Excluí acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD e agora estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperá-los antes que algo seja sobrescrito. Não tenho certeza se um software gratuito de recuperação de cartão SD é bom o suficiente ou se vale a pena usar uma ferramenta paga de recuperação, então eu realmente agradeceria conselhos sobre o que realmente funciona e o que evitar.
Já passei por isso com um cartão SD, e a primeira coisa que eu diria é: pare de usá-lo agora. Quando os arquivos são apagados, o cartão geralmente remove a entrada do índice, não os dados do arquivo em si. As fotos e os vídeos costumam continuar lá, intocados, até que algo novo ocupe o lugar deles. Então, se você não continuou tirando fotos nem copiando coisas para ele, suas chances ainda são razoáveis.
Minha versão curta sobre apps de recuperação:
- Disk Drill foi o mais fácil para eu indicar a pessoas sem conhecimento técnico. Ele faz varredura em fotos, vídeos, arquivos RAW apagados, e também se sai bem quando o cartão SD aparece de forma estranha ou ilegível. Você tem pré-visualizações antes de restaurar qualquer coisa, o que me poupou tempo. A parte de que mais gostei foi o suporte a arquivos de vídeo fragmentados de coisas como GoPro, DJI e câmeras mirrorless, porque muitos apps travam com isso. Ele também lê formatos RAW como Canon CR2 e CR3, Sony ARW e Nikon NEF. No Windows, há um limite gratuito de recuperação de 100 MB.
- UFS Explorer pareceu mais uma ferramenta para pessoas que não se importam com menus e configurações extras. Eu não o indicaria para alguém que quer recuperação com um clique. Ainda assim, a qualidade da varredura é forte, e ele lida melhor do que a maioria com cartões danificados. Se você quer mais controle sobre como a recuperação é executada, vale a pena dar uma olhada nele.
- Recuva é a opção leve no Windows. Se você apagou alguns JPGs ou MP4s e quer algo simples, ele costuma dar conta do recado. Eu não confiaria nele para casos complicados, formatos estranhos de câmera ou cartões com problemas maiores.
- R-Photo é outra opção gratuita para Windows que vale a pena testar se seu objetivo principal é recuperar fotos e vídeos. A visualização em miniaturas ajuda bastante quando você está separando uma pilha de mídias apagadas, e o layout é fácil de entender sem precisar fuçar demais.
Um erro que já vi pessoas cometerem, e eu quase fiz isso também, é salvar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Não faça isso. Salve tudo no disco do seu computador ou em outra unidade externa. Se você gravar dados no cartão durante a recuperação, corre o risco de apagar exatamente o que está tentando trazer de volta.
Se o cartão está desconectando, travando ou se comportando de forma estranha, eu começaria fazendo primeiro uma cópia byte a byte, ou uma imagem de disco. Depois, execute a recuperação na cópia em vez de forçar o cartão original repetidamente. Fiz isso uma vez com um microSD instável, e isso impediu que o cartão piorasse no meio da varredura.
Então é isso, vá com calma, coloque o cartão em um leitor, execute uma varredura com pré-visualização e veja o que ainda aparece. Se o cartão não tiver sido muito sobrescrito, você ainda tem uma chance razoável.
Grátis é suficiente se o seu cartão SD estiver saudável e a exclusão foi recente. Pago começa a fazer mais sentido quando os arquivos são grandes, o cartão está instável ou você precisa de uma recuperação de vídeo melhor.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare de gravar no cartão. Discordo um pouco sobre começar com a ferramenta mais avançada. Para uma exclusão acidental simples, eu testaria primeiro um app gratuito para saber se os arquivos ainda estão lá antes de gastar dinheiro.
Minha opinião rápida:
-
Recuva ou R-Photo primeiro, se você usa Windows.
Bom para exclusões simples.
Rápido.
Gratuito.
Menos útil com conjuntos RAW, vídeo fragmentado ou sistemas de arquivos danificados. -
Disk Drill se as ferramentas gratuitas não encontrarem tudo.
É mais fácil organizar os resultados.
O suporte a visualização é útil.
Ele tende a encontrar mais tipos de mídia, especialmente em cartões de câmera.
O limite gratuito no Windows é pequeno, então para muito vídeo, a versão paga costuma valer a pena. -
PhotoRec se você não se importa com um software feio.
Gratuito.
Forte em file carving.
Nomes de arquivos ruins, saída de pastas bagunçada, fluxo de visualização fraco.
Se suas fotos importam, software pago muitas vezes vale mais do que o tempo que você vai desperdiçar refazendo varreduras fracas. Essa é a parte honesta.
