Recuperar fotos excluídas do cartão SD da câmera Canon após reutilização?

Apaguei acidentalmente fotos do cartão SD da minha câmera Canon, depois continuei usando o cartão e tirei mais fotos antes de perceber isso. Algumas dessas fotos perdidas são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação ainda é possível depois que o cartão foi reutilizado. Estou procurando a melhor maneira de recuperar fotos excluídas do cartão SD da Canon sem piorar a situação.

Já recuperei fotos apagadas de cartões SD da Canon mais de uma vez, então eu ainda não descartaria essa possibilidade. A primeira coisa que fiz em todas as vezes foi parar de fotografar imediatamente. Quando você continua usando a câmera, novos arquivos começam a ocupar o mesmo espaço do cartão, e suas fotos antigas acabam sendo sobrescritas.

Retire o cartão SD da câmera. Use um leitor de cartões e conecte-o ao computador. Se o cartão tiver aquela pequena trava lateral, coloque-a na posição de bloqueio antes de fazer qualquer outra coisa. E se o Windows ou o macOS mostrar um aviso para formatar, ignore. Já vi gente clicar nisso por engano e piorar a situação. Normalmente isso significa que o sistema está com dificuldade para ler o cartão, não que todas as fotos desapareceram.

Para recuperação, eu começaria com Disk Drill. Eu usei porque a interface era fácil de entender e ele reconheceu formatos comuns da Canon, incluindo arquivos RAW. A parte de visualização é importante. Você não vai querer recuperar um monte de arquivos corrompidos e só depois descobrir o estrago.

Aqui está o fluxo básico que segui:

1. Instale o Disk Drill no seu computador.
  2. Insira o cartão SD da Canon usando um leitor de cartões.
  3. Selecione o cartão SD dentro do Disk Drill.
  4. Execute uma Verificação Universal.
  5. Abra a área de Excluídos ou Perdidos.
  6. Filtre os resultados por Imagens.
  7. Visualize o que foi encontrado.
  8. Salve os arquivos recuperados no seu computador, não de volta no mesmo cartão SD.

Mais uma coisa que muita gente ignora. Verifique seus outros locais de backup antes de gastar tempo demais com recuperação. Já encontrei fotos perdidas na Lixeira, no Lixo, no Time Machine, no Histórico de Arquivos, no Google Drive, no OneDrive e na sincronização image.canon da Canon. Às vezes o arquivo não sumiu, só foi parar em alguma pasta idiota que você nem lembrava que existia.

Suas chances são melhores se o cartão não tiver sido usado desde a exclusão. Se você já tirou mais fotos ou gravou vídeo nele, a recuperação fica muito menos limpa, e rapidamente.

Se você continuou fotografando após a exclusão, os arquivos ausentes se dividem em dois grupos. Alguns permanecem intactos. Alguns foram sobrescritos. Dados sobrescritos se perderam. Nenhum aplicativo corrige isso.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Um aviso de formatação é ruim, mas uma formatação rápida acidental nem sempre acaba com a recuperação. Muitas vezes ela apaga a tabela de arquivos, não os dados das fotos. A reutilização é o problema maior.

O que eu faria agora:

1. Pare de usar o cartão SD.
  2. Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão, com algo como USB Image Tool ou ddrescue.
  3. Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
  4. Tente ferramentas de file carving, não apenas recuperação do sistema de arquivos. O PhotoRec é forte para JPEG e CR3.
  5. Organize os resultados por data e tamanho do arquivo. Cartões reutilizados muitas vezes retornam arquivos parciais e arquivos renomeados inúteis.

Ainda vale a pena tentar o Disk Drill se você quiser uma interface mais fácil e visualizações. É uma escolha sólida de software de recuperação de fotos de cartão SD da Canon, especialmente se você precisa verificar miniaturas rapidamente antes de exportar. Eu combinaria com o PhotoRec, já que uma ferramenta deixa passar coisas que a outra encontra.

Verifique também se sua Canon gravou em slots duplos, RAW+JPEG ou enviou cópias para image.canon. Isso salva as pessoas com mais frequência do que elas imaginam.

