Procurando uma ferramenta confiável de recuperação de arquivos após exclusão acidental

Excluí acidentalmente alguns arquivos importantes e já esvaziei a Lixeira antes de perceber que eles tinham sumido. Estou tentando encontrar uma ferramenta confiável de recuperação de arquivos que realmente funcione no Windows e não piore a situação. Esses documentos e fotos são muito importantes, então agradeceria conselhos sobre o melhor software de recuperação de arquivos ou etapas seguras de recuperação para tentar.

Testei um monte de aplicativos de recuperação ao longo dos anos, e a maioria promete muito, depois desmorona no segundo em que o trabalho fica complicado. Alguns se saem bem com um arquivo que você excluiu há cinco minutos. Alguns parecem feitos para oficinas de reparo, não para pessoas comuns. Alguns são tão desajeitados que eu desisti antes de a varredura terminar. Se você quiser a versão curta, eu ainda indicaria a maioria das pessoas para Disk Drill.

Continuo voltando ao Disk Drill por um motivo simples. É mais fácil de usar do que a maioria dos concorrentes, e ainda assim entrega resultados decentes. Já usei em exclusões acidentais, armazenamento formatado, partições RAW, cartões SD danificados, pendrives, unidades externas e cartões de câmera, com resultados mistos, mas com mais acertos do que erros. A opção de visualização ajuda bastante. Você vê o que está lá antes de começar a restaurar um monte de lixo. Também gosto da ferramenta de backup byte a byte. Quando uma unidade começa a agir de forma estranha, prefiro cloná-la primeiro e analisar a cópia. Menos risco, menos pânico. No Windows, você também recebe 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para um teste rápido.

Há alguns outros nomes que vale a pena manter na sua lista.

1. PhotoRec. Gratuito, feio, eficaz. Já consegui recuperar arquivos com ele de mídias que eu achava que estavam perdidas. O problema é o fluxo de trabalho. Não é amigável, e não preserva a estrutura original das pastas nem os nomes dos arquivos de forma útil. Você acaba tendo que organizar uma bagunça de arquivos recuperados com nomes genéricos. Se sua prioridade é recuperar os dados a qualquer custo, ainda merece um lugar na lista.

2. Windows File Recovery. Esta é a ferramenta da própria Microsoft. Também gratuita. Também só de linha de comando, o que significa que muita gente vai abri-la uma vez, ficar olhando para ela e depois fechar. Eu não a entregaria para alguém que odeia digitar comandos. Para exclusões simples em NTFS, ela dá conta do recado. Se você quer uma opção pequena embutida e não quer software extra, vale a tentativa.

3. GetDataBack. Escolha da velha guarda, ainda respeitada por um motivo. Já vi fazer melhor do que aplicativos mais bonitos quando o sistema de arquivos estava danificado ou uma partição saiu dos trilhos. Parece mais técnico, menos polido, e exige mais de você. Ainda assim, para recuperação em NTFS e FAT, tem uma reputação sólida e eu já vi o porquê.

A primeira coisa que eu faria, e quero dizer imediatamente, é parar de usar a unidade com problema. Arquivos excluídos geralmente ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Cada instalação, cada atualização, cada download, cada foto copiada reduz suas chances.

Não instale o software de recuperação na mesma unidade que você está tentando salvar. Já vi gente fazer isso e depois se perguntar por que os resultados pioraram. Coloque o software em outro lugar. Outro disco interno ajuda. Um SSD externo funciona. Até mesmo um pendrive é melhor do que gravar na unidade danificada.

Mais uma regra rígida. Se a unidade faz cliques, rangidos, desconecta aleatoriamente ou não aparece na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, eu pararia por aí. Software é para dano lógico. Falha física é outro tipo de problema. Varreduras repetidas em hardware defeituoso podem empurrá-lo ainda mais para o limite. É aí que um laboratório de recuperação faz mais sentido, mesmo que doa pagar por isso.

Espero que sua sorte seja melhor do que a minha foi em alguns desses casos. Volte para contar o que aconteceu.

Se os arquivos foram excluídos da unidade do sistema, eu seria um pouco mais criterioso do que @mikeappsreviewer sobre o que tentar primeiro.

O Disk Drill para Windows ainda é uma das opções mais seguras para usuários comuns. O principal motivo é o fluxo de trabalho. Ele mostra os arquivos excluídos com clareza, permite visualizar antes e não te afoga em menus. Para exclusão acidental após esvaziar a Lixeira, isso importa mais do que as pessoas admitem. Uma ferramenta com interface confusa leva a cliques errados e perda de tempo.

Não concordo totalmente com usar ferramentas gratuitas primeiro se os arquivos forem muito importantes. O PhotoRec é poderoso, claro, mas a bagunça com os nomes dos arquivos é brutal. Se você precisa de documentos com os nomes originais, organizar 5.000 arquivos recuperados é um saco. O Windows File Recovery funciona, mas recuperação por linha de comando é onde as pessoas cometem erros bobos de digitação.

