Qual é a maneira mais fácil de recuperar fotos excluídas de uma câmera Nikon?

Apaguei acidentalmente fotos da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas, incluindo fotos importantes da família que eu realmente preciso recuperar. Estou procurando a maneira mais fácil e segura de recuperar fotos apagadas da câmera Nikon do cartão de memória sem causar mais perda de dados.

Eu evitaria descartar o cartão por enquanto. Já vi fotos da Nikon serem recuperadas após uma exclusão acidental, e até depois de uma formatação rápida. O que importou no meu caso não foi como os arquivos desapareceram. Foi se novos dados tinham sido gravados por cima deles.

A primeira coisa é parar de usar o cartão SD agora. Nada de mais fotos. Nada de vídeos. Não formate de novo. Cada arquivo que você salvar coloca seus antigos arquivos NEF, NRW ou JPEG em mais risco.

A formatação rápida geralmente é recuperável. Formatação completa ou apagamento seguro é uma situação mais complicada. Já tive resultados piores nesses casos.

Se você não tem backup, eu iria direto para um software de recuperação. Eu usei Disk Drill e ele lidou bem com arquivos RAW da Nikon, incluindo NEF e NRW, além de JPEGs normais. A configuração foi simples, sem etapas estranhas.

O que eu fiz:

1. Retirei o cartão SD da câmera.
  2. Conectei-o ao meu computador com um leitor de cartões.
  3. Instalei o Disk Drill no computador, não no cartão.
  4. Selecionei o cartão SD e iniciei a busca por dados perdidos.
  5. Executei a Varredura Universal. Para arquivos excluídos e cartões com formatação rápida, isso funcionou bem para mim.
  6. Esperei a varredura terminar e depois verifiquei as prévias.
  7. Recuperei os arquivos bons para o meu computador, nunca de volta para o mesmo cartão SD.

É um detalhe pequeno, mas importa. Se seus arquivos RAW aparecerem corretamente na prévia durante a varredura, suas chances geralmente são melhores.

Se também estiver faltando vídeos, eu executaria a Recuperação Avançada de Câmera depois da primeira passada. Deixei isso passar na primeira vez que tentei. As varreduras padrão encontraram as fotos, mas alguns arquivos de vídeo da câmera estavam fragmentados e não apareceram até eu usar a varredura focada em câmera.

Uma parte em que as pessoas costumam se confundir são os nomes dos arquivos. Arquivos RAW recuperados frequentemente voltam com nomes genéricos e sem a estrutura original de pastas. Isso já aconteceu comigo mais de uma vez. Não significa que as imagens estejam corrompidas. O software geralmente está reconstruindo os arquivos a partir das assinaturas dos arquivos, não restaurando a árvore antiga de diretórios.

Além disso, se um arquivo NEF recuperado se recusar a abrir no aplicativo padrão Fotos do Windows, eu ainda não entraria em pânico. O Windows é inconsistente com o suporte a RAW da Nikon. Abra primeiro em um software com suporte adequado a NEF, depois avalie o arquivo.

Antes de fazer a varredura, verifique se não existem cópias esquecidas. Uma vez passei meia hora recuperando coisas que eu já tinha em outro dispositivo. Olhe no seu computador, em pastas antigas de importação, transferências do SnapBridge e sincronização de fotos na nuvem, se isso estava ativado antes da viagem.

Eu pararia e mudaria de estratégia se o cartão não fosse detectado, continuasse desconectando ou parecesse fisicamente danificado. Já forcei um cartão com falha antes. Péssima ideia. Se ele estiver instável, uma assistência de recuperação é a opção mais segura.

Então sim, fotos apagadas da Nikon muitas vezes podem ser recuperadas. O mesmo vale para cartões que sofreram uma formatação rápida. O tempo importa. Pare de usar o cartão, faça uma varredura a partir de um computador e salve tudo o que for recuperado em outra unidade.

Pare de fotografar com a Nikon. Isso importa mais do que qualquer outra coisa.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, fotos excluídas costumam voltar se o cartão não tiver sido reutilizado. Discordo um pouco em um ponto, porém. Eu não gastaria muito tempo testando vários aplicativos. Se as fotos da sua família importam, escolha primeiro uma ferramenta sólida, faça uma varredura uma vez, recupere para o seu computador e pronto. Menos complicação, menos risco de erro do usuário.

O Disk Drill é o caminho mais fácil para a maioria das pessoas. Ele oferece suporte a formatos de foto da Nikon, como NEF, NRW e JPG, e mantém o processo simples. Se o cartão ainda for montado no seu computador, suas chances são boas após uma exclusão ou formatação rápida.