Este vídeo cobre muito bem as opções de recuperação de cartão:
veja como as ferramentas de recuperação de fotos de cartão SD se comparam

Se as fotos antigas forem muito importantes, evite soluções caseiras depois de criar a imagem e envie o cartão para um laboratório profissional. Cada gravação extra reduz suas chances.

Se você continuou fotografando depois de deletá-las, a resposta é basicamente: talvez, mas apenas as partes que não foram sobrescritas. Essa é a parte feia que ninguém consegue amenizar. Quando novas fotos da Canon reutilizaram os mesmos setores, esses arquivos antigos já eram.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @yozora, mas sou um pouco menos otimista sobre a recuperação “completa” depois da reutilização. As pessoas ouvem “recuperável” e assumem que todas as fotos perdidas voltam perfeitas. Nada disso. Na prática, você pode conseguir:

• algumas fotos totalmente intactas
  • alguns JPEGs meio corrompidos
  • alguns arquivos RAW que mostram prévia, mas não abrem direito
  • alguns arquivos com nomes estranhos e sem estrutura de pastas

Uma coisa que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram o suficiente: verifique o cartão na própria câmera mais uma vez com a reprodução e também conecte a câmera diretamente por USB, se ainda não fez isso. Às vezes o leitor do PC falha, enquanto a câmera ainda consegue mostrar as pastas DCIM normalmente. Não acontece com tanta frequência, mas eu já vi isso.

Além disso, se forem fotos em CR3/RAW, teste os arquivos recuperados no Canon Digital Photo Professional, não apenas no Fotos do Windows ou no Preview. Já tive arquivos que pareciam “corrompidos” em visualizadores básicos, mas abriam normalmente no software da Canon. Meio irritante, mas é verdade.

Se você quiser o caminho mais fácil, o Disk Drill é uma boa opção para recuperação de fotos de cartão SD da Canon porque as prévias economizam tempo. Mas, depois da varredura, exporte primeiro apenas os arquivos que realmente mostrarem prévia correta. Não despeje 8.000 arquivos misteriosos e espere mágica.

E se as fotos forem realmente algo único na vida, pare de tentar por conta própria depois da primeira tentativa. Clonar o cartão e enviar para um profissional é mais inteligente do que ficar mexendo nele por horas.

Também vi esta discussão que é bem relevante:
Dicas de recuperação de fotos da Canon de usuários reais no Facebook

Estou com @yozora e @techchizkid no ponto principal: a reutilização importa mais do que a exclusão em si. Mas discordo um pouco da ideia de verificar primeiro na câmera/USB de @mikeappsreviewer. Se o cartão ainda estiver montando em qualquer lugar, eu evitaria navegação extra e iria direto para uma clonagem somente leitura. Menos manuseio, menos risco.

O que eu acrescentaria e que não foi enfatizado o suficiente: compare a lacuna na numeração. Os nomes de arquivo da Canon muitas vezes indicam aproximadamente quantas fotos foram tiradas após a exclusão. Se apenas algumas foram tiradas depois, as chances são melhores. Se você preencheu metade do cartão, espere encontrar principalmente fragmentos.

Além disso, cartões Canon podem conter arquivos sidecar e de banco de dados que os apps de recuperação ignoram na pré-visualização. Eles podem ajudar a identificar sessões ausentes mesmo que a estrutura original de pastas tenha desaparecido. Portanto, não julgue o sucesso apenas pelas miniaturas.

Quanto ao software, o Disk Drill é bom como um scanner de primeira passada.

Prós:

• fluxo de pré-visualização fácil
  • bom suporte para formatos comuns de foto
  • menos tedioso do que ferramentas de linha de comando

Contras:

• pode retornar muitos resultados duplicados ou renomeados
  • não é a opção mais profunda para sistemas de arquivos danificados
  • ser pré-visualizável nem sempre significa estar totalmente íntegro após a exportação

Eu ainda usaria o Disk Drill primeiro para triagem, depois verificaria os CR3/JPEGs recuperados no Canon DPP ou Lightroom, não apenas no Finder/Photos. Um arquivo que abre nem sempre está completo.

Versão curta: pare de usar o cartão, clone-o, escaneie a cópia, espere uma recuperação parcial e priorize primeiro as fotos insubstituíveis.