Qual é o seu primeiro passo quando você precisa recuperar uma partição NTFS de RAW?

Meu disco NTFS de repente aparece como RAW após um desligamento inesperado, e não consigo abrir a partição nem acessar arquivos importantes armazenados nela. Estou procurando ajuda com etapas seguras de recuperação de partição NTFS, ferramentas recomendadas e o que evitar para não piorar a perda de dados.

Se uma unidade aparecer de repente como RAW, eu não tentaria transformá-la em NTFS imediatamente. A primeira coisa que eu faria seria tirar dela tudo o que me importa. O Windows exibe o aviso de formatação porque não consegue mais ler o sistema de arquivos, não porque seus dados sumiram de vez. Já vi unidades manterem a partição completa e os dados dos arquivos enquanto o NTFS estava danificado demais para o Windows conseguir ler.

A ordem que eu seguiria é simples. Primeiro recuperar. Depois mexer nos reparos.

Se a unidade ainda mostrar o tamanho esperado, eu faria uma varredura nela antes de mexer em qualquer outra coisa. Disk Drill é o ponto de partida mais fácil. Ele costuma detectar partições RAW por conta própria e executa alguns métodos de recuperação em uma única passada, o que economiza tempo. Escolha o disco RAW, execute a varredura, aguarde terminar e depois analise o que ele encontrar. Eu gostei de poder visualizar os arquivos antes de salvá-los, fotos, documentos, vídeos, o de sempre. Isso dá uma verificação rápida se os arquivos ainda podem ser usados. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não grave de volta na mesma unidade RAW, mesmo que você fique tentado a manter tudo organizado.

Se o Disk Drill não encontrar o suficiente, eu testaria uma segunda ferramenta antes de fazer qualquer reparo. UFS Explorer às vezes encontra a estrutura de diretórios ou arquivos que outras ferramentas ignoram. DiskGenius também vale a pena se você acha que o próprio layout da partição foi comprometido, já que ele lida com recuperação de partição junto com recuperação de arquivos. Eu compararia os resultados das varreduras lado a lado e então decidiria o que manter.

Depois que seus arquivos estiverem armazenados em outra unidade, aí sim eu cuidaria da partição RAW.

1. Se você só quer tornar o disco utilizável novamente, formate-o em NTFS.

2. Se a tabela de partições foi danificada e os dados ainda parecem estar presentes, tente restaurar a partição em vez de apagá-la.

3. Use CHKDSK somente após a recuperação, e apenas se isso parecer uma corrupção leve do NTFS. Ele corrige problemas no sistema de arquivos. Não é uma ferramenta de recuperação de arquivos.

4. Se aparecerem alertas SMART, ou se você estiver vendo setores defeituosos e erros de leitura repetidos, eu deixaria de confiar na unidade e a substituiria.

O principal erro que eu evitaria é disparar comandos de reparo cedo demais. Qualquer coisa que grave alterações no sistema de arquivos pode piorar a recuperação. Recupere seus arquivos primeiro. Depois disso, repare, restaure ou reformate o disco com base no que você encontrou.

Primeiro passo, pare de usar a unidade. Nada de verificações, nada de comandos de reparo, nada de clicar em formatar. Um desligamento inesperado costuma corromper o setor de boot NTFS ou a MFT, e cada gravação reduz as chances de recuperação.

Concordo parcialmente com @mikeappsreviewer sobre esperar antes de fazer reparos, mas eu acrescentaria uma etapa antes da recuperação de arquivos. Verifique primeiro a saúde da unidade. Leia o SMART com CrystalDiskInfo ou Hard Disk Sentinel. Se você vir setores realocados aumentando, setores pendentes ou erros de leitura, clone o disco primeiro com ddrescue ou HDDSuperClone. Recupere a partir do clone, não do original. Isso importa mais do que as pessoas imaginam.

Se o SMART parecer limpo, então examine a partição RAW com Disk Drill. É uma escolha sólida para recuperação de NTFS RAW porque muitas vezes encontra a estrutura antiga do sistema de arquivos e permite visualizar os arquivos. Salve os dados recuperados em outro disco. Nunca de volta no RAW. Se o Disk Drill encontrar nomes de arquivos e pastas, suas chances são muito boas.

Após a recuperação, teste a estrutura da partição com TestDisk. Eu o usaria antes do CHKDSK. O CHKDSK grava alterações e às vezes destrói o que as ferramentas de recuperação ainda conseguem ver. O TestDisk é melhor se a entrada da partição ou o setor de boot NTFS tiver sido danificado após o desligamento.

Se você quiser mais opções de ferramentas, este resumo sobre os melhores softwares de recuperação de dados para 2026 vale a pena conferir.

Versão curta:

1. Pare as gravações.
  2. Verifique o SMART.
  3. Clone se estiver com problemas.
  4. Examine com Disk Drill.
  5. Tente o TestDisk para reparar a partição.
  6. Formate somente depois que seus arquivos estiverem seguros.

Não se apresse com o CHKDSK. Esse é o passo de que as pessoas mais se arrependem.

Meu primeiro passo é, na verdade, um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @viajantedoceu: verifico se o resultado RAW é corrupção lógica ou um problema de conexão antes de fazer qualquer coisa mais pesada.

Depois de um desligamento forçado, já vi partições NTFS mudarem para RAW apenas por causa de uma ponte USB instável, cabo SATA ruim ou alimentação fraca do gabinete. Então, antes de fazer varreduras, eu:

1. reconecto a unidade diretamente, se possível
  2. testo outro cabo/porta/PC
  3. verifico no Gerenciamento de Disco se o tamanho da partição ainda parece correto
  4. olho no Visualizador de Eventos em busca de erros de disco/controladora

Por que se preocupar com isso? Porque se o Windows estiver interpretando mal a camada do dispositivo, os resultados do software de recuperação podem ficar confusos ou incompletos.

Se a partição ainda aparecer como RAW em todo lugar, então sim, mude para o modo de recuperação. Eu ainda não executaria o CHKDSK, e sou um pouco mais cauteloso do que ambos em relação a reparos com o TestDisk no disco original, a menos que eu já tenha um clone ou os arquivos importantes copiados. Correções de partição podem funcionar, mas se o problema for um dano mais profundo nos metadados do NTFS, você pode piorar a situação rapidamente.

Nesse ponto, o Disk Drill é uma primeira varredura bem razoável porque lida bem com partições RAW e permite visualizar os arquivos recuperáveis. Se as visualizações abrirem normalmente, isso é um forte sinal de que os dados ainda estão lá. Recupere apenas para outra unidade.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: faça uma imagem setor por setor se os dados forem muito importantes. Até unidades com aparência saudável podem piorar depois de um desligamento forçado.

Além disso, se você quiser mais material de referência, este tópico sobre etapas de recuperação de unidade RAW para NTFS e orientações de conversão segura cobre casos semelhantes.

Então, minha ordem é:

• verificar o caminho do hardware
  • criar uma imagem da unidade se for importante
  • fazer uma varredura com o Disk Drill
  • recuperar os arquivos em outro lugar
  • só então pensar em reparar/reformatar

Essa verificação extra de hardware parece chata, mas economiza tempo com mais frequência do que as pessoas pensam.