Precisa de ajuda para recuperar dados de um cartão SD corrompido e ilegível

Meu cartão SD parou de funcionar de repente depois que eu o removi da minha câmera, e agora tanto meu celular quanto meu computador dizem que ele está corrompido ou ilegível. Ele tem fotos e vídeos importantes dos quais eu não fiz backup, então eu realmente preciso de orientação sobre recuperação segura de dados de cartão SD, opções de reparo ou software de recuperação que possa ajudar sem piorar a situação.

Já passei por cartões SD com aparência de mortos o suficiente para parar de confiar no primeiro pop-up de erro que aparece. Com o tempo, tentei o pacote habitual de truques, apps de recuperação, comandos de reparo, conselhos aleatórios dos resultados de busca, tudo isso. Alguns cartões vieram de uma câmera. Alguns eram de um drone depois de um pouso brusco. Alguns pertenciam a amigos que achavam que anos de fotos tinham sumido. O padrão continuou o mesmo.

As pessoas tentam consertar o cartão primeiro.

Eu não faria nessa ordem. Quando a corrupção aparece, seu celular, câmera ou PC tende a jogar uma sugestão rápida para você. Formatar cartão. Reparar unidade. Toque para corrigir. Parece útil. Não é, pelo menos não ainda. Se seus arquivos importam, pare aí. Não formate.

Formatar muitas vezes faz o cartão voltar a funcionar, mas também torna a recuperação mais bagunçada do que precisava ser. Eu divido o trabalho em duas partes. Primeiro, tiro os arquivos. Depois que suas coisas estiverem seguras, lide com o cartão.

Recupere arquivos de um cartão SD corrompido

Na primeira tentativa, eu pulo as ferramentas de reparo e vou direto para um software de recuperação. Muitos cartões corrompidos ainda guardam os arquivos. O que quebra primeiro é o sistema de arquivos, nem sempre as fotos ou os clipes de vídeo em si.

Das ferramentas que testei pessoalmente, Disk Drill é a que eu geralmente uso primeiro. Ele lidou com os problemas comuns que encontrei, formatações acidentais, cartões RAW, sistemas de arquivos corrompidos, arquivos ausentes depois que uma transferência travou no meio do processo.

A parte de que mais gostei foi a opção de backup byte por byte. Aprendi da maneira mais difícil que alguns cartões pioram quanto mais você mexe neles. Criar uma imagem primeiro dá a você uma cópia mais segura para trabalhar, enquanto o original permanece intocado. A ferramenta de pré-visualização também ajudou. Não gosto de recuperar uma pilha de nomes de arquivos e descobrir depois que metade deles está corrompida. A pré-visualização permite verificar se as fotos, vídeos ou documentos ainda abrem antes de você confirmar.

Depois que seus arquivos importantes forem copiados para outro lugar, aí sim você começa a tentar tornar o cartão utilizável novamente.

1. Tente o CHKDSK primeiro

No Windows, a primeira etapa de reparo que eu geralmente executo é o Check Disk. Ele verifica erros no sistema de arquivos e tenta corrigi-los.

Abra o Prompt de Comando como Administrador e depois execute:

chkdsk X: /r

Troque X pela letra da unidade usada pelo seu cartão SD.

Já vi isso corrigir cartões com erros de diretório e corrupção leve. Também já vi não fazer nada. Ainda assim, vale a tentativa depois que a recuperação estiver concluída.

2. Passe para o TestDisk se a partição sumiu

Se o Windows mostrar o cartão como não alocado, ou se a partição tiver desaparecido, eu olharia para o TestDisk em seguida.

Já usei isso em cartões que o Windows tratava como plástico vazio. A interface parece antiga e um pouco áspera, não adianta fingir o contrário, mas faz um trabalho sólido ao encontrar partições perdidas e reconstruir tabelas de partição danificadas. Se o problema for a estrutura do cartão, esta é uma das poucas ferramentas gratuitas com as quais eu me incomodaria.

3. Formate o cartão se o reparo falhar

Se o CHKDSK não ajudou e o TestDisk não trouxe o cartão de volta, eu formato o cartão e sigo em frente.

Nesta fase, seus arquivos já devem estar em algum lugar seguro. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, escolha Formatar e depois selecione o sistema de arquivos. Para a maioria dos cartões SD mais novos, o exFAT tende a ser a escolha prática, já que lida com arquivos grandes e funciona com muitos dispositivos.

Depois de formatar, teste o cartão antes de colocar qualquer coisa importante nele. Copie alguns arquivos. Apague-os. Grave de novo. Veja se ele aguenta.

