então pare e faça um clone ou procure um profissional.
Além disso, recupere apenas para uma unidade diferente. Nunca de volta para a antiga. Esse erro destrói dados recuperáveis rapidamente.
Então, para uma pessoa comum tentando salvar fotos antigas de família, Disk Drill provavelmente é o melhor ponto de partida, e depois decidir se os arquivos ruins restantes precisam de reparo real de imagem em vez de mais tentativas de recuperação.