Recuperar vídeos excluídos do cartão SD de uma câmera digital?

Eu apaguei acidentalmente vários vídeos importantes do cartão SD da minha câmera digital antes de fazer backup deles, e estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar vídeos apagados de um cartão SD sem piorar a situação. O cartão foi usado apenas brevemente após a exclusão, e eu realmente preciso de ajuda para descobrir opções seguras de recuperação de vídeos de cartão SD para gravações da câmera.
# Perdeu um vídeo do cartão da câmera? Faça isto primeiro A primeira coisa que eu quis saber depois que apaguei um clipe foi simples. Ele se foi para sempre? Muitas vezes, não. Quando um vídeo é apagado, a câmera geralmente remove a entrada do arquivo, não os dados do vídeo imediatamente. Muitas vezes, os dados ficam no cartão até que coisas novas sejam gravadas por cima. Então, os primeiros minutos importam mais do que as pessoas pensam. Aprendi isso da pior maneira. ## 1. Pare de usar o cartão Se o vídeo sumiu, pare de gravar na mesma hora. Não grave mais imagens. Não tire fotos. Não formate o cartão. Mesmo alguns arquivos novos podem gravar por cima de partes do vídeo apagado. Depois que partes são sobrescritas, a recuperação cai rapidamente. Retire o cartão de memória e deixe-o de lado até você estar pronto para trabalhar na recuperação. ## 2. Descubra se o software é suficiente Eu não trataria todo problema de cartão da mesma forma. Alguns casos são adequados para recuperação por conta própria. Outros não valem a pena mexer. A recuperação por software faz sentido quando: 1. Você apagou os arquivos por engano. 2. O cartão foi formatado. 3. O cartão aparece como RAW. 4. Sua câmera ou computador relata um problema no sistema de arquivos. 5. Os vídeos desapareceram, mas o cartão ainda parece legível. Eu pararia e procuraria um serviço de recuperação quando: 1. O cartão está rachado, torto ou parece fisicamente danificado. 2. Seu computador não detecta o cartão de jeito nenhum. 3. O cartão continua desconectando. 4. O dispositivo relata falha de hardware. 5. As imagens são importantes demais para arriscar com tentativa e erro. Se o cartão estiver danificado, tentativas repetidas de escaneamento às vezes pioram as coisas. Já vi pessoas transformarem uma situação ruim em um cartão morto por insistirem em mais uma tentativa. ## 3. Faça uma cópia completa do cartão antes de escanear Esta parte costuma ser muito ignorada. Eu ignorei uma vez. Má ideia. Crie primeiro uma imagem de disco do cartão de memória. Isso dá a você uma cópia completa do cartão no estado atual. Se a recuperação der errado, você ainda terá o original preservado. Há um motivo para as pessoas de recuperação de dados fazerem isso. Elas trabalham a partir da cópia para não ficar forçando o mesmo cartão repetidamente. Se o seu software oferecer criação de imagem, use isso. Se não, use outra ferramenta primeiro e salve a imagem em algum lugar com espaço livre suficiente. ## 4. Recupere o vídeo com Disk Drill Fotos são uma coisa. Vídeo é mais complicado. Muitas câmeras, drones, dashcams e action cams espalham os dados de vídeo em fragmentos pelo cartão. Alguns aplicativos de recuperação encontram pedaços do arquivo e depois entregam um clipe quebrado que você não consegue abrir. Aconteceu comigo com imagens de action cam e foi irritante pra caramba. O que ajudou nesse caso foi o Disk Drill, principalmente porque o modo Advanced Camera Recovery dele foi criado para vídeo fragmentado de câmeras e cartões de memória compatíveis. Em vez de tratar o vídeo como um bloco limpo único, ele analisa os fragmentos e tenta reconstruir a estrutura original. Isso costuma importar em gravações de dispositivos como GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e equipamentos semelhantes. ### Etapas 1. Conecte o cartão de memória original com um leitor de cartões. 2. Abra o Disk Drill. 3. Escolha o cartão de memória na lista de dispositivos. 4. Selecione Advanced Camera Recovery. 5. Inicie o escaneamento. 6. Deixe o escaneamento terminar. 7. Visualize o que ele encontrou. 8. Recupere os vídeos para outra unidade. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão de memória. Já vi pessoas fazerem isso e destruírem o restante das chances que tinham. ## 5. Teste os vídeos recuperados antes de relaxar Um arquivo aparecer na lista de resultados não significa que ele esteja bom. Abra alguns vídeos recuperados. Avance por eles. Verifique o meio, não apenas o primeiro segundo. Alguns arquivos recuperados parecem normais no começo, depois travam, engasgam ou falham na metade. Se um vídeo recuperado não reproduzir, tente primeiro o VLC Media Player. Em alguns casos, uma ferramenta separada de reparo de vídeo também ajuda. Essa é a versão curta. Pare de usar o cartão, faça primeiro uma imagem, recupere para outra unidade e depois teste os arquivos. Se o cartão parecer fisicamente danificado, eu não continuaria forçando.