Uma última coisa pela experiência, corrupção repetida geralmente significa que o cartão está chegando ao fim da vida útil. Se um cartão começa a falhar mais de uma vez, eu paro de usá-lo para fotos ou vídeos com os quais me importo. Nesse ponto, eu o substituo. Armazenamento é mais barato do que perder suas fotos de novo.

Primeiro, pare de usar o cartão. Sem novas fotos, sem loop de nova tentativa na câmera, sem cliques em digitalizar e corrigir. Cada gravação piora suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere primeiro. Discordo um pouco sobre usar o CHKDSK na triagem inicial. Se o cartão estiver falhando no nível de hardware, o CHKDSK gosta de mexer bastante no sistema de arquivos. Eu deixaria as ferramentas de reparo para depois.

O que eu faria em seguida.

1. Use um leitor diferente.
    Leitores de cartão ruins causam corrupção falsa com mais frequência do que as pessoas pensam. Tente um leitor USB em um PC, não no telefone.

2. Verifique como o cartão aparece no Gerenciamento de Disco.
    Se ele mostrar um tamanho próximo do normal, as chances de recuperação são melhores.
    Se o tamanho for 0 bytes, ou se ele desconectar e reconectar, isso aponta para falha de hardware.

3. Faça uma imagem primeiro se o cartão permanecer conectado.
    É aqui que o Disk Drill é útil. O recurso de imagem de backup importa mais do que a própria varredura em uma mídia instável. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão.

4. Se o Disk Drill encontrar visualizações, recupere para a unidade do seu PC, nunca de volta para o cartão SD.
    Fotos com visualização limpa são um bom sinal. Vídeos podem ou não ser recuperados se o sistema de arquivos quebrou no meio da gravação.

5. Se o cartão cair para offline durante as leituras, mude para uma ferramenta feita para mídia com falha, como o ddrescue no Linux. Ele tenta novamente de forma inteligente e pula áreas ruins, depois volta a elas mais tarde. Mais lento, mas mais seguro para cartões que estão morrendo.

6. Após a recuperação, teste o cartão com H2testw ou F3.
    Um teste completo de gravação/leitura revela cartões com capacidade falsa e memória flash desgastada. Se ele mostrar erros, descarte o cartão.

Se as fotos forem muito importantes e o cartão não for detectado de forma consistente, pare com as tentativas caseiras nesse ponto. A recuperação em laboratório fica cara rapidamente, mas cada tentativa extra em casa reduz as chances.

Para mais etapas práticas, este tópico em dicas de recuperação de cartão SD para armazenamento corrompido de fotos e vídeos vale a pena conferir.

Faça uma coisa que ninguém gosta de ouvir: deixe o cartão de lado por um momento e pense em como ele falhou. Se ele parou de funcionar logo após ser removido da câmera, há uma boa chance de ter sido retirado enquanto a câmera ainda estava terminando uma gravação. Isso pode deixar o sistema de arquivos destruído, mesmo quando os dados reais das fotos ainda estão em grande parte intactos.

Concordo com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer em não formatar primeiro, mas eu também evitaria montá-lo repetidamente em celulares diferentes. Os celulares adoram ser úteis e podem tornar a situação mais irritante rapidamente.

Algumas coisas que eu tentaria e que eles não enfatizaram muito:

• Verifique os pinos do cartão SD e o adaptador. Sério. Poeira, contatos tortos, carcaça do adaptador rachada, coisas pequenas assim importam.
  • Se for um microSD em um adaptador SD de tamanho normal, tente outro adaptador. Eles falham o tempo todo e as pessoas culpam o cartão.
  • Tente lê-lo em uma câmera via cabo USB em vez de remover o cartão novamente. Às vezes a câmera ainda consegue expor o armazenamento melhor do que um leitor barato.

Se o cartão for detectado com a capacidade correta, eu o examinaria com o Disk Drill e recuperaria os arquivos apenas para o drive interno do seu computador. A opção de backup por imagem dele provavelmente é a escolha mais segura se o cartão estiver instável. Se você quiser uma comparação mais ampla, este resumo dos melhores softwares de recuperação de cartão SD testados em cartões realmente corrompidos é útil.

Uma pequena discordância com o conselho habitual: não corra para o CHKDSK, a menos que o cartão esteja estável para leituras longas. Em mídia flash instável, reparar pode virar ops.

Se ele começar a desconectar, mostrar tamanho incorreto ou esquentar, pare com as tentativas caseiras. É aí que a recuperação em casa deixa de ser viável e passa a ficar cara.