Resumo curto do Disk Drill, versão otimizada para SEO:
Disk Drill é uma das ferramentas mais fáceis para recuperação de cartão SD de fotos, vídeos e arquivos RAW de câmera excluídos. Ele escaneia cartões de memória rapidamente, mostra visualizações antes da recuperação e funciona bem com formatos comuns de celulares, DSLRs, GoPro e drones. Se você quer um app de recuperação simples com forte suporte a mídia, Disk Drill é uma das melhores escolhas para recuperação de cartão SD.
Além disso, este clipe rápido é bom se você quiser uma visão visual rápida das etapas de recuperação, assista a este passo a passo de recuperação de cartão SD.
O principal: recupere os arquivos para o seu computador, não de volta para o cartão SD. Esse erro destrói dados recuperáveis rapidamente.
Gratuito é absolutamente suficiente para uma primeira tentativa, mas eu não trataria “gratuito” como “melhor”. Essa é a parte que as pessoas aprendem do jeito mais irritante.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sterrenkijker, mas acho que as pessoas superestimam as ferramentas de file carving cedo demais. Se o seu cartão SD foi apenas excluído acidentalmente e ainda monta normalmente, uma varredura mais inteligente com reconhecimento de estrutura geralmente dá resultados mais limpos do que um carving por força bruta. Tradução: nomes de arquivos melhores, estrutura de pastas melhor, menos bagunça.
Minha opinião:
- Ferramentas gratuitas valem a tentativa quando o cartão está saudável e a exclusão foi recente.
- Ferramentas pagas valem a pena quando você se importa mais com as gravações do que em economizar 30 ou 40 dólares.
- Se forem fotos de família, vídeos de viagem, imagens de drone ou qualquer coisa que você não possa refazer, eu pularia a fase de testar 6 aplicativos freeware aleatórios.
Uma coisa que não é mencionada o suficiente: verifique se o cartão é falso ou está falhando. Muitos casos de arquivos excluídos na verdade envolvem cartões SD falsificados e baratos que corrompem os dados silenciosamente após certa capacidade. Se as varreduras mostrarem tamanhos de arquivo estranhos, vídeos quebrados ou imagens recuperadas pela metade, esse pode ser o problema real. Nesse caso, o software importa menos do que tirar rapidamente do cartão tudo o que ainda estiver legível.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma das melhores opções de recuperação de cartão SD porque equilibra facilidade de uso com resultados sólidos para fotos, vídeos e arquivos RAW de câmera. É por isso que ele é recomendado com tanta frequência para recuperação de fotos de cartão SD e recuperação de vídeos de cartão SD. Se a varredura encontrar o que você precisa e as prévias parecerem boas, pagar normalmente se justifica. O Recuva é bom, mas meio básico. O PhotoRec é poderoso, mas a saída pode ser uma bagunça total, pra ser sincero.
Também vale a leitura se você está focado especificamente na recuperação de vídeos: melhores formas de recuperar vídeos caseiros excluídos de um cartão SD
Versão curta: gratuito primeiro se a perda for simples, pago se os arquivos realmente importarem. O tempo desperdiçado com ferramentas medianas pode custar mais do que o software.
Grátis já basta para responder a uma pergunta: “Os arquivos ainda estão lá?” O pago é para “Consigo recuperá-los de forma limpa e sem desperdiçar a minha noite inteira?”
Tenho uma pequena discordância com @sterrenkijker e @suenodelbosque aqui: eu não ficaria alternando entre vários aplicativos de recuperação logo de cara. Cada varredura extra em um cartão SD fragilizado causa mais estresse, e cartões baratos falham no meio do processo com mais frequência do que as pessoas imaginam. Se o cartão está se comportando de forma estranha, faça uma imagem dele primeiro ou use uma ferramenta que possa escanear uma vez e permita organizar bem os resultados.
Minha divisão prática:
- Ferramenta grátis: boa para exclusões recentes, cartão saudável, principalmente fotos
- Ferramenta paga: melhor para arquivos de vídeo grandes, conjuntos RAW, estrutura de diretórios corrompida ou quando o seu tempo importa
O Disk Drill se encaixa bem nesse meio-termo.
Prós do Disk Drill:
- visualização fácil
- bom suporte a formatos de mídia
- desempenho razoável na recuperação de fotos e vídeos de cartão SD
- menos confuso do que muitas ferramentas de recuperação “sérias”
Contras:
- o limite gratuito no Windows é minúsculo
- não é o mais barato se você só precisa de uma recuperação
- varreduras profundas podem retornar muito lixo em cartões muito danificados
Eu ainda evitaria o PhotoRec, a menos que você esteja bem com o caos. @mikeappsreviewer tem razão sobre ferramentas mais fortes ajudarem, mas às vezes uma recuperação limpa importa mais do que a contagem máxima de arquivos. Mil fragmentos sem nome nem sempre são uma vitória.
Melhor regra: se as prévias recuperadas abrirem corretamente, pare de experimentar e recupere para outra unidade imediatamente.