Se o cartão ainda monta no seu PC ou Mac, suas chances são razoáveis. Vídeos de câmera apagados geralmente permanecem no cartão SD até que novos dados os sobrescrevam. Então o principal é manter o cartão sem uso. Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar imediatamente. Onde eu discordo um pouco é na urgência de testar muitas ferramentas. Não fique pulando entre 5 aplicativos. Cada varredura coloca mais estresse em um cartão instável, especialmente se o leitor ou o cartão já estiver se comportando de forma estranha. O que eu faria: 1. Verifique a chave de proteção contra gravação do cartão e deslize-a para Lock. 2. Use um leitor de cartão USB de qualidade, não o cabo da câmera. As câmeras às vezes ocultam o acesso de baixo nível. 3. Se o cartão mostrar o tamanho errado, apresentar erros de E/S ou desconectar, pule a recuperação em casa e procure um laboratório profissional. 4. Se ele for lido normalmente, execute uma ferramenta de varredura confiável e salve os resultados no seu computador, nunca de volta no cartão SD. Para arquivos de vídeo, o Disk Drill é uma boa escolha porque a recuperação de vídeos de câmera é mais difícil do que a recuperação de fotos. Arquivos grandes MOV e MP4 se fragmentam com mais frequência, então ferramentas genéricas de desfazer exclusão deixam passar partes. Se seus clipes vieram de equipamentos Canon, Sony, Nikon, GoPro, DJI ou similares, o Disk Drill tende a se sair melhor do que aplicativos antigos de recuperação de arquivos. Além disso, não confie nos nomes dos arquivos após a recuperação. Muitos vídeos recuperados voltam como blocos genéricos. Classifique por tamanho do arquivo e duração da pré-visualização. Um MP4 de 2 KB é lixo. Um MOV de 1,8 GB com o intervalo de data e hora correto vale a pena verificar. Se você quiser outro recurso, esta é uma explicação decente sobre o melhor software de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos apagados. Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se você apagou vídeos na própria câmera, algumas marcas deixam arquivos auxiliares ou entradas de banco de dados para trás. Recupere isso também, se estiver listado. Às vezes isso ajuda no reparo ou na reprodução correta.
Recuperar vídeos apagados do cartão SD de uma câmera digital?
Eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @reveurdenuit só mencionaram de leve: verifique se os vídeos foram realmente excluídos ou se estão apenas ocultos na bagunça do banco de dados da câmera. Algumas câmeras perdem o índice, mas os arquivos ainda ficam nas pastas DCIM ou PRIVATE. Coloque o SD em um computador e navegue manualmente antes de fazer varreduras de recuperação. Já vi clipes “excluídos” acabarem estando perfeitamente intactos, só não visíveis na câmera. Meio burro, mas acontece. Se os arquivos realmente sumiram, eu não começaria com qualquer app gratuito de recuperação que aparecer primeiro. Para vídeo de câmera, isso pode funcionar ou não porque arquivos MP4/MOV geralmente ficam fragmentados. É aí que o Disk Drill faz mais sentido do que ferramentas genéricas no estilo lixeira, esp para recuperação de vídeo de cartão SD de câmera digital. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão. Óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso rs. Um ponto em que eu meio que discordo do conselho habitual: se o cartão está estável e é reconhecido normalmente, uma varredura cuidadosa geralmente já basta. As pessoas agem como se até olhar para o cartão fosse destruí-lo. Não exatamente. O perigo real é gravar nele ou ficar mexendo repetidamente em um cartão com falha. Além disso, se o clipe recuperado não abrir, não presuma que ele está morto. Às vezes, remuxá-lo com VLC ou ffmpeg resolve. Para um caso parecido envolvendo filmagem perdida por causa de um cartão com defeito, vale a pena dar uma olhada neste tópico: caso real de recuperação de vídeo de cartão SD corrompido. Checklist rápido: - pare de usar o cartão - verifique as pastas manualmente - use um leitor, não o USB da câmera - faça a varredura com Disk Drill - salve em outro lugar - teste o vídeo inteiro, não só os primeiros 5 segundos
Recuperar vídeos excluídos de um cartão SD de uma câmera digital?