Minha lista curta:

1. Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade e taxa de recuperação.
  2. R-Studio, melhor para usuários avançados, curva de aprendizado mais íngreme.
  3. Recuva, decente para exclusões simples, mais fraco quando as coisas ficam complicadas.

O que eu faria no seu caso:
Pare de gravar na unidade.
Instale o aplicativo de recuperação em outra unidade ou USB.
Faça a varredura da unidade afetada.
Recupere para uma unidade diferente.
Se os arquivos forem importantes, salve uma imagem completa primeiro.

Uma explicação útil aqui também, assista a esta demonstração de software de recuperação de dados para arquivos excluídos.

Se a unidade estiver fazendo barulhos ou desconectando, pule o software. Hora de laboratório. Se for um caso normal de exclusão, o Disk Drill é uma primeira tentativa sólida. Já vi funcionar bem em recuperações após esvaziar a Lixeira, especialmente em SSDs e unidades externas onde as pessoas achavam que já era.

Se este é um caso direto de exclusão acidental + Lixeira esvaziada, eu realmente classificaria as ferramentas de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @sternenwanderer.

Para exclusão normal de arquivos no Windows, eu ainda acho que o Disk Drill é a escolha inicial mais segura para a maioria das pessoas, não porque ele seja mágico, mas porque é difícil fazer besteira com ele. Isso importa mais do que as pessoas imaginam. Muitos apps de recuperação são poderosos até você clicar na coisa errada ou recuperar lixo por cima da mesma unidade. O Disk Drill mantém tudo bem claro, e a prévia é útil para verificar se seus arquivos realmente podem ser recuperados antes de você perder tempo.

Onde eu meio que discordo do conselho habitual: eu não iria direto para o PhotoRec, a menos que você esteja desesperado ou que o sistema de arquivos esteja corrompido. Sim, ele pode recuperar muita coisa, mas o caos dos arquivos sem nome é brutal. Se você apagou documentos, projetos ou coisas de família, organizar essa bagunça é miserável. O Recuva é aceitável para exclusões super básicas, mas na minha experiência ele perde força rápido assim que a situação fica minimamente complicada.

Minha ordem prática seria:

1. Disk Drill para uma primeira varredura fácil no Windows
  2. R-Studio se você se sente confortável com uma interface mais técnica
  3. Windows File Recovery apenas se você gosta de linha de comando ou quer uma opção gratuita da Microsoft

Além disso, uma coisa que quase ninguém menciona o suficiente: se isso foi em um SSD, as chances de recuperação podem ser piores por causa do TRIM. Então, se o Disk Drill encontrar pouco ou nada, isso pode não significar que o app falhou. Pode significar que o Windows já mandou o SSD apagar esses blocos. Essa parte é meio ruim, sinceramente.

Se você quiser um vídeo explicativo decente antes de mexer em qualquer coisa, vale dar uma olhada nisto: Comparação e demonstração de software de recuperação de arquivos apagados no Windows

O principal agora é não continuar usando essa unidade. Não instale coisas nela, não baixe arquivos nela, não teste apps aleatórios nela. Recupere apenas para outra unidade. Se o disco estiver fazendo clique ou desconectando, pare de mexer com software imediatamente.

Eu acrescentaria um ângulo que os outros só tocaram de leve: verifique se os arquivos excluídos estavam no SSD do sistema ou em uma unidade secundária/externa. Isso muda bastante as chances.

Se foi no SSD do sistema Windows, eu discordo um pouco da mentalidade de simplesmente testar um monte de ferramentas. Em SSDs, o TRIM pode acabar com as chances de recuperação rapidamente, então eu prefiro fazer uma varredura cuidadosa com algo sensato como o Disk Drill do que ficar pulando entre cinco aplicativos gravando logs, arquivos temporários e instalações por todo lado.

Minha opinião sobre o Disk Drill:

Prós

• muito fácil de organizar arquivos excluídos por tipo e localização
  • a visualização prévia é realmente útil
  • bom para quem não quer complicação com linha de comando
  • pode ser uma checagem rápida da realidade antes de você perder horas

Contras

• não é a opção mais barata se você precisar de uma recuperação completa
  • varreduras profundas podem retornar muita bagunça
  • se o TRIM já limpou os blocos, não vai fazer milagres

Comparando com o que @sternenwanderer, @nachtdromer e @mikeappsreviewer estavam dizendo, eu ficaria um pouco menos entusiasmado com o Recuva para qualquer coisa além de uma exclusão simples e recente. Eu também teria mais cautela com o PhotoRec, a menos que você esteja bem com os arquivos recuperados voltando como uma pilha enorme e sem organização.

Mais uma coisa: antes da recuperação, verifique também a lixeira da sincronização em nuvem. OneDrive, Google Drive, Dropbox e até aplicativos da Adobe às vezes mantêm cópias excluídas separadamente. Isso pode poupar você de usar software de recuperação por completo.

Se os arquivos importam muito, faça primeiro uma imagem da unidade. Se importam um pouco, o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável. Se a unidade estiver instável, pule o software e pare.