Algumas coisas extras que as pessoas não percebem:

1. Verifique primeiro o menu de reprodução da câmera. Alguns modelos Nikon ocultam imagens por data ou pasta.
  2. Procure backups automáticos. Nikon SnapBridge, importações antigas, OneDrive, iCloud Photos, Google Photos.
  3. Use um leitor de cartão separado. A conexão direta da câmera ao PC às vezes fica instável.
  4. Se o cartão SD pedir para ser reparado, clique em não. Faça a varredura primeiro.
  5. Recupere os arquivos para a sua área de trabalho ou unidade externa, não de volta para o cartão da Nikon. Grande erro.

Se o cartão estiver corrompido, lento ou desconectando, pare. Não continue refazendo a varredura nele por horas. É aí que um laboratório faz mais sentido.

Para um passo a passo simples de recuperação de fotos, este guia fácil de recuperação de fotos de cartão SD cobre o básico em linguagem simples.

Versão curta, remova o cartão, conecte-o a um computador, faça a varredura com o Disk Drill, visualize os arquivos da Nikon, restaure os bons em algum lugar seguro. Faça isso logo. Cada nova foto que você tira piora a recuperação.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles disseram: antes de partir direto para a recuperação, teste primeiro a possibilidade mais simples. Às vezes, a Nikon só remove a entrada do índice, e o próprio cartão está bom, mas a câmera ou o Windows simplesmente para de mostrar os arquivos corretamente. Então verifique o cartão SD em outro dispositivo e em um aplicativo de fotos adequado, não apenas no Explorador de Arquivos.

Além disso, discordo um pouco da ideia de escanear uma vez e pronto. Se o primeiro modo de recuperação só encontrar JPGs corrompidos ou não localizar arquivos NEF, uma segunda passada com uma lógica de varredura diferente pode ajudar. Você só não deve continuar usando o cartão na câmera. Esse é o verdadeiro perigo.

Caminho mais fácil/seguro para a maioria das pessoas:

• bloqueie o cartão SD se ele tiver uma chave de proteção contra gravação
  • use um leitor de cartão, não o cabo USB da Nikon, se possível
  • se o seu computador conseguir ler o cartão, faça primeiro uma imagem byte a byte dele se as fotos forem super importantes
  • depois execute a recuperação a partir da imagem, não do cartão original

Essa última parte é o que as pessoas costumam pular. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas é muito mais seguro se o cartão começar a se comportar de forma estranha.

Se você quiser algo simples, o Disk Drill provavelmente é a opção mais fácil de recuperação de fotos da Nikon para usuários comuns. Ele geralmente detecta melhor arquivos NEF, NRW, JPEG e às vezes vídeos do que as ferramentas integradas que as pessoas costumam tentar primeiro. Recupere para o seu computador ou para uma unidade externa, nunca de volta para o mesmo cartão SD.

Se o cartão faz clique, desconecta, mostra 0 bytes ou pede para formatar toda vez, pare de mexer nele. É nesse momento que tentar fazer por conta própria pode piorar as coisas.

Também é útil se você quiser mais opiniões sobre ferramentas: melhores recomendações de software de recuperação de cartão SD dos usuários do fórum

Concordo com @chasseurdetoiles em um ponto-chave: não continue experimentando se o cartão estiver agindo de forma estranha. Mas discordo um pouco da mentalidade de fazer apenas uma varredura. Se o cartão estiver saudável, uma varredura normal mais uma varredura profunda ainda é algo razoável e não aumenta o risco da forma como recolocar o cartão na Nikon aumenta.

Minha versão do caminho mais fácil:

• Coloque o cartão SD de lado imediatamente
  • Se ele tiver uma trava, deslize para a posição bloqueada
  • Copie o cartão inteiro para um arquivo de imagem primeiro se essas fotos forem realmente insubstituíveis
  • Execute a recuperação nessa cópia, não no cartão em uso, se possível

Essa é a parte que as pessoas pulam, e é o hábito mais seguro.

Quanto ao software, o Disk Drill provavelmente é a opção mais amigável para iniciantes na recuperação de fotos da Nikon.

Prós:

• interface simples
  • suporta NEF, NRW, JPG
  • a visualização ajuda a filtrar arquivos inúteis antes da recuperação
  • decente para casos de exclusão acidental e formatação rápida

Contras:

• varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
  • a recuperação completa é paga
  • não faz milagres se os dados foram sobrescritos
  • às vezes encontra mais arquivos desnecessários do que você realmente precisa

Além disso, um breve toque de realidade: se o cartão aparece normalmente em um computador, tentar por conta própria faz sentido. Se ele desconecta, pede formatação o tempo todo ou mostra 0 bytes, pare por aí. Isso já está mais para território de laboratório.

@nachtdromer e @mikeappsreviewer têm razão sobre usar um leitor de cartões e restaurar para outra unidade. Eu só acrescentaria: se a sua Nikon salvou em dois cartões ao mesmo tempo, verifique o cartão do segundo slot antes de fazer qualquer outra coisa. Isso já poupou muita gente de bastante estresse.